Este ano é comemorado em todo o mundo ocidental, o 73º aniversário do Dia da Vitória

Atiradores durante desfile de continência ao chefe de instrução do TG 06-005

 

O Tiro de Guerra de Valença (TG 06-005) realizou na manhã desta sexta-feira, 11, uma solenidade alusiva ao Dia da Vitória (08 de maio). A data marca o fim do terrível período de seis anos que durou a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), com a derrota da Alemanha Nazista e a vitória do grupo de países conhecidos por Aliados, do qual o Brasil pertencia. O confronto armado custou ao país quase 2 mil baixas, entre mortos e feridos, além de 34 navios afundados e 22 aviões abatidos.

O amigo do Tiro de Guerra, Frank Moral, foi convidado para executar o hasteamento do pavilão nacional

Durante a solenidade foi hasteada a Bandeira do Brasil ao som do Hino Nacional Brasileiro, o Canto da Canção do Expedicionário e a Oração do Atirador. Na ocasião, também foi entregue um certificado ao atirador voluntário Talisson Oliveira dos Santos que durante 1 semana participou das atividades da instituição.

O jovem Tálisson Oliveira recebe das mãos do Subtenente Ivonei Araújo, o certificado de atirador voluntário

O Atirador Higino, comandante da tropa alertou para valorização do Exército Brasileiro. “Essa data histórica foi muito importante não só para o Brasil, mas para todo o mundo. Temos que aprender a valorizar essa data que poucos conhecem, temos que aprender a valorizar o nosso exército. Muitos ainda têm receio porque acham que o exército só entra pra destruir tudo, mas não, nós estamos aqui para ajudar a população, pra ajudar o nosso país e defender a nossa pátria”, ressaltou.

O chefe de instrução do TG 06-005, Sub Ten Ivonei Araújo dos Santos leu a Ordem do Dia - mensagem do General do Exército Brasileiro

Em seu pronunciamento, o chefe de instrução do TG 06-005, subtenente Ivonei Santos ressaltou o dever militar na defesa da pátria brasileira:

“Jovens como vocês deixaram a sua terra natal, a sua pátria, a sua família e foram lutar em um terreno que desconheciam, ali enfrentando as intempéries do tempo e nada disso foi obstáculo para que eles recuassem ou desistissem de combater o inimigo nazifascista. [...] Não apenas lutaram, mas venceram batalhas importantíssimas, baixas houveram e isso é natural em um combate, mas o sangue derramado por aqueles heróis não foi em vão. Vencemos a batalha, a democracia superou todo o pensamento totalitarista, a democracia permanece ao alcance de todos. Hoje nós que estamos aqui fazendo parte dessa instituição que desde os seus primórdios é respeitada por todo cidadão brasileiro, e nós somos guardiões dos poderes constitucionais, da soberania da nossa pátria, devemos honrar e zelar pelo nome da instituição Exército Brasileiro. Se um dia a pátria mais uma vez nos chamar a esse dever de ofício e ao combate, que nós sempre possamos dizer: eis me aqui, estou pronto, preparado, avante camarada, em defesa do nosso pendão. Brasil acima de tudo!”.

Ainda em sua fala, o comandante Ivonei reproduziu a mensagem do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas destacando o 8 de maio. “Hoje, no aniversário dessa marcante data, podemos nos orgulhar da brilhante atuação de nossas Forças Armadas por ocasião do maior conflito bélico de todos os tempos. [...] Nesse dia, 8 de maio, Dia da Vitória, é fundamental que não nos esqueçamos da herança e do legado a nós deixados por aqueles que empenharam suas vidas para assegurar o bem da humanidade e para sustentar os valores mais caros e altivos de nossa Pátria. A eles, o nosso eterno reconhecimento, a gratidão e, acima de tudo, o compromisso de honrar seus exemplos inspiradores na luta diária pela soberania e pelo progresso de nosso País.”, diz trecho da mensagem.

A solenidade encerrou com o desfile em continência ao subtenente Ivonei Araújo.

SAIBA MAIS

Após cinco anos de lutas e batalhas, em meio à tristeza e lágrimas, a cidade de Londres deixou de lado o cinza de costume para dar alegria e cores a um povo que estava cansado da guerra. Foi dessa forma que milhares de pessoas se reuniram na famosa Trafalgar Square e no estonteante Palácio de Buckingham.

Surgia então o “Dia da Vitória na Europa”, comemorado em 8 de maio. Naquele dia, mais precisamente no ano de 1945, chegava ao fim os seis anos mais tristes e longos da história, devido à Segunda Guerra Mundial. Apesar de ser celebrado no dia 8, o documento preliminar foi assinado um dia antes com os representantes da Alemanha e das Forças Armadas que se aliaram na batalha. Aquele ato simbolizava o fim da guerra e a derrota da Alemanha nazista, além da vitória dos aliados que lutaram na Segunda Guerra.

Muitos chegaram a duvidar da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, mas nossos soldados nos representaram, e hoje são reconhecidos como verdadeiros heróis de um período que a história jamais irá esquecer.

Leia mais sobre a data clicando neste link: http://www.emilitar.com.br/blog/dia-da-vitoria/

Leia esta reportagem completa na edição impressa do Jornal Valença Agora, nº 681.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.