A Prefeitura Municipal de Valença, através da Secretaria de Agricultura, lançou o Sistema de Mapeamento da Agricultura, cuja finalidade é, a partir de um cadastro com informações sobre o produtor e a propriedade, levantar informações de maneira georreferenciada para facilitar a construção de políticas públicas.

Este cadastro inclui também informações referentes ao tipo de produção e quantidade, quantidade de hectares ocupados, informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dentre outras chamadas ligadas a cursos, feiras, acesso a crédito e outras iniciativas realizadas pela prefeitura.

Para o prefeito Jairo Baptista, a iniciativa é fundamental para aplicar os recursos financeiros de forma bem distribuída e para construir políticas públicas para quem mais precisa: "Temos que focar em modernização
para planejar as nossas ações. Entender o perfil do produtor rural valenciano é o primeiro passo para entregar o que ele mais precisa, a exemplo de insumos, conhecimento e oportunidades de geração de renda", destaca.
Para o vice-prefeito Joailton Manoel, a implantação do sistema poderá apoiar na resolução de desafios do município: “Essa ferramenta nos ajudará a entender o que é plantado e criado em cada propriedade, aumentando a eficiência no processo de aquisição diretamente com o produtor. Da mesma forma, ajudará na distribuição indireta de renda para ajudar o povo valenciano”.

Na visão do secretário de agricultura Wallace Aguiar, a agricultura deve estar atenta às novidades: “Estamos sempre em busca de novidades e esse trabalho nos ajudará a ter todas as propriedades rurais devidamente mapeadas, facilitando a construção de polícias que beneficiem o produtor", conclui.

Fonte: Ascom |Valença

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.