Na manhã desta quinta-feira (27), representantes da Casa do Empresário, instituição formada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Valença (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Valença (ACE) e Sindicato do Comércio Varejista de Valença (SINCOMVAL), reuniram-se na sede do Executivo Municipal com representantes da Prefeitura para oficializar o apoio financeiro ao São João, realizado no período de 21 a 24 de junho e analisar o resultado do evento.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Paulo Martins agradeceu o apoio da Casa do Empresário na realização do São João. “Essa parceria da Prefeitura com a Casa do Empresário é muito importante para que as coisas funcionem bem, para mim é uma satisfação muito grande contar com esse apoio de vocês. A administração tem que agradecer muito a todos os comerciantes que corresponderam com esse apoio que foi fundamental”, ressaltou Paulo.

Leia também: Casa do Empresário de Valença apoia o São João 2019

O gestor falou ainda que tem recebido muitos elogios sobre a atual gestão da Casa do Empresário. “Quando eu chego no comércio sempre escuto essa diretoria sendo muito elogiada, coisa que eu não via tempos atrás. A atual gestão do CDL e das demais instituições  conquistaram a credibilidade dos empresários. Vocês estão de parabéns!”, destacou Martins.

O presidente da CDL, Eduardo Dantas, representando a Casa do Empresário disse que “o comércio ficou satisfeito com a realização do São João”. Sobre o apoio financeiro arrecadado junto aos empresários, Dantas frisou que poderia ter sido muito maior se os acordos com a Prefeitura tivessem sido cumpridos, pontuando o plano de marketing e a decoração como pontos que não foram cumpridos e que prejudicaram o interesse dos empresários em apoiar o evento.

Eduardo Dantas Ribeiro, presidente da CDL e demais presidentes avaliaram a parceria

Eduardo Dantas Ribeiro, presidente da CDL e demais presidentes avaliaram a parceria. Foto: Jornal Valença Agora.

“Nós achamos que o São João foi muito bom, mesmo com toda a chuva que caiu durante os dias da festa. Nos cinco anos que estou aqui nunca choveu tanto como esse ano e não tirou o glamour da festa. Essa contribuição que estamos entregando aqui hoje poderia ter sido muito maior, mas a gente tinha um plano de mídia que não foi cumprido por parte da Prefeitura”, afirmou Eduardo Dantas.

A Casa do Empresário de Valença repassou à Prefeitura de Valença o valor correspondente a 22% do custo total do São João, o que corresponde a R$ 110 mil.

Clique aqui para visualizar a Carta de Compromisso e a prestação de contas referentes ao apoio da Casa do Empresário de Valença ao São João 2019: CARTA DE COMPROMISSO REFERENTE AO APOIO DO SAO JOAO27-06-2019

O empresário que também é diretor da Itaipava Costa do Dendê ressaltou que os empresários estão dispostos a apoiar o São João de 2020. “Nós precisamos fazer um São João 2020 e estamos dispostos a apoiar muito mais, mas pedimos que tudo seja planejado e executado com brevidade. A cidade decorada com antecedência, outdoors colocados trinta dias antes da festa, pois assim o folião acredita, convida os parentes, compra roupa, compra ventilador, etc. para sua casa, isso fomenta muito mais o comércio”, pontuou.

A secretária municipal de Finanças, Maria das Graças Lemos, conhecida por Gal, disse que o valor entregue pelos empresários “ajuda bastante”. “Acho que foi bom para todo mundo, para Prefeitura e para o comércio local. A Prefeitura pagou 85% do funcionalismo público antes do São João, o que ajudou a fomentar o comércio. A festa em geral foi muito boa, só elogios”, completou.

Secretário ressaltaram a importância da parceria com a Casa do Empresário

Secretário ressaltaram a importância da parceria com a Casa do Empresário. Foto: Jornal Valença Agora.

O secretário municipal Frank Roseira, responsável pela pasta de Turismo teceu críticas ao Governo do Estado por não ter apoiado o São João de Valença. “A Bahiatursa [órgão vinculado à secretaria de Turismo da Bahia] não disponibilizou sequer uma banda para o nosso São João, não foi porque nós perdemos prazo, muito pelo contrário, solicitamos tudo com 90 dias de antecedência”, afirmou.

De acordo com o secretário, a Bahiatursa não reconhece Valença como São João de tradição, por isso direcionou recursos para cidades em que a festa está consolidada. Por isso, Frank sugeriu que as instituições se unam para ressaltar a importância do evento perante o governo estadual. “Precisamos promover um encontro entre poder público e instituições com a Bahiatursa para mostrar que a gente precisa resgatar esse São João, que precisamos trazer de volta aquele São João que a gente sempre teve muito forte”, considerou.

O secretário municipal de Comunicação, Jean Macedo, avaliou como positiva a parceria com a classe empresarial. “A Casa do Empresário tem mostrado que quer melhorar a cada dia e motivar o comércio de Valença, então eu queria parabenizar a todos por essa parceria. Tivemos uma prestação de contas muito decente, muito organizada, então a gente fica feliz em saber que Valença tem pessoas que querem o seu bem, que querem melhorar a qualidade de vida das comunidades”, afirmou.

Para Janete Vomeri, secretária municipal de Cultura, a festa foi “extremamente positiva”, e comentou: “A gente percebeu que o comércio abraçou a causa, o nosso São João é uma festa de amplo alcance, tem uma demanda imensa de ações, e se ele foi positivo, apesar da chuva, apesar de algumas questões, as perspectivas para que essa festa se torne a cada ano melhor são reais. Esse ano a festa foi muito interessante para todos, tanto para o poder público, quanto para o comércio valenciano. Fechar essa parceria com a Casa do Empresário hoje, acreditando que no próximo ano ela também vai ser parceira, a gente já começa a fomentar o projeto do São João 2020”.

Leia também: Casa do Empresário cobra da Prefeitura de Valença divulgação dos apoiadores do São João

“Realmente essa união deu certo, espero que próximo ano estejamos juntos para fortalecer cada vez mais essa parceria do São João, que para o comércio é a segunda melhor época de vendas. Tivemos algumas dificuldades devido não ter tido um planejamento prévio, mas tivemos a oportunidade de analisar os pontos fracos e os pontos fortes para aprender com eles e poder fazer uma parceria para um São João ainda melhor”, destacou o presidente do SINCOMVAL, João Deolino.

O presidente da ACE, Antônio Jorge, considerou o evento “por demais satisfatório”. “Nos surpreendeu inclusive, porque tínhamos vários fatores negativos para acontecer, e felizmente não aconteceu, os positivos foram bem maiores, em termos de segurança, de satisfação do público, do comércio, toda a comunidade envolvida tirou vantagem desse evento em relação à parte financeira e a parte geral de massagem no seu próprio ego. A prestação atendeu aos objetivos, além do que esperávamos”, concluiu.

Também participaram da reunião o vice-presidente da CDL/ACE, Luís Menezes, popular Doriva; o vice-presidente do SINCOMVAL, Reinaldo Mercês; o gerente executivo da Casa do Empresário de Valença, Diego Souza e a nova gerente Camila Reis; o diretor da instituição, Vidalto Oiticica.

Fonte/Fotos: Jornal Valença Agora

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.