Após dois anos sem a tradicional Festa de São João, suspensão causada pela pandemia da Covid, o município de Valença volta com o festejo em 2022. O evento tão aguardado pelos fãs de festa junina e pelo comércio devido ao aquecimento econômico, será realizada pela Prefeitura entre os dias 24 e 26 de junho, com o patrocínio da Itaipava, que desde sua instalação em Valença no ano de 2015, vem obtendo a exclusividade como patrocinadora, sendo a cerveja oficial do São João valenciano.

Para este “Você Agora” entrevistamos o empresário Eduardo Dantas Ribeiro, Diretor-Executivo da Distribuidora de Bebidas Itaipava Costa do Dendê, estabelecido em Valença a cerca de 8 anos. Dantas é administrador com pós-graduação em Gestão de Pessoas e de Negócios. Exerceu a função de presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Valença (CDL), gestão 2018-2020. Confira a entrevista a seguir.

JVA: Eduardo, mais uma vez a Itaipava presente no São João valenciano e dessa vez com a Itaipava 100% Malte. Por que essa cerveja presente com exclusividade nesta festa?

Eduardo Dantas: A Itaipava não poderia estar de fora do São João, depois de dois anos ausentes por conta de uma pandemia. Nossa empresa está em Valença desde 2015 e de lá para cá tem estado presente com exclusividade em todos as festas de São João aqui do município.  Em 2018 a Prefeitura não quis fazer o São João, e, em 2020 e 20211 não tivemos por causa da Covid, nos demais estivemos sempre presentes fortalecendo a festa do São João. A Itaipava 100% Malte é uma cerveja nova, que foi lançada em dezembro, uma cerveja 100% malte, um segmento novo que cresce a cada dia. A Itaipava 100% Malte tem um aspecto diferente, é uma cerveja dourada, leve, marcante, com aroma diferenciado, é uma cerveja que caiu no gosto do valenciano. O São João é uma festa totalmente familiar, pacífica, é uma festa bacana, e que tem que ser brindada com essa cerveja dourada, a Itaipava 100% Malte que é a cara da família e a cara de Valença hoje também.

JVA: Por que a Itaipava decide patrocinar o São João? O que tem de diferencial para o poder público optar pela Itaipava?

Eduardo Dantas: Na realidade a Itaipava sempre sai à frente oferecendo e buscando isso, pois Valença nos acolheu e desde 2015 funcionamos aqui, então sempre buscamos fazer essa festa junto com a Prefeitura, pois o São João pra gente, vai além de qualquer venda ou consumo de cerveja, ela é uma festa de tradição que valoriza a integração familiar e fortalece a nossa cultura, e é isso que a Itaipava preserva. Importante ressaltar que o nosso objetivo não é apoiar gestores, respeitamos todos os gestores democraticamente escolhidos pela população, mas nosso apoio sempre é ao município, ao valenciano, à festa que será realizada para a população.

JVA: Na sua visão, qual a importância do São João para o aquecimento econômico do município?

Eduardo Dantas: O aquecimento é muito grande, tanto em relação a venda de produtos, quanto de serviços, e a gente tem levantamentos passados feitos através da Casa do Empresário e do CDL, bem como da Secretaria de Indústria e Comércio, da movimentação financeira e econômica que a festa proporciona. Existe uma gama de profissionais que se fortalecem muito em relação a esse festejo. Para citar alguns, há crescimento nas áreas de vestuário, calçados, eletrodomésticos, serviços tais quais hotéis, postos de gasolina, farmácias, salões de beleza, moto táxi e táxi, alimentos, toda a economia é movimentada, se a gente não tem o festejo em nossa cidade essa economia toda é levada para fora, pois boa parte das pessoas iriam festejar o São João em outras cidades. Tendo aqui a festa, além da população ficar aqui, a cidade ainda recebe visitantes, parentes e amigos das famílias valencianas, pessoas das cidades circunvizinhas onde não terá festa vindo aqui para nos prestigiar e enriquecer ainda mais a nossa grande festa de São João. Esse é um ano atípico de retomada, com o menor número já registrado de municípios que realizarão festa de São João no Estado da Bahia e na nossa região poucos farão.

JVA: A Itaipava sempre mostrou preocupação com as questões culturais e valores de Valença. Nessa pactuação do São João com a Prefeitura, o que temos em relação ao fortalecimento cultural?

Eduardo Dantas: Primeiro quero destacar que a festa de São João eleva a autoestima do valenciano, ainda mais com tantas cidades que não realização a festa. O São de Valença é a grande festa da nossa região, mantém a tradição e fortalece a cultura. Na negociação de patrocínio junto à Prefeitura, tem algumas características que passam a ser exigência nossa, assim como foram nas outras edições do São João também, como a obrigatoriedade da participação de um percentual grande de músicos locais na grade de atrações da festa. Tem ainda a valorização da cultura na manutenção de apresentações de quadrilhas e de outros grupos que se apresentarão na praça. Acontecerão dois dias de Feira na Praça da República, onde está sendo montado o grande espaço para o São João, já com a estrutura bem mais pujante do que anos anteriores.

JVA: Qual sua visão em relação ao espaço que foi escolhido para realização da festa?

Eduardo Dantas: A Praça da República já mostrou ao longo do tempo que é uma praça pesquisada, onde tem a preferência da maioria das pessoas. Já tivemos o São João na Praça da República por alguns anos seguidos e os índices de violência são extremamente baixos ou inexistentes nesse local, é um espaço amplo e que comporta tranquilamente 15 mil pessoas sem gerar aglomeração intensa.

JVA: Como foi comentado, esse São João será atípico, pois ele acontece após dois anos de pandemia e as pessoas ainda estão experimentando esse momento de retomada e de continuidade do seu viver em harmonia social. Qual sua expectativa para esse tipo de festa com grandes aglutinações e qual mensagem você deixa?

Eduardo Dantas: A Prefeitura foi muito inteligente no momento em que escolheu a grade de atrações da festa, pois é uma grade muito voltada para São João, ela não escolheu grandes atrações que aglomeram e que sempre trazem um grande público, independente de festejo de São João, então as atrações são todas voltadas realmente para o forró, para música de São João e toda estrutura está sendo montada em três dias que começam bem cedo e vão até tarde para que espace esse tempo e essa distribuição das atrações na Praça da República.

JVA: Suas considerações finais.

Eduardo Dantas: Eu convoco e convido a população valenciana que vá se divertir com todos os cuidados necessários ainda a uma pandemia. Quem tiver algum sintoma gripal, alguma comorbidade, que se preserve, se cuide e não vá à praça. A quem ainda não se vacinou, procure se vacinar, existe hoje um leque de opções de unidades de saúde com vacinas disponíveis para todas as idades. E que todos possam curtir com muita paz, muita tranquilidade pra gente manter a nossa tradição do São João, elevando a autoestima do valenciano, elevando o nome do nosso município e da nossa região.

 Itaipava Puto Malte

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.