O Governo de Valença e representantes da Coelba estiveram reunidos no último dia 14, na Prefeitura, para tratar do planejamento final com vistas à implantação da rede de energia elétrica no bairro do Quilombo e parte do Novo Horizonte. Logo após a reunião, a equipe da Coelba, a secretária do Meio Ambiente, Claudia Silva se dirigiram até o Quilombo para dar início ao planejamento das ações, que devem começar nos próximos dias com a colocação de uma unidade móvel no bairro para iniciar o processo de cadastramento, solicitações de ligações domiciliares e orientações sobre o cronograma da obra. Também, a Coelba se comprometeu a entregar o orçamento da iluminação pública do acesso ao Residencial Nova Valença, até o próximo dia 17 de julho.

Para o coordenador de Produção da Coelba, César de Jesus, o projeto de expansão da rede de energia elétrica do Quilombo é um dos maiores do Estado e requer um investimento de mais de R$ 600 mil com a colocação de 102 postes de concreto, além de outros equipamentos. “O local possui um solo bastante frágil e requer cuidados especiais. As ligações irregulares também merecem atençãol para que os serviços sejam efetuados de forma a evitar possíveis acidentes, disse César”.

User comments

User comments

Após dez anos da chegada das primeiras famílias em uma área localizada ao lado do bairro do Novo Horizonte, próximo ao manguezal, os moradores do Quilombo vem lutando para a regularização fundiária do bairro e a colocação de energia elétrica. Após um trabalho minucioso do Departamento Jurídico da Prefeitura, a Câmara aprovou por unanimidade o projeto, que declara o bairro como Área Especial de Interesse Social para Fins de Urbanização.

Para a prefeita Jucélia Nascimento, a materialização da energia elétrica do Quilombo é mais uma ação coletiva em prol das comunidades mais carentes de Valença. “Quando a gente se une, - comunidade, Câmara de Vereadores e a Prefeitura -, o resultado aparece”, disse.

A prefeita contou ainda com a colaboração decisiva de vários atores, entre eles, o governador Rui Costa, que, durante a entrega das 600 moradias do Programa Minha Casa Minha Vida no bairro do Novo Horizonte, no mês de maio, garantiu a colocação da energia elétrica no Quilombo. Outra importante contribuição foi dada pelos proprietários da área, que fizeram a doação para a Prefeitura, viabilizando assim, a regularização fundiária, que passa em definitivo para os moradores cadastrados, além da participação decisiva dos vereadores de Valença.

User comments

User comments

O Quilombo fica localizado em uma área considerada “irregular”, ao lado do bairro do Novo Horizonte. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), que realizou todo o cadastramento das famílias, trata-se de uma ocupação por população de baixa renda que reside em 233 imóveis ocupados por cerca de mil moradores, na sua quase totalidade, de Valença. O perfil socioeconômico identificou ainda que essas pessoas vivem predominantemente de trabalhos artesanais como a pesca e mariscagem. O bairro não possui nenhuma infraestrutura e o mais preocupante são as instalações elétricas feitas através de “gatos”. Com a aprovação do projeto, o município está autorizado a intervir no bairro, legalizando os imóveis e pode planejar toda a sua infraestrutura. A Coelba já está autorizada a colocar iluminação e os donos da área, fizeram a doação para a prefeitura.

Participaram ainda da reunião, Ademar Barreto (secretário da Administração), Alexandre Aquino (secretário do Planejamento), Marcos Venâncio (chefe de Gabinete), Carlo Eduardo (Procurador Jurídico), Zenaide Negrão (secretária Fazenda), Sheila Silva e Rodrigo Carvalho (Coelba).

 

Ascom – Governo de Valença

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.