Além de prestar contas do exercício financeiro 2021, o encontro serve para aproximar equipe e cooperados

Equipe ASCOOB SISAL e agência ASCOOB Valença durante pré-assembleia (Foto: Valença Agora)

Agendada para acontecer no próximo dia 17 de abril, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Cooperativa de Crédito Rural ASCOOB Sisal para prestação de contas do exercício 2021, destinação de sobras ou perdas e apresentação do planejamento de atividades de 2022 é precedida de pré-assembleias que são realizadas nos municípios e regiões que integram a cooperativa. Nesta quinta-feira (03) aconteceu a pré-assembleia para associados de Valença e região.

A reunião realizada no auditório da Casa do Empresário de Valença teve a presença do Presidente da Ascoob Sisal, Renivaldo Ramos; do Diretor Administrativo da cooperativa, Ednei Sacramento; do Gerente Comercial da agência Valença, Anderson Porto e da Assistente de Negócios Jéssica Mota.

As boas vindas foram proferidas pelo Presidente Renivaldo Ramos e pelo Gerente Comercial Anderson Porto, que destacaram a importância da união entre cooperativa e cooperados.

Renivaldo Ramos, presidente da ASCOOB Sisal (Foto: Valença Agora

“Para nós é uma satisfação muito grande poder estar dialogando com os nossos cooperados, nós primamos por essa proximidade com o cooperado, de prestar contas a ele de tudo aquilo que acontece na sua cooperativa, afinal de contas nós entendemos que é algo que é do cooperado, se está dando certo é responsabilidade do cooperado, se não está dando tem haver também com o cooperado, porque ele tem que acompanhar, tem que sugerir, tem que questionar, tem que estar à frente de sua cooperativa, então para nós é um sentimento de dever cumprido poder trazer a transparência das informações e dizer ao cooperado como está a sua cooperativa, o que nós estamos fazendo para procurar atender cada vez mais a necessidade dele”, afirmou Ramos.

De acordo com o presidente, “a cooperativa só tem sentido na medida em que faz a diferença na vida de seu cooperado e consegue atender as soluções financeiras que ele precisa”. “Tudo que é investido na cooperativa retorna para a sua comunidade, então para nós é um momento fundamental essa possibilidade de dialogar, de tirar as dúvidas dos nossos cooperados e ele se sentir parte do processo de construção”, complementou.

“A participação dos associados nesse momento é de suma importância para discutir ações para o avanço da nossa cooperativa em nossa cidade. O nosso papel aqui em Valença e nas regiões na qual a ASCOOB Cresol está presente, é de desenvolver a economia do próprio local, gerar emprego, gerar renda para os nossos associados”, salientou o Gerente Anderson Porto.

Ainda de acordo com Anderson a agência ASCOOB Valença contribuiu significativamente para os resultados de 2021. “Valença vem numa grande crescente nos números que foram apresentados. Valença, Coité e Serrinha, que são as principais agências, com grande número de associados, vem puxando esses resultados, pelo comércio local que tem, pelo avanço do número de associados. A gente vem crescendo bastante, a aceitação em nossa praça é promissora, isso tem reflexo grande nos números apresentados, em quantidade de operações de crédito efetivadas, na abertura de novas cantas, no acesso a produtos e serviços como cartão de crédito, acesso aos meios digitais e outros serviços. A nossa união é a nossa força, o cooperativismo se faz com a união de todos, então estamos aqui para somar, fazer e crescer juntos cada vez mais”, completou.

A prestação de contas do exercício financeiro 2021 foi apresentada pelo Diretor Administrativo Ednei Sacramento, que expôs números referentes aos quantitativo de cooperados, ativos, patrimônio de referência, capital social, depósitos totais e o resultado operacional.

Ednei Sacramento, Diretor Administrativo da ASCOOB Sisal (Foto: Valença Agora)

De acordo com Ednei, o ano de 2021, assim como 2020, apresentou muitos desafios para a economia, impactanto todos os segmentos, com reflexos também nas instituições financeiras, já que muitas empresas fecharam e tantas outras diminuíram ou zeraram investimentos. Ainda assim, a Ascoob Sisal encerrou o ano passado com sobras no valor de R$32 mil. Deste montante, 40% é destinado legalmente ao Fundo de Reserva e, da mesma forma, 10% ao Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES), restando saldo líquido de R$ 16.254,27 (sobras).

O Conselho Administrativo da cooperativa apresenta como proposta à Assembleia, a destinação das sobras para o FATES ou Fundo de Reserva. A votação para decisão acontecerá na AGO em 17 de abril, que será realizada virtualmente, com a convocação de todos os associados.

 PLANO DE ATIVIDADES 2022

As ações previstas para o ano corrente foram apresentadas pelo Presidente Renivaldo Ramos. Estão elencados no Plano de Atividades para o Exercício 2022 que será apreciado pelos associados na Assembleia: Política de formação e integração de Cooperados e Colaboradores (FATES e parceiros); Ampliação de parcerias estratégicas com foco no relacionamento; adequação das agências; Estruturação da área PJ; Unificação de marca e Operacionalização de Crédito Rural.

Sobre a unificação da marca, Ramos destacou: “A nível nacional vínhamos utilizando somente a nossa marca da ASCOOB, muito embora toda a nossa área de tecnologia, todos os processos como cartão, internet banking, já funcionem como Cresol. Então, a partir de uma resolução que teve da nossa confederação da unificação da marca a nível nacional, nós vamos reformular as fachadas das agências para Cresol, além de fazer melhorias em atendimento e infraestrutura. A gente quer atender cada vez melhor o nosso cooperado, queremos que ele se sinta bem na sua cooperativa e que ele possa de fato, centralizar as suas movimentações financeiras e consiga crescer, nós entendemos que essa transição é algo muito natural e um projeto grandioso que já deu certo e que vai trazer muitos frutos logo em breve”.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.