Com o tema “Expondo a nossa cultura através da arte”, o Centro de Educação Tempo Novo – CETEN realizou neste domingo (10), na AABB-Valença, a sua XVII Quermesse, projeto anual interdisciplinar que acontece no mês de junho unindo arte e educação, com apresentações cênicas, de dança e musical. Todas as turmas, desde o maternal se apresentam na quermesse. Este ano, as turmas do Fundamental ao Ensino Médio se dividiram em duas equipes A e B, para as apresentações avaliadas por um júri.

Sob o olhar atento de todo o corpo escolar, dos pais, amigos, familiares e visitantes, os alunos contaram em ordem cronológica, tudo o que é destaque na riqueza cultural de Valença, envolvendo a história desde a povoação indígena às tradicionais manifestações culturais como a Festa do Amparo.

O júri foi composto pelo personal trainner José Neves, pela educadora Maria Luísa, pelo educador Ninaldo Santos e pelo dramaturgo Francisco Nascimento, que concederam a vitória para a equipe A.

quermesse ceten001059

Corpo de Jurados. Foto: Jornal Valença Agora

Para Francisco Nascimento, que também é conselheiro de cultura do estado da Bahia, a proposta da Quermesse deste ano é de muita importância. “Ela resgata momentos da cultura valenciana que precisam ser revividos, dá ao estudante a competência da pesquisa e habilidade para interação. É uma manifestação de arte, de cultura e que com certeza traz um ganho muito importante para todos esses jovens, eu considero que eles estão experimentando de fato o protagonismo”, avaliou.

quermesse ceten001247

Monalisa Bonfim e seu filho Luís. Foto: Jornal Valença Agora

Monalisa Bonfim de Almeida, mãe do aluno Luís Bonfim, do 6º ano vespertino, não escondeu a euforia quando a equipe do seu filho começou a se apresentar. “Todo ano a escola traz a história de alguma coisa pra gente vivenciar e esse ano é a nossa cultura valenciana que está sendo tratada, por isso minha alegria e empolgação. A história tem que ser contada, não pode ser esquecida”, afirmou.

O Luís, filho de Monalisa estuda no CETEN desde os três anos de idade. “São 25 anos de história do CETEN na nossa cidade, e a gente faz parte disso. Tenho o CETEN como referência na educação de Valença. É uma escola que realmente acontece, que não valoriza só o conhecimento, mas o outro como ser humano”, relata Monalisa, contando ainda que seu irmão foi o primeiro aluno com síndrome de down atendido pelo CETEN. “Esse trabalho que é desenvolvido aqui é transformador. Meu irmão hoje tem 27 anos e conseguiu se socializar, se “vira” muito bem”, conta.

quermesse ceten001134

Alunos parabenizaram o CETEN - 25 anos. Foto: Jornal Valença agora

A diretora Glória Souza se emocionou quando os alunos incluíram os parabéns aos 25 anos do CETEN nas apresentações, tornando a escola parte da história e da cultura da cidade.

“Temos que fazer com que nossos alunos valorizem a nossa cultura, façam com que ela apareça porque é algo que faz parte deles. A cultura de Valença é belíssima e o que a gente percebe é que ela está morrendo a cada dia, por isso a gente tenta mostrar um pouco para os pais e para os nossos alunos que é importante reviver e transmitir isso para a nossa comunidade. Também este ano o CETEN completa 25 anos de muito trabalho, de muita luta, mas tudo feito com muito amor. Fico emocionada de ver os alunos parabenizando a escola de uma forma tão bacana, significa que eles têm amor por essa instituição, é algo que é muito verdadeiro”, ressaltou a diretora.

A Quermesse também contou com a realização de um bingo que sorteou uma TV 43” LED, e muita música para diversão dos alunos ao final das apresentações.

Confira matéria completa na edição impressa nº 685 do jornal Valença Agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.