A última reunião da AVELA - Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes foi realizada na noite deste sábado, 27, no Instituto Cultura Euzedir e Araken Vaz Galvão, no bairro da Urbis em Valença. O encontro de acadêmicos contou com a participação de visitantes, como os jovens escritores Luana Aguiar, 10, e Edinho Aguiar, 12, que apresentaram o livro “A história Ilustrada de Valença”, e também de estudantes do instituto Federal Baiano campus Valença, que também falaram da experiência enquanto escritores.

Os escritores mirins Luana e Edinho Aguiar com o pai Fracisco Neto, acadêmico da AVELA

Os escritores mirins Luana e Edinho Aguiar com o pai Fracisco Neto, acadêmico da AVELA. Foto Francisco Neto.

Edinho e Luana contaram como foram realizadas a escolha das pesquisas históricas, bem como a organização e os desenhos utilizados na obra. Luana Aguiar falou sua predileção na elaboração dos desenhos dos monumentos históricos da cidade, já seu irmão Edinho ressaltou a importância das crianças terem acesso desde cedo ao conhecimento da nossa história como forma de valorização do nosso povo e de nossa Cultura.

 

A noite foi marcada pela posse de novos sócios: duas sócias honorárias, sendo elas a professora Euzedir Galvão e a poetisa Luzia Vianês Magalhães Martins; renovação do certificado do sócio honorário Vidalto Oiticica, diretor do Jornal Valença Agora; e uma sócia benemérita, a chef de cozinha Jivanete Maria de Jesus Lima.

Professora e escritora Raimundinha, presidente da AVELA

Professora e escritora Raimundinha, presidente da AVELA

A presidente da AVELA, Maria Raimunda (Raimundinha), comentou o reforço para a Academia. “A gente fica feliz porque estamos trazendo para Avela mais vida, mais pujança, visões novas das coisas. Quando gente faz uma reunião dessa a gente pensa justamente em trazer pessoas da comunidade para a AVELA, independente delas serem escritoras ou não, artista ou não”, pontuou.

Posse da nova sócio honorária Euzedir Galvão.JPG

Posse da nova sócio honorária Euzedir Galvão.

Ao homenagear Euzedir Galvão, sua madrinha Ângela de Mérice afirmou: “É homenageada devido a sua crença e esperança em fortalecer a educação e a cultura”.

Jivanete Lima foi agraciada com o título de sócia benemérita

Jivanete Lima foi agraciada com o título de sócia benemérita

“É uma honra muito grande estar ingressando no meio de tantos ilustres. Eu agradeço a Deus em primeiro lugar, e em segundo a Carlos Magno que foi quem deu a ideia de início, meu agradecimento a todos”, disse Jivanete, proprietária do Restaurante Noite de 4 Luas (Restaurante da Jivanete) no Guaibim, do qual seus pratos e todo o imaginário gastronômico foi relacionado ao mundo poético.

Vidalto Oiticica, diretor do Jornal Valença Agora recebeu novo certificado de sócio honorário

Vidalto Oiticica, diretor do Jornal Valença Agora recebeu novo certificado de sócio honorário.

A renovação do título de sócio honorário do diretor do Jornal Valença Agora, Vidalto Oiticica, foi entregue pelo confrade Alfredo Gonçalves com o objetivo de incentivo e reconhecimento ao apoio à cultura, à educação e ao desenvolvimento sustentável regional. “Vidalto antes de ser um estimulador da cultura, das artes, das notícias em Valença, é um homem de resistência, porque manter durante tantos anos um órgão de comunicação, um jornal de Valença para região é um ato de resistência. Num país em que se lê muito pouco esse papel é muito importante. Ele abriu as páginas do seu jornal para que muitos escritores, muitos artistas pudessem levar sua arte e seus textos ao conhecimento de muita gente”, destacou Alfredo. Vidalto Oiticica foi empossado sócio honorário da AVELA em 2008.

 

“Pra mim é motivo de muito orgulho receber novamente esse certificado. Aos que foram empossados na noite de hoje, por mais humilde que seja, deve se orgulhar do ato, porque tem pessoas na sociedade que olham o afinco, o bom trabalho, a grandeza da ação e das atitudes de instituições ou pessoas, é o caso da AVELA. Todos nós devemos ter muito orgulho disso, porque somos sempre notados e observados”, considerou Oiticica.

Luzia Martins é empossada sócia honorária da AVELA

Luzia Martins é empossada sócia honorária da AVELA.

A poetisa Luzia Martins foi indicada pela acadêmica Rosângela Góes e se disse honrada com a homenagem. Seus poemas foram declamados durante a posse.

 

A AVELA é formada pelos seguintes acadêmicos: Albete Freitas de Souza Pereira, Alfredo Gonçalves de Lima Neto, Amália Gonzalez Grimaldi, Ângela de Mérice Gomes, Araken Vaz Galvão, Carlos Magno de Melo, Dário Loureiro Guimarães, Edgard Otacílio (in memoriam), Francisco Carlos de Aguiar Neto, Givaldo Couto, Invamar Batista de Queiroz, José Ricardo da Hora Vidal, Luiz Cláudio da Silva Santos, Macária dos Santos Andrade (in memoriam), Maria do Perpétuo Socorro, Maria Raimunda Almeida Silva, José Moacir Fortes Saraiva, Mustafá Rosemberg, Pedro Geraldo Nascimento, Otávio Campos Mota Nunes, Rosângela Góes de Queiroz Figueiredo e Vivaldo Ferreira. Possui como membro honorário, Vidalto Oiticica, diretor do jornal Valença Agora.

 

*** Reportagem deste evento na íntegra no jornal impresso Valença Agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.