Evento voltado aos pequenos produtores rurais foi promovido pela Coopafbasul em parceria com a Coopfamily

Aconteceu nesta quarta-feira (24) em Ituberá, a 1ª Expocoop, uma iniciativa da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul – Coopafbasul em parceria com a loja Coopfamily, que proporcionou conhecimento tecnológico aos produtores rurais cooperados e não cooperados visando maior produtividade e qualidade de seus cultivos. Para isso, a Coopafbasul convidou diversos parceiros, que durante todo o dia, expuseram e demonstraram a aplicação de seus insumos e produtos direcionados à agricultura.

Os mais de 250 produtores presentes tiveram a oportunidade de adquirir produtos, realizar cadastro de Barter e participar da programação de palestras. Foram apresentadas as seguintes temáticas: Legislação e devolução correta das embalagens vazias; Como melhorar a eficiência da bioadubação e bioestimulação e reposição de micronutrientes para o cacaueiro; Quais os benefícios que trazem os produtos biológicos.

Marcos Pereira, presidente da Coopafbasul - Foto Jornal Valença Agora

Marcos Pereira, presidente da Coopafbasul - Foto: Jornal Valença Agora

De acordo com o presidente da Coopafbasul, Marcos Pereira, a 1ª Expocoop é um avanço ao aproximar o pequeno produtor da tecnologia. “Esse tipo de evento é inédito em nossa região e vem para mostrar ao agricultor que ele também pode usar as novas tecnologias que estão surgindo para as lavouras, que isso não é coisa apenas para grandes produtores”, destacou.

O diretor executivo da cooperativa, Gileno dos Santos, reforçou a missão do evento. “Nesse evento estamos trazendo o que há de melhor em tecnologia para que a agricultura familiar, nossos cooperados, consigam fazer o uso dela de forma acessível, para que a gente consiga mudar cada dia mais as cadeias produtivas da nossa região”, afirmou.

Gileno Santos, diretor executivo da Coopafbasul - Foto: Jornal Valença Agora

Gileno Santos, diretor executivo da Coopafbasul - Foto: Jornal Valença Agora

“A Coopafbasul se une com parceiros que realmente estão pensando em agregar valor, em mudar a vida do cooperado para que chegue à agricultura familiar uma tecnologia acessível, com preço justo, possível de ser aplicada. Esse passo está sendo dado, é mais uma realização da Coopafbasul de um evento com casa cheia, com o entendimento do cooperativismo de que juntos somos mais fortes. Aproveito para agradecer a todos os parceiros que contribuíram de alguma forma, nossos colaboradores, cooperados, isso aqui aconteceu porque todos se envolveram. Pensamos sempre em fazer o melhor para os nossos cooperados”, ressaltou Gileno.

Engenheiro agrônomo Rafael Ferraz - Foto Jornal Valença Agora

Engenheiro agrônomo Rafael Ferraz - Foto: Jornal Valença Agora

À frente da gerência da Coopfamily, o engenheiro agrônomo Rafael Ferraz considerou o evento produtivo. “Nossa 1ª Expocoop foi ímpar, um evento voltado para o pequeno agricultor, com tecnologias novas, acessíveis ao bolso do pequeno. Em plena quarta-feira reunirmos 253 pessoas um dia inteiro dentro de um local para escutar palestras e discutir tecnologia é maravilhoso, fora do comum. Isso demonstra o interesse do produtor pela cultura, associado à credibilidade da cooperativa, que hoje tem 3 mil cooperados, vem em franco crescimento, agregando novos negócios e com uma administração responsável e competente”.

Fabiano Veloso ADAB - Foto Jornal Valença Agora

Fabiano Veloso (ADAB) - Foto: Jornal Valença Agora

Uma das palestras abordou a importância da preservação ambiental e do cuidado com a saúde através do uso adequado de agrotóxicos e defensivos, no uso e no descarte correto das embalagens vazias. O tema foi apresentado pelo representante da Agência de Defesa Agropecuária – ADAB, Fabiano Veloso. “Precisamos criar a consciência de que hoje em dia estamos trabalhando com desenvolvimento sustentável, com a preservação do meio ambiente, portanto agrotóxico tem que ser usado o mais racionalmente possível para que possamos evitar impactos ambientais, a contaminação dos solos e das águas, e, principalmente cuidarmos da nossa saúde, visto que esses produtos quando utilizados sem as devidas precauções eles são muito prejudiciais”, alertou Veloso.

