Projeto levou os aprendentes a refletirem sobre o tema “Em instantes: conectar, integrar, conhecer e criar”

Exposição das telas produzidas pela Educação infantil e Ensino Fundamental I (Foto: Valença Agora)

Teve início nesta segunda-feira (22), o IX CETENARTE do colégio CETEN, que reúne obras realizadas pelos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Na programação, a exposição de telas produzidas com base em cores, texturas, colagens, literatura, arte circense, arte indígena, arte africana, arte religiosa, cinema e referências de artistas consagrados como Pablo Picasso, Romero Brito e Keith Haring. O Projeto, que teve o envolvimento de todos os professores e famílias, foi coordenado pela professora de Artes Cris Maciel.

Glória Souza, Diretora do CETEN e Cris Maciel, professora de Artes e coordenadora do projeto (Foto: Valença Agora)

A abertura do IX CETENARTE teve a participação da Diretora Maria Glória de Souza, que deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. Glória explicou os motivos que levaram o CETEN a não retornar as aulas presenciais e sobre a expectativa para o retorno no próximo ano. “Essas visitas que vocês estão fazendo na escola, que nossos alunos estão fazendo, é uma forma da gente estar retornando aos poucos e se Deus quiser próximo ano a gente começa presencial porque ninguém aguenta mais”, desabafou.

A Diretora também anunciou a realização do I Workshop de Educação no começo de dezembro, que irá reunir novos parceiros do colégio e toda a comunidade escolar.

WhatsApp Image 2021-11-23 at 11.25.01

A Professora Cris Maciel apresentou detalhes do processo de construção da exposição. “Essa atividade foi utilizada para fecharmos os trabalhos que fizemos ao longo do último semestre. Toda a escola está com um projeto chamado “Modernidade Líquida”, então com os alunos do Fundamental II e do Ensino Médio trabalhamos com a perspectiva de reflexão sobre as relações sociais que nós estabelecemos hoje em dia, já com as turmas da Educação Infantil e Fundamental I nós trabalhamos com as literaturas, e dentro das literaturas foi possível trabalhar valores com a amizade, o amor, a solidariedade, a honestidade, valorização tão importantes para a nossa vida social, para o nosso convívio harmonioso, valores que são importantes para que a gente entende que a gente é, não um único ser, mas um ser que faz parte de toda uma aldeia”, justificou.

Estudantes do Fundamental I recriaram obras a partir da caracterização (Foto: Valença Agora)

“Dentro da disciplina de Artes eu resolvi visitar alguns artistas que já tem um trabalho conhecido. Eu penso que arte precisa ser ensinada, precisa ser vivenciada, muitas pessoas se equivocam quando acham que a arte é só recortar, pintar, colar, arte é muito mais do que isso, é a pintura, é a colagem, mas é a pintura e a colagem atrelada a história da arte, a história dos grandes pintores, daqueles que conseguiram através da obra deles refletir a vida da sociedade que eles viveram, então cada turminha trabalhou com um artista, as telas foram feitas dentro da referência desses grandes artistas”, afirmou Pró Cris.

O IX CETERNART prossegue com as exposições até esta quarta-feira (24). Na segunda etapa do projeto está uma Live com apresentação das turmas, que acontecerá dia 30 de novembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.