Uma única árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios, desde a sombra aconchegante até a folha de papel. As florestas plantadas pelo homem (reflorestamento) fornecem madeira para as construções e o mobiliário, celulose, carvão, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores, entre outros.

 
Além disso, das árvores provêm a proteção dos solos, rios e nascentes; a preservação da vida silvestre; e a manutenção da qualidade do ar. A preservação das matas nativas e dos mananciais, onde estão as riquezas da fauna e da flora, garante equilíbrio ao meio ambiente.
No ano de 1965, a comemoração do Dia da Árvore foi oficializada por lei. Naquele ano, o Presidente Castelo Branco sancionou um decreto, de número 55.795/65, que definiu a última semana do mês de Março para a comemoração do dia da árvore no Norte e Nordeste do país. A justificativa para essa diferença de datas é de ordem climática, já que esse período coincide com o inicio do período chuvoso nessas regiões, diferentemente das outras regiões, que comemoraram o Dia da Árvore em Setembro.

 
Independente dessa divergência de datas, é sempre bom lembrarmos da importância da flora para o equilíbrio ambiental, a sobrevivência da fauna, a existência das nascentes de água, o regimes de chuvas, além de muitos outros benefícios resultantes da vegetação. Por isso, plante árvores, independente da data, e cuide delas sempre.

 

No dia 27 de março de 2013, o engenheiro agrônomo Antônio Jorge Silva de Menezes, em uma postagem no Facebook buscou chamar a atenção da sociedade na esperança de salvamento da árvore castanheira centenária de Valença, localizada no Amparo e derrubada três anos depois (2016), após laudos técnicos condenarem sua estrutura.

A seguir reproduzimos a postagem de Antônio Jorge para reflexão.

pp

Era uma vez uma 

“É verdade! Passou o meu dia em brancas nuvens (estava nublado). O dia vinte e um de março é considerado como "dia da árvore na região nordeste"... passou realmente e ninguém lembrou... afinal de contas o ser humano (será?!) Só me considera quando me transformam em um móvel bonito....em carvão na hora do churrasco... Quando termina o almoço na hora de usar o palito.....quando tem medo e dizem: fechem a porta (de madeira).....quando está chovendo: fechem a janela (de madeira) que está chovendo....quando usam pCastanheira em Valença-Bahiaapel para uma série de atividades......quando escrevem de lápis......quando admiram uma estante......quando admiram um belo telhado....e...sempre ! Mas será que lembram que a madeira realmente vem da arvore??!!”

 

Comentários feitos pelo próprio engenheiro agrônomo na postagem:

 
“... e o pior que querem fazer um tombamento. espero que não confundam e usem o motosserra para escrever certo com linhas tortas...”
“Meus respeitos pela sua imponência ! ... Percebida por poucos...admirada por alguns defensores da causa ambiental ... estará firme por muitas gerações que no futuro próximo saberão valorizá-la, infelizmente quando existirem apenas alguns espécimes em pé!”

Com informações retiradas da Internet

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.