Na tarde desta quarta-feira (30), foi realizada, na 2ª Igreja Batista de Valença, a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). Ele é realizado pela Polícia Militar da Bahia (PM/BA), e neste segundo semestre de 2022, preparou 175 alunos da rede municipal de educação para dizer não às drogas e não à violência.

Com o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência, o curso teve a duração de 4 meses, formando alunos do 2º ano, 4º ano e 5º ano, de 5 escolas municipais: Escola Municipal Padre Sousa, Escola Municipal Getúlio Vargas, Escola Municipal do Tio Virgínio, Escola Municipal Jacy Franco Guimarães e Escola Municipal Oficina Educativa da Criança e do Adolescente.

A secretária municipal de educação, Albete Freitas, destacou a importância do programa para educação. “Ele trata de forma pedagógica a prevenção quanto às drogas e à violência. É um programa que considero importante para o desenvolvimento dos nossos alunos da rede municipal de ensino”. Para o vice-prefeito, Joailton Manoel, essa parceria é uma conquista. “Esse projeto é uma conquista para Valença, eu fico muito feliz e orgulhoso por termos retomado este curso na rede municipal e seguiremos com o projeto em 2023, com intuito de seguir ensinando nossos alunos”, disse.

O programa tem por base o projeto Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), que foi desenvolvido na cidade de Los Angeles, Califórnia/EUA, em 1983. Desde 2002 em todos os estados brasileiros, o programa consiste de 10 lições apresentadas em encontros semanais com os alunos. Há uma cartilha e os temas abordados são as drogas, resistência, estratégias de recusar, pressão dos colegas, bullying e rede de ajuda.

Fotos/Fontes: Ascom Prefeitura de Valença

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.