Programa tem o objetivo de formar líderes comprometidos com o desenvolvimento da região e do ambiente de negócios

Foi realizado no auditório da Casa do Empresário de Valença na última terça-feira (9), a apresentação do Programa Liderar o Futuro, iniciativa do Sebrae Bahia que conta com a parceria de entidades empresariais. Em Valença tem o apoio da Casa do Empresário, através da Associação Comercial e Empresaria - ACE, Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL e Sindicato Patronal do Comércio Varejista – SINCOMVAL.

Plateia foi formada por empresários, lideranças empresariais e do poder público (Foto: Casa do Empresário)

O Liderar o Futuro tem o objetivo de desenvolver lideranças engajadas com as causas do desenvolvimento das micro e pequenas empresas em seus respectivos municípios e também o desenvolvimento socioeconômico por meio do aumento da influência dos empresários, via entidades de classe empresariais, nas tomadas de decisões das diversas instâncias públicas e do fortalecer as entidades de classes empresariais através da formação e do desenvolvimento de lideranças e da cultura da cooperação

O responsável pela apresentação do programa foi o assessor do Conselho Deliberativo do Sebrae, André Gustavo Barbosa, que destacou a importância da liderança no meio empresarial e sua experiência como líder de entidades empresariais.

Programa foi apresentado por André Barbosa, assessor do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia (Foto: Casa do Empresário)

“Quando a gente fala sobre liderança, as vezes a gente com uma visão um pouco romântica, mas eu sempre pensei em ir para o ambiente empresarial porque eu quero ganhar dinheiro nas minhas empresas, e eu acredito que eu só vou ganhar dinheiro nas minhas empresas quando a cidade estiver bem, quando a cidade estiver se desenvolvendo e conseguindo superar seus problemas de violência, de trânsito, de desenvolvimento, de formação de mão de obra, então as entidades de classe empresarial precisam ser formadas por pessoas que estão ali para melhorar a cidade, melhorar o ambiente de negócios e assim ganhar mais dinheiro. Uma liderança que é preparada, capacitada, ela tem um poder muito forte de influência, tem um poder muito forte de mobilizar pessoas, de negociar com o poder público, de negociar com outras empresas e outros segmentos. Acreditamos nesse movimento de formação de líderes empresariais porque queremos cidades melhores, queremos o país se desenvolvendo, queremos ter um exército de empresários fortalecendo as entidades empresariais pra gente poder negociar, pra gente chegar forte junto as esferas do poder público, então quando o Sebrae se preocupa em formar líderes é porque a gente acredita que essa lideranças podem transformar o ambiente de negócios”, considerou o assessor.

O programa Liderar o Futuro é estruturado em nove encontros quinzenais, com oito horas de duração cada, além de um encontro com lideranças de renome estadual e nacional para compartilhar suas experiências, e cinco horas de mentoria por grupo, além de testes de características de liderança e plano de desenvolvimento pessoal da liderança.  Os pilares do programa estão focados no desenvolvimento de competências essenciais, considerando os seguintes aspectos: a pessoa como líder, o líder se relacionando com outros líderes, líderes orientados para resultados e líderes promovendo o engajamento.

Também presente no evento, a gestora do ponto de atendimento do Sebrae em Valença, Laís Meireles. “O país, os municípios precisam dessa mudança de mentalidade, vivemos numa estrutura onde a gente acaba cobrando muitas vezes do nosso colaborador, do nosso associado, uma visão que o próprio líder às vezes não tem, então essa mudança é extremamente necessária, então a gente precisa realmente que vocês se permitam perceber o quanto é importante essa visão macro do todo. Os líderes precisam sair da base operacional, precisam pensar de forma estratégica, e esse pensamento só vem através desse despertar que vocês vão encontrar através do curso do Liderar”, afirmou.

“Esse programa foi um sucesso em 2019 aqui em Valença, tivemos pessoas que ficaram na fila de espera. Com certeza, a partir desse start de hoje muitas pessoas vem a procura, então vocês se antecipem, absorvam o que vai ser passado aqui e entendam a real necessidade dessa mudança, eu tenho certeza que vocês vão sair com o olhar totalmente diferenciado, o Empretec e o Liderar o Futuro são propostas que vieram realmente para mudar toda a estrutura dos negócios, das empresas, é algo que realmente transforma. Se permitam e percebam que realmente é algo fantástico que está para acontecer na vida de cada um de vocês”, enfatizou a gestora Laís Meireles.

Os presidentes da Casa do Empresário de Valença saudaram a plateia e enalteceram a importância do programa que tem a parceria da instituição.

“Eu fiz parte da turma do último curso do Liderar em 2018, eu não estava ainda como presidente da CDL, e hoje eu estou presidente, e um dos motivos de eu querer ser presidente da CDL foi justamente esse curso, então é uma experiência incrível. Eu aprimorei muito minha empresa com o que eu aprendi no curso e fiz grandes amizades”, compartilhou o presidente da CDL Valença, Luís Menezes (Doriva).

O presidente da ACE Valença, Vidalto Oiticica, afirmou que o Liderar “vem com o olhar de fazer com que os líderes despertem, acreditem, ousem e façam diferente dentro da necessidade que tanto a sociedade cobra”. “Sejam todos bem vindos e aqueles que ainda não conhece a nossa Casa e não são associados, tornem-se associados porque todas as ações que nós fazemos aqui são com a intenção de beneficiar direta e indiretamente todos vocês”, completou Oiticica.

“A proposta do Sebrae é muito interessante em um mundo que nós temos várias pessoas à frente de instituições, mas nos falta ainda muitos líderes, então esse é o diferencial que a gente precisa no desenvolvimento do nosso país. Quem puder participar se inscreva no curso que será muito interessante e importante”, aconselhou Elton Negrão, presidente do SINCOMVAL.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.