Dedicado à luta mundial contra o câncer de mama, o Outubro Rosa começa neste sábado, 1º, com campanhas de mobilização para a detecção prematura. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, só na Bahia, 2.760 mulheres devem ser afetadas pela doença este ano.

"O câncer de mama é uma doença silenciosa, o que o torna extremamente perigosa. Não existe uma forma de impedir esse tipo de doença, porém, quando detectado em fase inicial, a chance de cura é maior que 90%", explica a médica mastologista Ohana Ventura.

As secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e de Políticas para as Mulheres (SPM) lançam, a partir da próxima quarta-feira, uma  programação para alertar e mobilizar mulheres para os cuidados de prevenção. Para isso, exames de mamografia serão feitos no interior e na capital.

Unidades móveis de rastreamento serão distribuídas para atender pacientes da faixa etária entre 50 e 69 anos. Durante todo o mês, a entrega dos exames será feita no local onde foram realizados. Nos casos em que a paciente necessite de exames complementares, estes serão feitos em uma unidade da Clínica Delfin, mesmo local para onde serão enviados os resultados que não forem retirados durante o período estabelecido.

No site da Sesab (http:// www.saude.ba.gov.br/), é possível encontrar todas as cidades e datas de atendimento dos consultórios itinerantes. Dúvidas sobre a campanha podem ser respondidas pel a Central de Informações da secretaria, pelo telefone 3115-4199.
Fonte: Portal A Tarde

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.