Começa nesta terça-feira (6) o Partnership Meeting 2024, evento da Fundação Mundial do Cacau, que abrirá a Amsterdam Cocoa Week. Neste ano, o encontro tem o tema “Alinhamento para Ação Global” e contará com três brasileiros entre os painelistas, além de uma delegação do Brasil, que marcará presença após forte mobilização do CocoaAction junto aos membros e parceiros.

No dia 6/2 das 9h40 às 10h40: Guilherme Moura, representando a CNA, participará do painel “Produtores de Cacau”, que dá voz para agricultores de diferentes países contarem suas experiências de vida e trabalho, desafios e perspectivas. Ele que é uma liderança da cadeia, é também produtor de cacau na Bahia.

No mesmo dia, 6/2, das 16h30 às 18h00: Leandro Ramos, do CIAPRA, mais conhecido como Léo de Igrapiúna, apresentará o Programa Cacau+, que oferece assistência técnica e qualificação técnica continuada a 2.400 famílias produtoras de cacau na região Baixo Sul da Bahia. Nesta sessão serão discutidos casos de sucesso de diversificação de renda de produtores.

No dia 07/2, das 11h45 à 12h30: a sessão que abordará visões holísticas sobre o combate ao trabalho infantil em diferentes países produtores de cacau, terá Maria Claudia Falcão, da OIT Brasil, compartilhando as ações de promoção do trabalho decente da entidade no cacau, em parceria com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Dentro do evento, também acontece o Innovation Marketplace, um espaço para negócios, conexões e feira de produtos e soluções inovadoras no universo cacaueiro. O Brasil estará presente com duas instituições: o Centro de Inovação do Cacau (CIC): referência em tecnologias para classificação e avaliação sensorial do cacau, que também capacita produtores e oferece ferramentas para que aprimorem a qualidade de suas amêndoas; e o Instituto Arapyaú: que irá expor o Crédito de Recebíveis do Agronegócio (CRA) Sustentável, que já beneficiou 184 pequenos cacauicultores na Bahia, com a premissa de crédito aliado à assistência técnica, para alavancar a produtividade, qualidade e renda, com sustentabilidade.

A Amsterdam Cocoa Week também contemplará a feira e conferência do Chocoa, de 7 a 11 de fevereiro, e as cerimônias de premiação do concurso de qualidade do cacau, o Cacao of Excellence Awards (COEX). Na quinta- feira, dia 8 de fevereiro, às 15h, os brasileiros estarão concentrados, torcendo para os três produtores de cacau do Brasil, que estão entre os finalistas: Luciano Ramos de Lima, da Bahia, Miriam Aparecida Frederico e Robson Brogni, ambos do Pará.

Site: https://worldcocoafoundation.org/our-approach/partnership-meeting/wcf-2024

Saiba mais

O CocoaAction é uma iniciativa pré-competitiva, com atuação no Brasil em 2018, que trabalha unindo os diferentes atores da cadeia cacaueira, dos setores público, privado e sociedade civil, para implementar ações coletivas que fomentam o desenvolvimento sustentável. O CocoaAction Brasil tem oito membros financiadores – Barry Callebaut, Cargill, Dengo, Harald, Mars, Mondelez, Nestlé, Ofi – e dezenas de parceiros que colaboram para que a iniciativa execute suas ações & projetos. A iniciativa é coordenada pela P&A, em parceria com a Fundação Mundial do Cacau (WCF).

Foto: World Cocoa Fundation

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.