O plenário da Câmara Municipal de Valença foi palco de audiência pública nesta quinta-feira (19), sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2023. A audiência foi conduzida pelos membros da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, os Vereadores Valdir Silvestre (Presidente), Clóvis Júnior (Secretário) e Bertolino Júnior (Relator).

A LDO compreende as metas e prioridades da administração, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientando a elaboração e a execução do orçamento anual, além de tratar de vários outros temas, como alterações tributárias, gastos com pessoal, política fiscal e transferências da União.

O Presidente da Câmara Municipal, Fabrício Lemos, proferiu a abertura da audiência parabenizando a Comissão de Finanças por dar transparência e conhecimento à sociedade ao que está sendo discutido.

O vereador Valdir Silvestre, presidente da Comissão de Finanças da Câmara, destacou o avanço na transparência dos trâmites da LDO. “Antes se fazia tudo de forma muito rudimentar e surgiam dúvidas, hoje é tudo televisionado nas redes sociais, a Câmara está de parabéns. É importante tornar isso público porque nos traz a confiança de que estamos fazendo o nosso trabalho”.

O Projeto de Lei da LDO foi explanada por Rogério Rocha, consultor contábil da Câmara. “É de praxe dessa Câmara que a gente sempre dê publicidade e transparência aos projetos de lei que aqui tramitam e por força também de Lei a gente precisa fazer essa audiência”, afirmou.

A audiência contou com o pronunciamento de representantes da Associação de Pais e Amigos dos Autistas – AMA, que tiveram como objetivo sensibilizar os vereadores para uma indicação à LDO, de reajuste no repasse de recursos à instituição.

O vice-presidente da Câmara, vereador Helton Brandão cobrou maior participação da sociedade nas audiências públicas promovidas pelo Legislativo. “Nós, enquanto poder legislativo, cumprindo algumas das atribuições que nos cabem, ao recebermos a LDO aqui nesta Casa, exercitamos e colocamos em prática a análise, os estudos, os debates, e muitas das vezes falta a participação, as audiências públicas são amplamente divulgadas, a comunidade é amplamente convocada e infelizmente, a participação não é como deveria ser”, lamentou.

Os vereadores estão em apreciação do Projeto de Lei da LDO e poderão indicar emendas à legislação, que será apresentada ao Executivo, e posteriormente retornará ao legislativo para votação.

O presidente Fabrício Lemos anunciou a realização de Audiência Pública no próximo dia 30 de maio para discussão da Lei Orgânica do município.

Assista audiência na íntegra clicando AQUI

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.