O trabalho é fruto do Projeto Empreendedorismo Inovador, realizado pelo campus em parceria com o Sebrae.

No último dia 20 de novembro, a Casa do Empresário de Valença promoveu um encontro entre o Instituto Federal da Bahia – IFBA e a sociedade civil organizada. A convite da instituição, os professores do instituto, Dr. Francesco Bonelli e Giullyano Cordeiro, apresentaram o “Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Valença”, uma iniciativa que visa obter o diagnóstico do município para promover ações mais assertivas de acordo com as necessidades locais, além de aproximar o mundo acadêmico dos atores sociais. O mapeamento é fruto de projeto desenvolvido no IFBA, com o apoio do Sebrae, na área do empreendedorismo e inovação. O diagnóstico apresentado contemplou o setor pesqueiro.

WhatsApp Image 2023-11-22 at 01.43.35 (1)

Reunião foi proposta pela Casa do Empresário de Valença (Foto: Valença Agora)

Palestrante Prof. Dr. Francesco Bonelli Foto: Valença Agora

Palestrante Prof. Dr. Francesco Bonelli (Foto: Valença Agora

Atendendo ao convite da Casa do Empresário, o professor Francesco Bonelli destacou a importância de levar o projeto para a sociedade. “Muito importante essa interação com os representantes da sociedade, do comércio através da Casa do Empresário. Essa interação e esse diálogo são realmente fundamentais. A gente provoca, a sociedade nos provoca e isso cria uma interação que pode dar um resultado muito fértil para a comunidade”.

Palestrante Prof. Giullyano Cordeiro (Foto: Valença Agora)

O professor Giullyano Cordeiro concordou: “A Casa do Empresário virou uma parceira fortíssima nessa ação. A apresentação aqui foi muito proveitosa, então esperamos que haja frutos a partir dela. Fizemos esse mapeamento com a pesca e esperamos fazer também com outros entes da sociedade de Valença”, considerou.

“Nós acadêmicos, às vezes, ficamos na nossa ‘torre de marfim’, não dialogamos sempre com a sociedade. Então esse diálogo precisa ser mais intenso. Somos somente um dos elementos para desenvolver inovação”, acrescentou Giullyano.

WhatsApp Image 2023-11-22 at 01.54.26

Vidalto Oiticica, presidente da ACE (Foto: Valença Agora)

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença, Vidalto Oiticica, por meio da Casa do Empresário, parabenizou e agradeceu ao IFBA pela parceria da apresentação do mapeamento. “A Casa do Empresário está diante de mais uma informação que pode contribuir com o desenvolvimento sustentável de Valença e também da região. Foi oferecida a provocação para que o próximo diagnóstico seja feito a partir de um estudo sobre o comércio valenciano, para que possamos ter ações mais assertivas e, através dessas ações, beneficiar mais rapidamente todos os nossos associados e empresários de Valença”, afirmou.

lais

Laís Meireles, gestora do Sebrae/Valença (Foto: Valença Agora)

A gestora do ponto de atendimento do SEBRAE em Valença, Laís Meireles, pontuou a utilidade do diagnóstico apresentado. “É muito mais fácil para as instituições, para as associações fazerem qualquer tipo de ação entendendo a dor, a necessidade real da sociedade. Esse mapeamento traz para a gente uma clareza de onde atuar, de como a gente unir forças para poder realmente gastarmos energia naquilo que é necessário, que é preciso ser feito”.

Eunice Pereira - coordenadora da Defesa  Civil de Valença Foto: Valença Agora)

Eunice Pereira - coordenadora da Defesa Civil de Valença (Foto: Valença Agora)

Representando a Defesa Civil Municipal, a coordenadora do órgão, Eunice Pereira, disse que o diagnóstico é importante para identificar riscos existentes no município. “O mapeamento de ecossistemas de inovação, para mim, foi uma novidade. Gostei muito de aprender que existe essa ferramenta de mapeamento voltado à economia, à cultura do nosso município”, considerou.

Marly Gudinho, presidente do Rotary Club de Valença Foto: Valença Agora)

Marly Gudinho, presidente do Rotary Club de Valença Foto: Valença Agora)

Marly Gudinho, presidente do Rotary Club de Valença, aprovou a iniciativa. “O que nós assistimos aqui é muito interessante para a cidade, um mapeamento da atual situação em termos de inovação. O Rotary Club apoia essas ações porque está envolvido com a comunidade valenciana. Tudo que representa desenvolvimento para Valença, o Rotary está junto, discutindo e apoiando. Estamos prontos a discutir com a sociedade essas iniciativas para ampliarmos essa discussão”, reiterou.

Alfredo Gonçalves, médico, escritor, ro- tariano e membro da AVELA Foto: Valença Agora)

Alfredo Gonçalves, médico, escritor, ro-
tariano e membro da AVELA (Foto: Valença Agora)

Também rotariano, o médico Alfredo Gonçalves fez suas considerações: “Esses assuntos todos que fazem despertar na sociedade uma consciência, um conhecimento, servem de estímulo e de provocação para que, adiante, as instituições se fortaleçam. Uma união de forças para que futuramente projetos possam ser viabilizados e só quem tem a lucrar realmente é a comunidade de Valença”.

Empresária Cleonice Moraes Foto: Valença Agora)

Empresária Cleonice Moraes (Foto: Valença Agora)

A empresária Cleonice Silva Moraes, proprietária do restaurante La Pasta Beach, considerou a palestra muito esclarecedora. “Fiquei surpresa, não imaginava que era tão abrangente. Fiquei muito satisfeita em participar”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.