Terminou nesta quinta-feira, 29, a ação do Odontomóvel do Saúde sem Fronteiras, em Valença, uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia. As unidades móveis contaram com a atuação de 17 profissionais dentistas que atenderam uma média de 280 pessoas por dia. O serviço começou na segunda-feira, 26.

Súde sem Fronteiras Odontomóvel

Saúde sem Fronteiras Odontomóvel

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), coordenado pela Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), e tem por objetivo levar atendimento especializado para áreas carentes desse tipo de atenção. As unidades móveis são compostas por conjuntos odontológicos equipados com moderna tecnologia.

Luciana Muniz e as filhas Ana Clara e Laura

Luciana Muniz e as filhas Ana Clara e Laura

A valenciana Luciana Muniz de Valença levou as filhas Ana Clara de 5 anos e Laura, 10, para aproveitar o serviço e realizar Limpeza nos dentes. “Eu gostei muito, me ajudou bastante esse serviço vindo pra cá, gostaria que viesse mais vezes”, desejou a dona de casa.

Rosimária veio de Taperoá com o filho em busca do atendimento

Rosimária veio de Taperoá com o filho em busca do atendimento

O serviço também atraiu pessoas de cidades vizinhas, como Rosimária que veio de Taperoá acompanhada do filho. “Uma comadre minha passou por atendimento aqui e gostou muito do serviço, me falou e hoje eu estou aqui. É uma iniciativa de grande importância pra nossa região que ainda carece de serviços como esse”, avaliou Rosimária que aproveitou para limpar e obturar os dentes.

Railda Alves, voluntária, e Núbia Porto, coordenadora na DIPRO

Núbia Porto, coordenadora da Dipro comentou o serviço. “Viemos de Ituberá com a Feira Cidadã que contempla diversos serviços, e, devido à necessidade de Valença, o governador Rui Costa solicitou que trouxéssemos o Odontomóvel pra cá. De segunda a quinta atendemos demanda espontânea, priorizando também as pessoas da zona rural. Foram cerca de 1.500 atendimentos”, afirmou. “A gente sabe que a atenção básica dos municípios não conseguem atender toda a demanda, então a gente vem com esse papel de estar suprindo essa necessidade do povo. É notório hoje para os baianos que nunca se investiu tanto em saúde no nosso estado”, acrescentou a coordenadora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.