Fieis participaram de manifestação em prol da reforma da igreja, chamando atenção da responsabilidade das autoridades políticas e sociedade em geral

WhatsApp Image 2023-06-01 at 05.32.45

No sábado (26/05), o adro da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Valença, foi palco de um apelo: “A Igreja Matriz pede socorro”. Católicos, autoridades civis e religiosas e representantes da sociedade civil organizada participaram de manifestação em prol da reforma do templo, que há quatro anos está interditado devido deterioração do telhado com risco de desabamento. Com o passar do tempo, outros problemas estruturais vêm colocando em alerta a igreja matriz, patrimônio tomado pelo estado e pelo município, com mais de 200 anos de existência.

A luta atual é por recursos financeiros que garantam o início da primeira etapa das obras, orçada em R$3,1 milhões.

O pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Igreja Matriz de Valença, Padre Marcos Reis, iniciou o chamamento à sociedade com um fato: “Valença é muito rica. Valença nasceu sobre o Coração de Jesus. Esse patrimônio faz parte da história de nossa cidade”, exclamou o líder religioso.

Padre Marcos Reis convocou sociedade e políticos a contribuir com a reforma (Foto: Valença Agora)

Pe. Marcos informou a todos sobre todo o andamento dos trabalhos em prol da reforma da igreja Matriz, destacando a atuação do IPAC, o apoio do deputado federal Raimundo Costa, que possibilitou o projeto de reforma a partir de emenda do seu mandato; o apoio da deputada federal Maria Del Carmen, que também destinou emenda em prol da reforma. O religioso ressaltou que outros políticos também se comprometeram em ajudar, mas que aguarda a concretização dos recursos para publicitar os respectivos apoio.

Fieis e autoridades civis e religiosas participaram de manifestação em prol de recursos para reforma da Igreja Matriz (Foto: Valença Agora)

“A Igreja Sagrado Coração de Jesus tem uma importante relevância para a nossa região, não só no seu contexto religioso para a população, mas também para as pesquisas arquitetônicas e urbanísticas, além de integrar a cultura e a identidade do povo de Valença, sendo um de seus patrimônios mais importantes”, definiu Pe. Marcos

“Onde andam os fiéis dessa Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus? Onde estão os milhares de fiéis que foram batizados, que fizeram a sua primeira eucaristia, que foram crismados, casaram e celebraram suas bodas? Celebraram a conclusão de seus cursos e suas formaturas. Onde estão os ex-prefeitos, os vereadores, o ex-vereadores, deputados estaduais e federais, que fizeram o juramento a promover a vida e os bens culturais do nosso povo? Queridos irmãos, essa manifestação busca sensibilizar as autoridades políticas e a sociedade em geral na busca por recursos que viabilizem a reforma deste tempo religioso”, ressaltou Pe. Marcos, que concluiu com uma pergunta reflexiva: “O que seria se essa igreja deixasse de existir no coração de Valença?”

O coordenador do Conselho Paroquial da Igreja Matriz, Antônio Machado, reforçou o pedido de ajuda. “O clamor hoje é que as autoridades políticas, a começar pelas da nossa cidade possam ajudar. Os deputados que foram eleitos na última eleição podem nos ajudar e temos um canal para isso, o prefeito com sua autoridade, com sua competência pode contatar todos eles para que eles possam dar sua contrapartida ao nosso município. Precisamos desses canais para chegar aos deputados estaduais e federais e mostrar a nossa necessidade, porque se não formos ajudados pelas pessoas que tem o poder de nos ajudar, o desastre mais tarde será terrível. É preciso que a gente abra o nosso coração para olhar a situação calamitosa da Igreja do Sagrado Coração de Jesus”, destacou.

Antônio Machado ressaltou ainda que “a Igreja Matriz está em crise”. Com a interdição do templo, muitos fieis deixaram de frequentar as missas realizadas no salão paroquial, consequentemente, o engajamento dos fieis com as causas da igreja diminuiu consideravelmente. “Nós precisamos reverter essa situação, a igreja pede socorro. Se demorar mais um pouco, esse telhado vem a baixo. Ontem tive mais um desprazer com essa situação, pois o altar também está com danos e se não forem reparados o altar vem a baixo. A situação é crítica, complexa e precisa do apoio de todos”, alertou.

