Entidade esteve representada na reunião estadual de presidentes das ACE’s e na apresentação do programa Desenvolve Mulher Empreendedora pelo CMEC

A Casa do Empresário de Valença, através da Associação Comercial e Empresarial (ACE), participou nesta segunda-feira (30), de duas importantes reuniões promovidas pela Federação das Associações Comerciais Empresariais da Bahia (FACEB), com o apoio do SEBRAE, em Feira de Santana. A instituição valenciana foi representada pelo presidente da ACE, Vidalto Oiticica; pela presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC/Valença), Jocelma Reale; pela consultora do Programa Empreender e facilitadora do Programa Capacitar, Carla Marabella e pelo gerente executivo Marcos Brum.

Os dois encontros tiveram a abertura conjunta com as boas-vindas e pronunciamento do presidente da FACEB, Clóves Cedraz e de autoridades presentes. Logo após, foi dado seguimento às reuniões exclusivas de acordo com o público alvo, sendo uma delas dedicada a apresentação e sensibilização do programa Desenvolve Mulher Empreendedora, coordenado pela presidente do CMEC Bahia, Herriette Cedraz. O outro evento foi direcionado aos presidentes das Associações Comerciais do estado, com a coordenação do presidente da FACEB, Clóves Cedraz.

IMG_3601

Encontro de alinhamento Faceb e ACE’s

Participaram da reunião estadual da FACEB, dezenas de presidentes e representantes das Associações Comerciais baianas, além de representantes do poder público estadual e Sebrae. Dirigido pelo presidente da FACEB, Clóves Cedraz, o encontro teve como pauta a apresentação de projetos, orientações fiscais e convênios, ações e medidas para fortalecer o associativismo e a economia dos municípios e do estado através das entidades comerciais.

 

Cedraz pontuou alguns destaques do encontro, entre eles a apresentação da solução XTR pela empresa Consiste. “Esta é uma empresa de tecnologia que disponibiliza dados importantíssimos para a atividade empresarial na Bahia”, ressaltou. O presidente comentou também sobre a parceria entre as ACE’s e a JUCEB. “É uma relação que cada vez se fortalece mais, se era motivo de preocupação no passado a extinção dos escritórios regionais, fica caracterizado que essa relação está cada vez mais consolidada, pois segundo a presidente da Junta, tudo será feito para continuar o serviço nos Pontos de Atendimento que já existiam antes, o que para nós é motivo de orgulho saber do prestígio que nós das Associações Comerciais gozamos e usufruímos com a Junta Comercial”, enfatizou.

 

 

“O fato das Associações Comerciais poderem se constituir como AR, que é Autoridade de Registro, do Sistema de Certificação Digital, lhe possibilita melhorar a renda e melhorar também o serviço. Levando em consideração que qualquer Associação Comercial que se constitua como uma AR, ela pode fazer o atendimento tanto no seu município como em qualquer outro, ela pode irradiar esse serviço, melhorar receita e qualificar inclusive os empresários da sua região”, destacou Clóves Cedraz sobre mais uma temática debatida no encontro.

O presidente também ressaltou a importância da participação de representantes do poder público estadual como sinalização de apoio aos empresários baianos. “Nós tivemos a presença da secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes – SERTRE, através do superintendente Rubens Sampaio, que veio com o objetivo de mostrar que existem meios para fazer o treinamento e consultoria das micro e pequenas empresas do estado da Bahia de forma individual, ou seja, é uma consultoria que vai ser feita a cada empresário para prepará-lo para o exercício da administração do seu negócio”, explicou.

Sobre a presença do superintendente de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Vanger Alencar, Cedraz comemorou os avanços. “Essa participação sinaliza positivamente para que as Associações Comerciais possam ser parceiros e protagonistas do desenvolvimento e da administração dos distritos industriais no estado, o que nos fortalece bastante, sobretudo porque existem galpões industriais construídos pelo governo sem ocupação, e que o objetivo é fazer a transferência disso em forma de comodato para as Associações Comerciais, com o objetivo de transformarmos esses galpões em incubadoras industriais de diversos setores de atividades”, afirmou.

“A reunião foi brilhante em todos os aspectos até porque a agenda foi muito boa e trouxemos pessoas muito influentes que podem contribuir com o desenvolvimento não das Associações, mas o desenvolvimento dos empresários”, avaliou Clóves Cedraz.

WhatsApp Image 2023-02-03 at 10.36.59

Vidalto Oiticica, presidente da ACE-Valença e Clóvis Cedraz, presidente FACEB. Foto: Acervo: FACEB.