Prefeito Reges Aragão - Foto: Jornal Valença Agora

Prefeito Reges Aragão - Foto: Jornal Valença Agora

Prestigiando a 1ª Expocoop, o prefeito de Ituberá, Reges Aragão, se demonstrou parceiro da agricultura. “Sediar esse evento aqui, para a gente enquanto município, é importantíssimo porque a gente eleva o nome da nossa cidade e o potencial a nível de Baixo Sul. Eu quero parabenizar a Coopafbasul, todos os seus dirigentes, os integrantes, todos os cooperados, por fazerem com que ações como essa, que muitas vezes eram esquecidas ou desacreditadas, possam se tornar cada vez mais real e motivar tantas outras pessoas a fazerem parte desse conjunto de famílias, de ideias que trazem melhoria na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o gestor municipal. [Leia entrevista com o prefeito ao final da matéria]

Ramon de Carvalho Souza,gerente geral da Banco Brasil Ituberá - Foto Jornal Valença Agora

Ramon de Carvalho, gerente geral da Banco Brasil em Ituberá - Foto: Jornal Valença Agora

Presente no evento, o gerente geral da agência do Banco Brasil em Ituberá, Ramon de Carvalho Souza, avaliou o evento e a importância do cooperativismo fomentado pela Coopafbasul. “Eu trabalho com cooperativas aqui em Ituberá e é bem interessante a contribuição que elas oferecem aos cooperados, principalmente para o pequeno produtor, através não só da entrada ao crédito, mas também de técnicas de ações e manejos adequados. Então, parabenizo essa iniciativa da Coopafbasul e das demais cooperativas aqui presentes, porque, os cooperados se unindo, terão mais forças, mais oportunidades, e isso só tem a melhorar a economia aqui da população de Ituberá e das redondezas”, afirmou.

Valdir Silva representante da Fortgreen - Foto Jornal Valença Agora

Valdir Silva, representante da Fortgreen - Foto: Jornal Valença Agora

Representante técnico da Fortgreen, empresa parceira da Coopafbasul, Valdir Silva levou a 1ª Expocoop insumos de biotecnologia e nutrição de plantas. “O objetivo hoje da Fortgreen com a Omega é trazer todo o nosso portfólio e mostrar a tecnologia que hoje é o carro chefe do mercado. E o que vimos aqui foi muito bom, o pessoal com muita vontade de adquirir conhecimentos de manejo de cultura, então é muito importante o produtor querer aprender. De zero a dez, esse evento está nota mil, organização perfeita e uma contribuição muito importante para a região. O Baixo Sul vem avançando muito, acompanhando todas as demandas do mercado e eu acredito que tem muita coisa ainda que a gente pode repassar de conhecimentos para fazer um bom trabalho juntos”, ressalto.

Márcio Antonio Braga Queiroz, presidente da Associação dos Cravicultores de Valença - Foto Jornal Valença Agora

Márcio Antonio Braga, presidente da Associação dos Cravicultores de Valença - Foto: Jornal Valença Agora

O presidente da Associação dos Cravicultores de Valença Márcio Antonio Braga Queiroz, vislumbra boas perspectivas para o cravo a partir de uma futura parceria com a Coopafbasul. “Está praticamente certa uma parceria com a cooperativa no sentido de entrar no mercado do cravo, para quebrar um pouco o monopólio mercado, que nós agricultores achamos que existe”, salientou Braga que considerou o evento extremamente positivo para a aquisição de novos conhecimentos.

Antônio Carlos Santos da Conceição, filiado de Igrapiúna - Foto Jornal Valença Agora

Antônio Carlos Conceição, filiado de Igrapiúna - Foto: Jornal Valença Agora

O cooperado Antônio Carlos Santos da Conceição, de Igrapiúna, destacou que a Coopafbasul “vem fortalecendo a capacitação dos produtores”, por oferecer eventos como este. “A todo tempo a cooperativa está buscando parcerias para que os agricultores venham melhorar sua produção e também se qualificar. Esse é um evento muito importante e de muito conhecimento”, acrescentou Carlos, cooperado desde 2014 que vem testemunhando os avanços da agricultura na região a partir das ações da cooperativa.

Fernanda, analista de negócios Cargill - Foto Jornal Valença Agora

Fernanda, analista de negócios Cargill - Foto: Jornal Valença Agora

A Analista de Negócios da Cargill, Fernanda, afirmou que a Expocoop é um evento de suma importância. “Está incentivando cada produtor a investir na sua área. Hoje a gente está com um aumento grande no valor monetário do cacau, então é de extrema importância que o produtor se atente quanto aos manejos e aos cuidados no campo. A Cargill hoje é parceira da cooperativa e também fornece adubo para o cooperado e ele paga com cacau, através da produção dele”, informou.

