Chapas “A Ordem é Recomeçar” e “A Ordem é da Advocacia” disputam as eleições que acontecerão no próximo dia 24

A Faculdade de Educação Social da Bahia - FAESB Bahia, promoveu nesta terça-feira (16), um debate entre candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Subseção Valença, para o triênio 2022/2024. O evento mediado pelo Diretor Geral da faculdade, Prof. Francisco Carlos de Aguiar Neto, contou com a presença das chapas “A Ordem é Recomeçar”, presidida pelo advogado Alcides Bulhões, que busca sua reeleição, e “A Ordem é da Advocacia”, presidida pelo advogado Everardo Júnior.

Debate reuniu advogados no auditório da Faesb (Foto: Valença Agora)

No auditório da FAESB, a participação de advogados e imprensa. Também foi possível acompanhar o debate virtualmente, com transmissão exclusiva à classe advocatícia.

O Debate foi dividido em quatro blocos, que contemplaram a apresentação dos planos de governo de cada candidato; perguntas temáticas feitas por sorteio; respostas de perguntas realizadas entre os candidatos e por fim, as considerações dos presidentes de cada chapa.

O professor Francisco Neto abriu o evento falando sobre o novo curso de Direito conquistado pela Faesb, que encontra-se com inscrições abertas par ao Vestibular 2022.1 e anunciou que protocolou o Curso de Direito EAD para todo o país. Neto também destacou a importância da OAB.

“A OAB tem como objetivo precípuo, simplificar, organizar, fiscalizar o bom andamento da advocacia, mas sobretudo, ela ultrapassa essas nuances internas, e atua diretamente na proteção da sociedade, protegendo os direitos e garantias sociais. Eu costumo dizer que apesar da OAB não ser um poder constituído, ela intervém diretamente na sociedade como se assim fosse, então é uma grande satisfação em promover esse debate, visto que está nascendo aqui a Faculdade Faesb de Direito em nossa região”, ressaltou o Diretor Geral da Faesb.

Advogado Alcides Bulhões, candidato à reeleição para presidência da OAB subseção Valença (Foto: Valença Agora)

Sobre a iniciativa da Faesb, o advogado Alcides Bulhões comentou: “Fiquei muito feliz com o convite da FAESB, é uma instituição de respeito, de imparcialidade, em que o seu Reitor é indistinto de qualquer situação que possa desabonar a sua conduta e foi por isso que nós optamos por estar aqui neste debate para discutir e apresentar nossas ideias, nossas propostas, aquilo que se esperava, ainda mais agora com essa instituição que trouxe o curso de Direito privado para a nossa cidade, nós ficamos muito felizes com isso porque contribuirá com a possibilidade de trazer novas pessoas, novos pensadores, desenvolvimento científico e a capacidade de que com isso a gente possa fortalecer e desenvolver a nossa região”.

Advogado Everardo Júnior, candidato à presidência da OAB subseção Valença (Foto: Valença Agora)

 

“Eu não esperava outra postura do Professor Francisco Neto, que não essa. O professor Francisco Neto é um sujeito de vanguarda, um sujeito que se lança sempre na frente, e com essa autorização do curso de Direito para a FAESB, nada mais adequado e conveniente de a FAESB viesse a promover esse debate de ideias. A exposição às vezes é necessária e aconteceu, e é preciso que definitivamente esse tipo de ação venha a se perpetuar, venha se repetir mais vezes, e estou certo de que Neto vai conseguir dar continuidade a este eventos nas futuras oportunidades com maestria”, considerou o candidato Everardo Júnior.

Ao final do debate, O JVA entrevistou os candidatos à presidência da OAB Valença e solicitou uma avaliação do evento. Confira as respostas, por ordem alfabética.

Alcides Bulhões: “Eu saio daqui encantado pela possibilidade de apresentar as nossas propostas, saímos muito felizes porque, ao invés de apresentar situações de ordem pessoal, nós apresentamos propostas, aquilo que foi feito, o que está sendo realizado e o que nós iremos fazer na próxima gestão, com uma gestão participativa, com os formulários que foram apresentados aos colegas, que estão contribuindo pouco a pouco com aquilo que nós iremos desenvolver. com fé em Deus, no próximo triênio. Nós saímos daqui com a certeza de que nós iremos ganhar essa eleição, contribuir com o fortalecimento da classe e desenvolver a nossa região com afinco, ainda mais com a FAESB com o novo curso de Direito que será realmente a nossa alavanca de desenvolvimento de conhecimento no ramo do Direito”.

Everardo Júnior: “Análise positiva, que finalmente a gente teve a chance de fazer o debate, Dr. Alcides vinha se recusando a fazer esse debate e hoje teve a chance de se fazer esse debate. Eu só lamento as possibilidades do que pode acontecer daqui pra frente porque eu já fui vítima de um vídeo jocoso, atentatório, um vídeo-montagem lamentável, eu imagino que isso possa acontecer amanhã, depois e depois, mas esse tipo de vídeo fala muito mais a respeito de quem produziu esse vídeo, do que a respeito de mim, que estou ali protagonizando esse vídeo, então a gente vai sim continuar batalhando, convencendo os colegas, e eu acredito que a eleição já está decidida, a verdade é essa, eu tenho visitado, conversado muito com os colegas, whatsapp, telefone e pessoalmente. Acredito que a eleição já está decidida, acredito sim que nós vamos ter vitória no dia 24 e vamos batalhar por uma advocacia digna e para uma subseção combativa”.

O Diretor Geral da Faesb e mediador do debate, Francisco Neto, também comentou a realização do evento, ao JVA. “É muito importante a participação, não só dos advogados inseridos diretamente na subseção Valença, mas aberto à discussão para a sociedade, visto que, como eu falei anteriormente, a OAB tem inserção direta no que acontece, não só nos rumos da nossa cidade, mas no Brasil inteiro, entoa essa iniciativa da faculdade de Direito FAESB com o novo curso, foi justamente trazer à baila essa discussão, que antes não havia essa discussão e debate para a própria comunidade da advocacia, muito menos para a sociedade em geral, então a Faesb chega com o seu novo curso de Direito pensando justamente em popularizar o conhecimento do Direito para toda a sociedade”, enfatizou.

A chapa "A Ordem é Recomeçar" tem a seguinte composição: presidente Alcides Bulhões, vice-presidente Camila Sobral Queiroz, secretária Dijeane Costa, tesoureira Bruna Andrade e secretário-adjunto Pedro Geraldo do Nascimento.

Já a chapa "A Ordem é da Advocacia": presidente Everardo Júnior, vice-presidente Eulla Magalhães, tesoureira Myrna Matos, secretária Lara Oliveira e secretário- adjunto Thiago Gois.

As eleições acontecerão na próxima quarta-feira (24), das 09 às 17h, na sede da OAB Valença. Serão eleitos os membros do Conselho Seccional e de sua Diretoria, dos Conselheiros Federais, da Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e das Diretorias das Subseções. O voto é obrigatório para todos os advogados e advogadas regularmente inscritos na seccional da OAB.

A sede da OAB Valença está localizada na Avenida José Andrade Soares, s/n, Bairro Novo Horizonte.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.