O defensor público Carlos Maia se uniu aos manifestantes em solidariedade a causa da Igreja Matriz. “Todos têm que arregaçar as mãos e trabalhar em prol do nosso patrimônio, do patrimônio de Valença e o que está correndo mais risco agora é essa igreja, por isso temos todos que trabalhar em prol da Igreja Matriz’, afirmou em entrevista ao JVA.

WhatsApp Image 2023-06-01 at 05.32.51

Em entrevista ao JVA, o prefeito Jairo Baptista disse que a Prefeitura não tem recursos suficientes para arcar com a reforma da Matriz. “Estamos preocupados, estive em Salvador com o secretário de Cultura falando sobre a condição da igreja e de outros patrimônios de Valença como o prédio da Câmara, a Recreativa, o Teatro Municipal e a Cadeia Pública. Estamos envolvidos, e o que puder fazer politicamente, faremos para buscar mais recursos para a reforma da Igreja Matriz, pois ela é o nosso patrimônio maior”, ressaltou Baptista.

O presidente do Grupo São Pedro do Tento, Jeová Porto, destacou que a manifestação é o pontapé para outras ações de alerta. “O padre vai à Câmara de Vereadores participar da tribuna livre, mostrar ao município que ele também tem a obrigação de dar a sua contrapartida, pois a Igreja Matriz também é patrimônio tombado pelo município e ele tem recursos para isso. Solicitamos também uma audiência com o secretário de Cultura do Estado, com o padre Marcos e comissão da Matriz para mostrar o projeto e a gente espera que o nosso governador também dê a sua contrapartida, pois se o estado tombou ele tem obrigação de ajudar nessa reforma”, considerou.

Jeová comentou a respeito da contribuição do deputado federal Raimundo Costa à Igreja Matriz. “A gente sabe que o deputado, filho da terra, assumiu o projeto da reforma com R$200 mil e colocou mais quase 600 mil. Ele tem mais de 200 municípios que votou nele e ele precisa dar assistência a todos. Raimundo está presente em todos os momentos da vida da igreja, não só no projeto da Matriz, mas tudo que o nosso padre Marcos solicita ele está presente ajudando e com certeza irá colocar outras emendas. Que outros deputados que tiveram votos em Valença sigam o exemplo dele, que logo veremos essa reforma acontecer”, enfatizou.

Rejane Machado, membro do Conselho Paroquial da Igreja Matriz frisou que a luta tem sido grande para buscar meios de reformar a igreja. Rejane demonstrou grande preocupação com o patrimônio. “Se toda a sociedade valenciana não se juntar, a Igreja vai cair e não vai demorar, então é urgente. Precisamos nos unir para buscar recursos junto ao poder público e a quem mais puder ajudar. Será muito triste ver essa igreja cair, não podemos permitir que isso aconteça”, afirmou ao JVA.

Vidalto Oiticica, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença, representando a Casa do Em-presário, se comprometeu em somar forças em prol da Igreja, e também cobrou o governo do estado sobre sua obrigação de contribuir com a causa. “Nesse momento quero dizer que estamos irmanados com essa causa, independente da religião de cada empresário. Esse patrimônio não é só da Igreja Católica, ele é de toda a sociedade valenciana e a sua reforma precisa ser feita o quanto antes, pois isso também contribui com a estima do povo valenciano. O dono desse patrimônio também é o governo do Estado, a partir do momento que ele tombou esse patrimônio, e com isso tirou a autonomia da igreja para que ela mesma tomasse suas iniciativas para que a igreja não tivesse chegado a esse estado”, ressaltou.

Vidalto Oiticica participou de ato em prol da Igreja Matriz Foto: Valença Agora)

“Nossa proposta, além de estarmos irmanados, é se juntar toda a sociedade e os pilares dela para ir até o governador, temos que ir à liderança máxima, dona também desse patrimônio, para expressar que os valencianos existem e tem valor”, sugeriu o empresário. Vidalto Oiticica exemplificou que cidades menores que Valença recebem a atenção do governo do estado para os seus patrimônios, portanto Valença não poderia ficar à margem desse cuidado.

WhatsApp Image 2023-06-01 at 05.33.07 (1)

Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus está interditada a mais de quatro anos aguardando obras (Foto: Valença Agora).

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.