Stephanie Madureira, compradora de amêndoas de cacau pela Cargill - Foto Jornal Valença Agora

Stephanie Madureira, compradora de amêndoas de cacau pela Cargill - Foto: Jornal Valença Agora

Também representando a Cargill, a compradora de amêndoas de cacau Stephanie Madureira, que atua em parceria com a Coopafbasul, destacou que a cooperativa “tem um papel muito importante, pois ela desempenha um papel fundamental como intermediário nessa compra de amêndoas pela Cargill. O nosso contato é constante, a gente faz a nossa oferta diretamente para a cooperativa e ela consegue repassar essas ofertas para os produtores, fazendo eles terem acesso a valores mais justos e a gente consegue aderir um volume maior”, compartilhou.

Stephanie acrescentou ainda que a qualidade das amêndoas da região tem melhorado. “Eles têm investido no processo de beneficiamento, investido nas lavouras e isso contribui para que a gente tenha um produto final melhor, com menos vassoura, com beneficiamento melhor, com umidade melhor, com a quantidade de sujidade também mais controlada”, pontuou.

Andrezito Souza - Diretor presidente da COOEP - Foto Jornal Valença Agora

Andrezito Souza - Diretor presidente da COOEP - Foto: Jornal Valença Agora

O Diretor presidente da Cooperativa Mista do Desenvolvimento Econômico Sustentável - COOEP, Andrezito Souza, também fez considerações acerca da 1ª Expocoop. “Esse é o momento que você reúne agricultores para ouvir palestras de pessoas que são especializadas na área da adubação, no uso dos chamados defensivos químicos, de como proteger sua saúde para não ser contaminado com esses defensivos, como trabalhar o processo produtivo para ter a melhor rentabilidade. Traz o agricultor e a agricultora para uma reflexão. E, com certeza, amanhã, quando eles voltarem para as suas comunidades, para as suas atividades diárias, eles vão estar com a visão mais ampla e obter resultados melhores no seu desenvolvimento econômico e também no seu desenvolvimento social, e por que não dizer na sua relação da sua saúde, porque eles vão se prevenir de serem contaminados”, avaliou.

Thales Amauri Ferreira Rocha, diretor da TFR Consultoria Agrícola - Foto Valença Agora

Thales Amauri, diretor da TFR Consultoria Agrícola - Foto: Valença Agora

O consultor Thales Amauri Ferreira Rocha, da TFR Consultoria Agrícola participou das atividades e destacou que a agricultura vive um cenário muito bom de preços altos para o cacau. “É o momento que os cacauicultores têm de implementar a tecnologia, de cuidar da sua área, de implementar adubações e mudar para outro patamar”, afirmou.

“Vocês têm uma região que tem uma topografia, dentro das áreas que cultiva cacau do Baixo Sul, do sul da Bahia, de certa forma privilegiada. Em sua maioria essa região aqui do Baixo Sul tem uma topografia suave, onde é possível melhorar a mecanização e, é o momento de se investir na cacauicultura. Então, invista em sua lavoura, quem não tem plantio, plante de forma tecnificada para colher o seu sucesso posterior’, complementou Amauri.

Paulo Sérgio Ribeiro dos Santos do Viveiro Victória - Foto Jornal Valença Agora

Paulo Sérgio, Viveiro Victória - Foto: Jornal Valença Agora

Paulo Sérgio Ribeiro dos Santos, do Viveiro Victória, elogiou o evento.Maravilhoso, a gente estava em débito de um evento como esse, bem organizado, falando sobre a parte técnica, uma parte extremamente importante para o desenvolvimento da região, produtividade alta, preço melhor, qualidade, enfim, maravilhoso. A Coopafbasul é uma oportunidade para os pequenos produtores avançarem na sua produção. A cooperativa consegue, através das articulações dela, valorizar a produção dos agricultores familiares, e isso reflete em resultado, produtividade e ganho para o pequeno produtor. A Coopafbasul está de parabéns por estar exatamente fazendo esse papel que é extremamente importante para o desenvolvimento da região”, destacou.

“O Viveiro Victória é parceiro para que os cooperados da Coopafbasul e outros mais empresários possam adquirir mudas de qualidade, porque muda é o começo de tudo numa cultura perene. Então o nosso papel é fornecer uma muda diferente, de qualidade, para que o produtor possa realmente também ter alta produtividade e resultado”, acrescentou o empresário.

 

ENTREVISTA

Confira a seguir, a entrevista do Jornal Valença Agora com Reges Aragão, prefeito de Ituberá, durante a 1ª Expocoop Coopafbasul

JVA: Reges, qual a avaliação você faz desse evento e também qual a importância da cooperativa para o município de Ituberá?

