Com investimentos na ordem de R$200 mil reais, a Prefeitura de Cairu iniciou a entrega do Cheque Solidário nesta sexta-feira (17/04), na Sede do município - arquipelágo. O benefício social busca minimizar os efeitos gerados pela pandemia de Coronavírus. Os recursos para o benefício são oriundos da TUPA (Tarifa por Utilização do Patrimônio do Arquipelágo), paga por turistas ao chegarem em Morro de São Paulo. O cheque é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social e terá o valor de R$100 para compra de itens da cesta básica, além de itens de limpeza e higiene, que poderão ser adquiridos em estabelecimentos comerciais do próprio município - arquipelágo.
A ideia central do programa social é beneficiar as famílias e também aquecer a economia local. De acordo com técnicos da Secretaria de Políticas Sociais, o cadastramento dos estabelecimentos comerciais que desejem aceitar o Cheque Solidário continua aberto, maiores informações podem ser obtidas por meio do Diário Oficial do Município no site www.cairu.ba.gov.br
O critério adotado para seleção dos beneficiados foi a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de famílias com perfil do Bolsa Família e excepcionalmente famílias em situação de vulnerabilidade acompanhadas pelos núcleos do CRAS que não estejam na base do CadÚnico. Aproximadamente 2 mil famílias cairuenses serão beneficiadas com a iniciativa, a previsão inicial é que o programa tenha duração de dois meses.
*Consulta Online, Medidas de Segurança e Cronograma*
Um ferramenta de consulta online para saber se tem direito ao Cheque Solidário está sendo desenvolvida com o apoio do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Cairu. O objetivo é evitar aglomerações, possibilitando a consulta prévia na internet. O cronograma de entrega nas demais localidades será divulgado nos próximos dias com a disponibilização do link para consultas.
.
Deixe uma resposta