O presidente da ACE-Valença, Vidalto Oiticica, falou de sua participação no encontro. “Muito importante porque tivemos a oportunidade de ver as tendências de desenvolvimento de atuação da Federação, ver os avanços que ela tem conseguido para a melhoria das Associações Comerciais e também de interagirmos com a presidente JUCEB e Certificação Digital, para termos melhores preços para os nossos associados. Tivemos também a oportunidade de nos aproximarmos mais do governo do Estado para ver de que forma nós podemos estar trazendo ações que venham também colaborar com o desenvolvimento do nosso município”, considerou.

“Faz parte do nosso processo de obrigação junto a ACE Valença - como célula da sociedade organizada - estar cada vez mais atuantes e participativos nesses encontros para que possamos estar vendo também como podemos contribuir com o nosso município e com o nosso estado, acrescentou Oiticica.

Sobre o encontro do CMEC, o presidente da ACE-Valença, disse que “é importantíssimo o seu avanço dentro da Federação, que é um crescimento hoje nacional e que Valença já faz parte dessa integração com o seu Conselho integrado à estrutura da entidade nossa instituição. “Sai ganhando todo associado, a comunidade e especialmente também a oportunidade da integração o público feminino”, sinalizou.

Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), juntamente com a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e a Federação das Associações Comerciais Empresariais da Bahia (FACEB), com o apoio do SEBRAE, reuniram mais de 90 empreendedoras presidentes dos CMEC’s existente nos municípios, com o objetivo de fortalecer o associativismo feminino. O evento contou com o lançamento e sensibilização do programa Desenvolve Mulher Empreendedora.

WhatsApp Image 2023-01-31 at 15.26.51

Na programação, palestras sobre negócios gerido por mulheres, desafios, autoestima, associativismo e perspectivas de futuro. Também foi pauta do encontro, o alinhamento estratégico e papel das entidades do sistema.

Segundo a presidente do CMEC-BA Herriette Cedraz: “As empresárias e empreendedoras vão precisar se associar para serem contempladas com o projeto e vão ter um acompanhamento até 2024. O maior objetivo deste projeto é o network, trazer uma maior visibilidade para os empreendimentos e construir junto com a sociedade novas realidades e espaços para todas as mulheres.”

Através do Programa de Desenvolvimento da Mulher Empreendedora, o projeto visa ampliar a compreensão acerca dos desafios e necessidades do universo empreendedor feminino e identificar causas que contribuam para a baixa participação de mulheres em cargos de liderança, propondo intervenções factíveis que gerem maior velocidade no alcance de resultados.

Em entrevista ao JVA, o presidente da FACEB, Clóves Cedraz, enalteceu a participação das mulheres, através do CMEC, na estrutura da federação. “A construção do Conselho da Mulher Empreendedora é motivo de orgulho para nós, sobretudo pelo interesse das mulheres das diversas cidades onde se deslocaram para poder participar desse encontro em Feira de Santana, numa demonstração de interesse de se fortalecerem e de convivência com as entidades empresariais da Bahia, que é motivo de orgulho para nós também”, ressaltou.

Tatiane Amaral, consultora do projeto, complementou que “O evento mostra a importância na participação e união das mulheres. Quando nos juntamos, através do pensamento coletivo, superamos desafios. Eu como consultora presenciei momentos de fortalecimento de mulheres em vários segmentos e tenho certeza do êxito desse projeto.”. Para participar, as interessadas poderão buscar as Associações Comerciais e Empresariais locais, que darão continuidade às agendas do Projeto.

WhatsApp Image 2023-01-31 at 15.29.58

Vidalto Oiticica, presidente ACE Valença; Herriette Cedraz, presidente CMEC Bahia; Jocelma Reale, presidente CMEC Valença,; Carla Marbella, Consultora do programa Empreender. Foto: Acervo FACEB.

A presidente do CMEC/Valença, Jocelma Reale, avaliou o encontro como muito importante para alavancar o empreendedorismo feminino no estado. “A Herriette organizou este encontro com muito carinho para nos receber. Vamos nos empenhar na implantação do programa ‘Desenvolve Mulher Empreendedora’, através da ACE-Valença, que é o nosso guarda-chuva no município. Esse projeto possibilita gerar renda e fomentar negócios geridos por mulheres, agradeço a FACEB, CMEC-BA e a ACE por apostar no associativismo feminino''.

 

IMG_3613

Casa do Empresário - 927

 

.

Fonte: Jornal Valença Agora

Fotos: Acervo Faceb

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.