Reges Aragão: A cooperativa tem uma função essencial aqui no fortalecimento da economia, sobretudo para aqueles que dependem da agricultura familiar. É uma forma muito objetiva, prática e de resultados. Poder fortalecer e estreitar esse vínculo, fazer com que a cadeia produtiva aconteça, que o agricultor que trabalha lá na ponta, consigam comercializar de forma justa e adequada, então tem expandido bastante, são vários produtos, vai para além do cacau, do guaraná, piaçaba, enfim, os seus derivados. O seja, uma atuação forte no mercado regional, interno, a nível de Brasil, exportando já, então assim, os resultados são maravilhosos e a Prefeitura aqui do município tem uma postura de parceria com a cooperativa. A Coopafbasul usa o Lema ‘juntos somos mais fortes’, e, de fato é isso. Agora recentemente nós estamos tramitando com a cooperativa a possibilidade de trazer para a Ituberá uma agroindústria voltada para o beneficiamento do palmito, isso vai gerar emprego, renda, vai movimentar ainda mais a economia. Então, sediar esse evento aqui para a gente enquanto município é importantíssimo porque a gente eleva o nome da nossa cidade e o potencial a nível de Baixo Sul.

JVA: A Coopafbasul é uma das cooperativas modelo para a Bahia e agrega valores muito nas famílias. Qual a avaliação que você faz do equilíbrio social através do processo da associativismo e cooperativismo, uma vez que você é privilegiado aqui?

Reges Aragão: A gente tem um problema sério em nossa região, que é exatamente o fluxo que sai do campo para as cidades e para outros estados. Com isso você consegue manter essas famílias no campo e fazer com que o pai, com que a esposa, com que o filho, possam compreender que eles podem sobreviver e sobreviver bem do que fazem na terra. A agricultura é a nossa base essencial. O envolvimento familiar, além de agregar valores financeiros para a família, traz todo o envolvimento social. A Prefeitura tem projeto de parcerias aqui, inclusive, com a cooperativa, de construção de parquinhos em comunidades, de ações comunitárias. Então, os cidadãos de Ituberá, de todo o Baixo Sul, são famílias que diretamente são beneficiadas com essa estratégia de unificação e fortalecimento da Coopafbasul.

JVA: Reges, a política tem o artifício de atuar onde o privado não consegue, ser esse braço de avanço. E Ituberá vem se destacando na organização agrícola e na organização econômica. O que você poderia pontuar enquanto prefeito dessa proximidade, você, sociedade organizada, e que faz Ituberá acontecer?

Reges Aragão: Olha, quando nós iniciamos o governo, é importante deixar claro isso, nós fizemos um trabalho de mapeamento muito grande. Compreender de fato a nível de gestão, qual seria o nosso plano de ação considerando o potencial do município de Ituberá e a realidade. Então, esse elo do poder público buscando na esfera estadual e federal uma possibilidade de proporcionar ao agricultor pequeno, médio, o grande também, porque o grande produz, gera emprego, gera renda para o município, para a nossa economia, trouxe para todos nós um planejamento de ações estratégicas, melhoramento de estradas, fortalecimento de projetos a nível estadual, ou seja, o governo agora, nesse governo do governador Jerônimo, tem voltado a um olhar diferenciado para o Baixo Sul, com programas expressivos na região. Não dá para desassociar hoje o privado do público porque tem ações que são coletivas e claro, se você vê a cooperativa abraçando o máximo possível, se você tem apoio do poder público você vai ampliando e consolidando uma posição de valorização das pessoas que vivem e sobrevivem da agricultura. O objetivo nosso é fazer com que os modelos aplicados em Ituberá possam ter resultados cada vez mais eficientes e sirvam como exemplo Bahia a fora.

JVA: Suas considerações finais.

Reges Aragão: Quero agradecer aqui a oportunidade de estar dialogando com esse canal que é de acesso grande para toda a região do Baixo Sul, dizer que aqui hoje se consolida uma ação muito importante, que é trazer a possibilidade de melhoramento na atuação do homem do campo, pequeno produtor, sobretudo, e da nossa parte como prefeitura, o compromisso de continuar seguindo nessa linha, desenvolvendo ações, firmando parcerias e trazendo resultados para a população. Nessa oportunidade quero parabenizar a Coopafbasul, todos seus dirigentes, os integrantes, todos os cooperados, por fazerem com que ações como essas, que muitas vezes eram esquecidas ou desacreditadas, possam se tornar cada vez mais real e motivar tantas outras pessoas a fazerem parte desse conjunto de famílias, de ideias que trazem melhoria na qualidade de vida das pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.