Prefeito de Florianópolis, presidente do Consórcio, solicitou 30 milhões de doses da Sputnik ao Fundo Soberano Russo, que deve responder na próxima semana.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), que preside o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), participou nesta sexta-feira (9) de uma reunião em que solicitou ao Fundo Soberano da Rússia a disponibilização de 30 milhões de doses da vacina Sputnik V para compra pelo consórcio.

Na reunião, o prefeito da capital catarinense apresentou a proposta à entidade do governo russo para avaliação sobre o quantitativo e o prazo de entrega, até o fim deste semestre.

"Lidamos com órgãos oficiais que representam os laboratórios e tivemos oportunidade de nos reunir com o Fundo Soberano Russo, que representa a vacina Sputnik, mesmo caminho que o governo federal vem tratando com a Rússia. Nosso objetivo é pode ter a oportunidade da aquisição de mais vacinas, garantindo sua agilidade", afirmou Loureiro.

A diretoria do Consórcio, criado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), reforçou que a negociação está em fase inicial, sem compra finalizada.

Segundo a assessoria do prefeito de Florianópolis, o governo russo deve discutir com a produção para avaliar o pedido. A resposta deve ser dada na próxima semana.

O consórcio inclui mais de 2,5 mil municípios brasileiros e foi criado no início de março após o STF autorizar que estados e municípios comprem e distribuam doses de vacinas contra a Covid-19.

Fonte: G1

Foto em destaque: Reprodução/TV Globo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.