O dia "D" de vacinação contra a gripe está marcado para o próximo sábado (12), na Bahia e no Brasil. 

A Campanha Nacional começou no dia 23 de abril e vai até o dia 1° de junho. A meta é vacinar 90% do público alvo, o que representa mais de cinco milhões de pessoas. Conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), até o momento, a cobertura vacinal no Estado está em 30,55%.

Devem ser vacinados professores, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), mulheres e homens com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, indígenas, pessoas privadas de liberdade, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade.

De acordo com Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Mortes no estado

Quinze pessoas morreram na Bahia em decorrência da H1N1, de acordo com balanço divulgado nesta quarta, 9, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Até o dia 5 de maio, foram contabilizados 687 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 54 óbitos. Do total, 116 foram confirmados para Influenza, sendo 100 do subtipo H1N1.

Neste mesmo período de 2017, foram registradas 200 ocorrências de SRAG, com 18 mortes. Destes, 19 casos foram confirmados como Influenza, sendo dois por H1N1. Não houve morte pela doença nesse período na Bahia.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.