O seminário de Agroecologia teve como tema principal “Orobó tem Historia”. Nessa ação foram trabalhados e pesquisados alguns temas como: a história das comunidades e escolas, o resgate dos saberes ancestrais, o estudo sobre as sementes crioulas, prosas com os moradores locais, além das práticas agroecológicas e com as plantas medicinais que foram desenvolvidas.

Essas atividades são pautadas na legislação da Educação do Campo, Indígena e Quilombola. O projeto visa dialogar e aproximar as atividades com a realidade da comunidade, no caso, a comunidade do Orobó. Sempre buscando respeitar e valorizar o contexto de cada comunidade, a Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Educação segue com as atividades interdisciplinares que buscam promover a inclusão, os saberes ancestrais, respeitando os contextos da pluralidade cultural que o nosso município possui.

Durante o seminário agroecológico foi realizada uma roda de conversa com a participação de Carlos Adriano, Professor da UFRB, Aline Andrade, Cleberson Pereira, e o mediador Taata Luangomina, que compartilharam os saberes sobre a economia solidária e os desafios que os estudantes enfrentarão no nível superior, além das apresentações dos alunos do Subsistema Educacional do Orobó.

O Vice-prefeito Joailton Manoel e a Secretária de Educação, Albete Freitas, estiveram prestigiando a apresentação do projeto.

Fonte: Ascom Prefeitura de Valença

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.