Agricultor da zona rural de Igrapiúna-BA, de família simples, Antonio dos Santos Leite, 52 anos, casado e pai de seis filhos, comemora este mês, o lançamento do livro de sua autoria, intitulado “A mulher a flor”, 2ª Edição, editado e impresso pela Gráfica Prisma em Valença, com recursos próprios. O livro com tiragem de mil exemplares, composto por 79 poesias é uma homenagem a todas as mulheres, como o escritor afirma na apresentação da coletânea. “Escrevi este livro com toda dedicação para que possa através dele dizer para você, mulher, quanto a admiro. Pela sua coragem, sua força, seu amor, por tantos preconceitos já enfrentados durantes longos anos, quando bem se quer podia dizer ‘eu sou mulher’ e mostrar o seu valor”.

Capa- Livro- A mulher e a Flor

Na capa, a foto da professora Fernanda Lemos, de Igrapiúna, ao lado de uma flor, ilustrando o título da publicação. Em seu interior, acompanham os versos, várias fotos de amigas e parentas do Sr. Antônio que em reconhecimento ao trabalho, autorizaram a reprodução dos registros fotográficos.

A vontade de ser escritor despontou na vida do Sr. Antônio aos 32 anos de idade, momento em que decidiu retornar para escola e retomar os estudos paralisados na 4ª série. Sr. Antônio concluiu o Ensino Médio em meio ao reconhecimento de colegas e professores que notavam seu talento para o mundo da literatura. Em entrevista ao jornal Valença Agora, o escritor considera seu talento um dom, já que não frequentou universidade, nem realizou cursos para aprendizado da técnica da escrita de versos. “Sempre gostei de ler livros de romance, sempre que eu ia na ‘rua’ comprava alguns exemplares e adorava ler. Aí depois comecei a pensar na ideia de escrever um livro de poesias”, revela. A ideia se tornou realidade em março de 2010, quando Sr. Antônio lançou a 1ª edição do seu livro de poesias, em Igrapiúna, com grande prestígio do público. O poeta tem ainda mais dois livros escritos, mas que ainda não foram publicados, um sobre conscientização ambiental e outro de romance.

Antonio leite santos

Sobre seu retorno à escola já adulto, Sr. Antônio afirma que valeu muito a pena. “Eu considero que a volta à escola foi um aprendizado de vida pra mim, porque também de volta a escola eu tive esse grande incentivo de estar nesse mundo literário hoje”. O escritor sonha em cursar uma Universidade. “Eu sempre digo aos jovens que a felicidade da gente é realizar um sonho, mas para isso acontecer não basta somente sonhar, é preciso lutar, tem que correr atrás e ser persistente”, aconselha, nos contando ainda sua admiração pelo mundo da música [é compositor] e do teatro.

“Ser escritor mudou minha vida, a minha maneira de ver o mundo e de enxergar as pessoas. Graças à leitura e a escrita, tenho hoje um respaldo imenso, o carinho das pessoas, um respeito e uma admiração enorme, isso mudou muito na minha vida pessoal”, compartilha Sr. Antônio sobre sua transformação após encontrar-se com as letras.

Algumas de suas poesias já foram publicadas no Jornal Valença Agora, em página dedicada às poesias e poemas do poeta Mustafá Rosemberg, no Caderno de Cultura. Sobre o semanário, o poeta afirmou: “O Valença Agora pra mim, é uma grande preciosidade porque a gente tem acesso às informações importantes através de suas páginas. Quem não lê o jornal Valença Agora está perdendo uma grande oportunidade de conhecer saber das notícias que acontecem no Baixo Sul da Bahia. Quem lê o jornal Valença Agora tem a oportunidade de se transformar num cidadão melhor”, opinou.

O escritor articula agora, a divulgação e lançamento do seu livro em Valença, e em possíveis outros municípios da região.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.