Solenidade de entrega de títulos aconteceu na sede do Poder Legislativo de Presidente Tancredo Neves

A Câmara Municipal de Presidente Tancredo Neves realizou na noite de sexta-feira (24/02), a solenidade de entrega de Títulos de Cidadão Tancredense. Entre os homenageados com a outorga, está o Defensor Público da Comarca de Valença, Dr. Carlos Vasconcelos Maia Filho, que participou da sessão solene ao lado dos demais homenageados.

Coluna Social Carlos Maia - 931

.

 

A iniciativa da proposição do Título ao defensor Dr. Carlos Maia Filho, foi dos vereadores Almir Rodrigues dos Santos, presidente da Câmara, e Antônio Oliveira de Matos. A sugestão foi aprovada por unanimidade pelo plenário tancredense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo defensor ao município. O defensor possui também título de cidadão valenciano e de cidadão cairuense, portanto, os poderes legislativos dos três municípios que compõem a Comarca de Valença, já prestaram o reconhecimento ao Dr. Carlos Maia.
“Meu sentimento é de gratidão. Receber esse título de cidadão tancredense me deixa honrado, mas também com uma responsabilidade ainda maior da minha missão enquanto servidor público”, declarou o homenageado ao JVA.

Defensor Público Carlos Maia (1)

O Defensor Público Carlos Maia recebendo o título de cidadão de Presidente Tancredo Neves, das mãos do Vereador José Felicíssimo. Foto: Acervo Pessoal.

.
Além de defensor público com um trabalho admirável em benefício de famílias de baixa renda, Dr. Carlos Maia Filho é um cidadão atuante na sociedade, através de sua participação em instituições como o Rotary Club e a Loja Maçônica Paz e Fraternidade de Valença, células da sociedade civil organizada. Fã declarado do Esporte Clube Vitória, Maia Filho é ainda idealizador do Baba dos Sessentões, iniciativa que proporciona esporte, saúde, bem estar, diversão e qualidade de vida ao público +60 anos.

.
Como empreendedor Dr. Carlos Maia Filho fundou em Salvador, os restaurantes Velhos Marinheiros e Tenda dos Milagres, tendo este último sua inauguração com a presença do aclamado escritor baiano, Jorge Amado e de sua esposa Zélia Gattai, também escritora, e da cantora Alcione. Com os restaurantes e a criação de uma agência de turismo, Maia Filho deixou registrada a sua contribuição de relevância ao turismo da Bahia.

Carlos Maia recebe Titulo de cidadão Tancredense

Para Dr. Carlos Maia Filho, receber honrarias como os títulos de cidadania reflete positivamente para a instituição Defensoria Pública da Bahia. Foto: Acervo Pessoal.

.
Natural de Salvador, Dr. Carlos Maia Filho é filho do escritor Carlos Vasconcelos Maia e Dylma Antonia Leite Miranda. Veio para Valença em 1977 assumir a Defensoria local. Seu trabalho se destacou desde então pela forma respeitosa e carinhosa com a qual trata os assistidos do serviço. “Eu tenho a obrigação de servir independentemente de reconhecimento ou não, entretanto como as pessoas veem o trabalho e a ma-neira com a qual eu trato os assistidos da defensoria pública, que, em verdade, são a razão de ser desse serviço, elas entendem que é alguma coisa a mais quando não é. É somente a minha obrigação de servidor”, afirma o defensor, que de todas as homenagens já recebidas, a que considera mais memorável é a de melhor servidor público de Valença.

Defensor Público Carlos Maia (3)

Prefeito Tonho do Bó, Defensor Público Carlos Maia, Vereador Antonio Oliveira (Tuíca) e o ex-vereador Coligado, durante a sessão solene em PT. Foto: Acervo Pessoal.

.
Para Dr. Carlos Maia Filho, receber honrarias como os títulos de cidadania reflete positivamente para a instituição Defensoria Pública da Bahia, por ser o reconhecimento do trabalho de seus membros. “Com esse reconhecimento os próprios defensores públicos de uma Comarca podem pensar em pedir aos seus chefes, à instituição mais e melhores condições para servir os seus assistidos”, considera.
E é graças a excelência do serviço prestado por Dr. Carlos, que a Comarca de Valença tem sido prestigiada ao longo dos anos e avançado no serviço prestado. Dentre as últimas conquistas estão o aumento do quadro defensores de um para quatro profissionais e a sede própria. “Essas conquistas eu divido com toda a sociedade civil organizada, porque quando eu a convocava para discutirmos a possibilidade de pedir mais defensores, ela atendia ao chamado e se mobilizava”, pontua.

.
Com o aumento da demanda e o crescimento da população, o quadro de defensões já é considerado insuficiente. “Somos uma comarca privilegiada, entretanto precisamos com urgência de pelo menos mais dois defensores um para cuidar dos juizados e outro das execuções penais”, detalha o defensor, vislumbrando ainda a possibilidade de uma “defensoria itinerante”. “Hoje temos as condições de exigirmos melhores condições de trabalho para melhor atender os nossos assistidos”, conclui Dr. Carlos Maia.

.
Para contribuir com a melhoria dos serviços da Defensoria, Dr. Carlos solicita às prefeituras que cedam funcionários para otimizar o atendimento aos munícipes. São profissionais treinados por ele, e que contribuem para a resolução das demandas da Comarca.
Enquanto cidadão valenciano, Dr. Carlos Maia procura sempre estar envolvido nas discussões em prol do município. Sua última atividade deste cunho foi a participação numa reunião do Plano Plurianual (PPA) na última sexta (24).

Defensor Público Carlos Maia (5)

Dr. Carlos Maia Filho ao lado de autoridades também homenageadas com o título. Foto: Acervo Pessoal.

.
“Cada uma das instituições que compõe a rede que trata do social e que trata da segurança pública precisa de mais efetivo, porque enquanto a demanda, as necessidades, a população cresce numa proporção geométrica, as condições oferecidas a estas intuições e principalmente o efetivo dessas instituições, quando cresce, cresce através de uma progressão aritmética, então a desproporção é muito grande. Aí em vez de o serviço melhorar, nem sempre isto acontece.

.

Não adianta abrir instalações sem ocupar estas instalações com o efetivo daquela instituição”, compartilhou Dr. Carlos sobre sua contribuição durante a reunião.

.
“É isso que significa o título de cidadão valenciano, que a partir daquele momento eu também sou conterrâneo de todos os valencianos, dos assistidos que atendo em Valença. A mesma coisa nos outros municípios”, finaliza o defensor público sobre as responsabilidades adquiridas.

 Acompanhe estas e outras notícias na nossa edição digital: http://valencaagora.com/jornal-valenca-agora-edicao-no-931/

Fonte: Jornal Valença Agora

Fotos: Arquivo Pessoal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.