Este ano, o Dia Nacional e o Dia Municipal do DeMolay, 18 de Março, foram celebrados com a ação social denominada Dia D Comunidade. 256 cidades brasileiras, dentre elas 24 baianas que possuem um Capítulo DeMolay, realizaram um dia de serviços médicos gratuitos para a população local. Em Valença, o capítulo escolheu a comunidade do Tento para ser atendida pela ação que aconteceu no Posto de Saúde da Família e na escola municipal do bairro.

WhatsApp Image 2018-03-20 at 18.19.53 (1)

O Dia D Comunidade, em Valença, ofereceu serviços de saúde com médicos, nutricionistas, dentistas, enfermeiras, massoterapeutas, além de corte de cabelo, vacinação e palestras de conscientização sobre doenças. A Prefeitura de Valença, através da secretaria de Saúde, foi parceira do Capítulo disponibilizando profissionais e estrutura física. Também de grande importância foi a participação do Clube de Pais e Amigos dos DeMolays que se voluntariaram durante a ação.

WhatsApp Image 2018-03-20 at 18.19.51

O Capítulo Valença, nº 456 da Ordem DeMolay está aqui para servir a sociedade. Tem uma frase muito bonita na loja que diz: “se você não serve para servir, você não serve para estar aqui”. A Ordem é uma grande ajuda para a sociedade, pois para muitos jovens que estão por aí sem fazer nada, ou, às vezes, mexendo com coisas ilícitas, se perdendo no mundo do crime, a Ordem pode ser um amparo, um local para ajudar esses jovens. Uma cidade com um capítulo DeMolay é uma cidade que tem uma série de jovens para trabalhar por ela, muitos hoje não estão nem aí pra comunidade, só que a Ordem DeMolay está presente para dizer que nós sim estamos comprometidos e que vamos estar ajudando essa sociedade”, destacou o DeMolay Lúcio Vital Moreira, um dos organizadores do Dia D Comunidade, em entrevista ao Jornal Valença Agora.

Sobre a receptividade da comunidade ao evento, Lúcio considerou “sensacional”. “Não tivemos nenhum problema com relação à receptividade da comunidade, inclusive a gente foi aplaudido. Divulgamos a ação na internet, nas ruas com carro de som, no rádio, e, em nenhum momento alguém demonstrou repúdio por sermos DeMolay, inclusive, o Posto de Saúde fica em frente a uma igreja e as pessoas até saíram após o culto para serem atendidos”, relata.

Com início às 08 horas e término às 14h, o Dia D Comunidade realizou 15 atendimentos com nutricionista, 27 com massoterapeuta, 41 atendimentos médicos com clínico geral, 24 com dentista, 23 cortes de cabelo, 14 vacinações e 32 atendimentos com as enfermeiras (aferição de pressão e teste de glicemia).

O Capítulo DeMolay de Valença conta atualmente com 30 jovens entre 12 e 21 anos, que realizam diversas ações filantrópicas durante o ano, entre elas, arrecadação de presentes para o Natal, participação em eventos sociais e a Copa DeMolay que arrecada alimentos para instituições carentes.

Para o nosso entrevistado, Lúcio Vital, 16 anos, ser DeMolay é “além de servir a sociedade, é também ser um líder, alguém que está preocupado com essa sociedade e que quer o melhor para ela”.

 

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.