Turma 2022.2 participou de aula inaugural para saudar primeiro semestre do curso de Direito, avaliado com nota 4 pelo MEC

IMG-20220711-WA0066

Diretoria, professores e representantes do Corpo discente compuseram mesa. (Foto: Richard Mas)

O pontapé inicial da Beta, segunda turma de Direito da Faculdade Social da Bahia - FAESB, foi dado nesta sexta-feira (8), com a cerimônia de aula inaugural com a participação do Diretor Geral da instituição, Professor Doutor Francisco Carlos de Aguiar Neto; da presidente da mantenedora Arqué Educacional, Professora Rosa Fonseca, dos professores Ana Paula, Everardo Júnior, Gisele Nogueira, Taís Bonfim, Thiago Menezes, Rafaela Lima; da estudante Isabela Costa, representante da Turma Alfa; do presidente da Atlética de Direito, João Felipe; demais alunos, colaboradores e convidados. A cerimônia de abertura das atividades letivas contou a entrega da Constituição e da toga simbolizando a entrada dos estudantes no Mundo Jurídico.

Alunos receberam Constituição e toga como simbologia da entrada no mundo jurídico. (Foto: Valença Agora)

O Diretor Geral da FAESB e coordenador do curso de Direito, Francisco Neto, deu as boas vindas aos novos alunos da instituição e falou acerca dos diferenciais da FAESB, entre eles a experiência prática de contato com o mundo jurídico já no início do curso.

Francisco Neto, Diretor Geral da Faesb e coordenador do curso de Direto (Foto: Valença Agora)

"A faculdade FAESB está lançando uma nova forma de fazer Direito na Bahia, e a turma Beta, que é a nossa segunda turma, veio justamente para corroborar tudo isso porque mostrou que a implantação do curso de Direito, ao contrário do que algumas pessoas me diziam, deu muito certo, a primeira turma, Alfa, foi bem vista pela comunidade jurídica, e a gente tem muito como propósito inserir diretamente o aluno no mundo jurídico para que eles vivenciem as ações jurídicas e não fiquem só estudando a teoria, a gente quer que esse aluno publique, que esse aluno apareça desde o primeiro semestre. A gente quer que o nosso aluno seja a nossa bandeira, o nosso cartão de visita, acho que o diferencial é justamente esse", relatou Prof. Neto, acrescentando ainda que a faculdade movimenta o município e a região com alunos vindos de várias cidades.

Alunos da turma Alfa de Direito prestigiaram aula inaugural da turma Beta. (Foto: Richard Mas)

O Edifício onde a FAESB está localizado, o Paço Imperial, é uma réplica da arquitetura da sede da Câmara de Vereadores de Valença, prédio histórico construído em 1849, casa de Bernardino Sena Madureira, e que recebeu a visita do imperador Dom. Pedro II e de sua esposa Tereza Cristina. "Fico muito triste quando olho para a fachada da Câmara de Vereadores e vejo os matos crescendo. Infelizmente, se continuarem tratando o patrimônio histórico de Valença dessa forma, a única lembrança da Câmara de Vereadores será o Edifício Imperial da FAESB. O próximo andar que vamos subir aqui será feito aqueles bigodões que a Câmara tem com todo o rococó da fachada de cima", anunciou.

A presidente da Arqué Educacional, Rosa Fonseca, ressaltou que a FAESB, além de contribuir com o processo educacional no município, ela também contribui economicamente com a vinda de estudantes de outras cidades gerando receitas para o empresariado local e impostos para o município.

Advogado Everardo Júnior, professor do curso de Direito da FAESB (Foto: Valença Agora)

Representando o corpo docente o professor Everardo Júnior saudou a turma Beta e demais presentes. O advogado compartilhou fatos de sua trajetória de 20 anos de advocacia e 18 anos na docência do ensino superior. Ao JVA, o docente celebrou a existência da FAESB e do curso de Direito.

"Hoje é dia de festa, um momento em que a gente vê concretizar aquilo que vem sendo planejado a algumas décadas. Eu convivo com o professor Francisco Neto á alguns anos, em especial no que se refere à docência no ensino superior, e ele me falava sempre dos planos dele. Neto é historiador, membro da Polícia Civil, Bacharel em Direito e ele conseguiu reunir tudo isso nessa estrutura física e nessa instituição. Foi uma escolha acertada de Neto escolher um bairro pujante como o Novo Horizonte, que vem se tornando uma cidade dentro de Valença, um bairro que tem uma tendência de ter autonomia de comércio, de empresas e tudo mais. Ao trazer a instituição aqui para o Novo Horizonte ele ancorou um empreendimento nesse lado da cidade que era pouco provável, ele foi muito inteligente em enxergar essa necessidade e essa oportunidade que vai atender uma parcela da população valenciana que não era atendida nem albergada pelas demais instituições, então o curso de Direito já é fato. Nós temos uma turma Alfa excepcional, formada por homens e mulheres de aptidão e lucidez para se tornarem bons profissionais, agora começando a segunda turma, a turma Beta, que a gente percebe, por conhecer todo mundo de outras atividades, que será também uma turma sensacional, sem falar dos outros cursos, Pedagogia, Administração, Enfermagem, portanto a FAESB é um empreendimento que agrega um valor social muito grande para Valença e que já se torna já um expoente para a região do Baixo Sul baiano, a gente só tem que apoiar, contribuir da melhor forma possível e corroborar com esse empreendimento que já é um sucesso".

Thiago Menezes, professor do curso de Administração da FAESB (Foto: Valença Agora)

O professor do curso de Administração da FAESB, Thiago Menezes destacou a importância de mais uma turma sendo iniciada. "O que a gente observa aqui é o aumento da capacidade intelectual dos alunos da nossa cidade porque a partir do momento que os alunos começam a estudar um curso tão importante como esse de Direito, a gente começa a ter uma capacidade intelectual decisória mais importante e mais experiente dentro da nossa cidade, e é disso que a gente precisa. A Casa do Empresário que é uma instituição que faz com que as empresas se desenvolvam cada vez mais, ela de certa forma vem buscar dentro do nosso comércio, dentro da nossa sociedade, pessoas que possam realmente fazer a diferença e transformar a nossa cidade e o meio econômico em que a gente vive. Esse momento aqui é muito especial porque esse curso vai formar novos advogados e fazer com que a nossa terra seja reconhecida com mais profissionais para fazer a defesa dos direitos de consumidores, de famílias, pessoas e isso é importante, então o professor Neto está de parabéns, a turma tem um quadro de professores competentes e isso faz com que a nossa região se desenvolva cada vez mais", considerou.

Fotos: Richard Mas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.