Paciente de 41 anos está isolado no Hospital Emílio Ribas

O primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado no Brasil, nesta quarta-feira (8), na cidade de São Paulo. O paciente é um homem, de 41 anos, que esteve na Espanha e em Portugal e apresentou os primeiros sintomas, como febre e dor muscular, no dia 28 de maio. O paciente está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital paulista.

Além do registro desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo investiga outro caso suspeito de varíola dos macacos na cidade. De acordo com a pasta, a paciente em observação é uma mulher, de 26 anos, sem histórico de viagem recente ou contato com casos suspeitos da doença.

O vírus da varíola dos macacos é transmitido de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. O período de incubação é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.

A doença também pode ser transmitida pelo contato com a pele durante o sexo, incluindo beijos, toques, sexo oral e com penetração com alguém que tenha sintomas.

Monitoramento da doença no país

De acordo com o Sala de Situação, do Ministério da Saúde, o Brasil investiga oito casos suspeitos da doença. A iniciativa foi criada para orientar ações de vigilância e divulgar casos da varíola dos macacos no país.

Patrícia Carvalho, membro do comando da sala, disse em um webinar nesta quarta-feira que dos oito casos, dois estão em Santa Catarina, nos municípios de Blumenau e Dionísio Cerqueira; dois são monitorados em Rondônia; um caso suspeito em São Paulo; um em Pacatuba (CE); um em Porto Alegre; e um em Corumbá (MS).

De acordo com Carvalho, o caso suspeito em Corumbá “é de um boliviano, que encontra-se internado e está sendo acompanhado no Brasil”.

Fonte: CNN

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.