Tema central “Sustentabilidade” orientou enredo das apresentações artístico-culturais protagonizadas pelos estudantes

Alunos expressaram artisticamente os 4 elementos naturais: água, fogo, terra e ar (Foto: Valença Agora)

Realizada no último dia 12 de junho, no clube da AABB, a XXI Quermesse do Centro de Educação Tempo Novo – Ceten foi marcada pelas apresentações artístico-culturais e integração entre famílias, escola e comunidade. Este ano na Quermesse foi trabalhado o projeto “Sustentabilidade: Terra, água, ar e fogo”, que foi desenvolvido em sala de aula e transformado em manifestações como dança, música e teatro, protagonizadas pelos estudantes com participação do corpo escolar. A programação teve início com o tradicional Bingo entre as famílias e foi encerrado com o som do Dj Eric.

WhatsApp Image 2022-06-13 at 07.55.13 WhatsApp Image 2022-06-13 at 07.55.23

As equipes A e B, formada por estudantes do Ensino Fundamental ao Médio, se uniram para retratar os quatro elementos em pautas vinculadas à sustentabilidade. Do Big Bang, representando o elemento fogo, passando pela preservação dos oceanos com o elemento água, conservação da fauna e flora evidenciando o elemento terra à energia eólica com o elemento ar, os estudantes do Ceten mostraram seus conhecimentos e olhar crítico ao que acontece ao seu redor. Já consolidadas como característica da Quermesse, as críticas sociais também são contempladas e levam a comunidade escolar à reflexão.

Entre estas reflexões, os estudantes levantaram bandeira contra a privatização da água, numa alusão à defesa do órgão público SAAE-Valença. Anteriormente, na escola, servidores do SAAE realizaram palestra de sensibilização para os alunos apresentando os motivos para que os serviços públicos de água não sejam privatizados. O assunto foi transformado em apresentação da Quermesse.

Apresentação sobre o elemento água explorou o tema privatização do serviço de água (Foto: Valença Agora)

WhatsApp Image 2022-06-13 at 07.54.18

“Desde que o prefeito de Valença publicou no Diário Oficial um estudo de viabilidade da privatização, surgiu o interesse dos servidores do SAAE em dar uma resposta fazendo o contraponto a essa possível privatização, e sempre que temos a oportunidade estamos levando essa mensagem a sociedade civil organizada, nesse caso aqui os pais, de que é importante sermos contra a privatização, pois essa ação não deu certo em nenhum lugar em que foi implantada. Como o tema da Quermesse foi sustentabilidade e os quatro elementos, dentro da discussão do elemento água foi inserida essa importante discussão para conhecimento de todos”, informou o técnico em saneamento, servidor do SAAE-Valença, Reinaldo Gonçalves de Santana, que prestigiou o evento.

Famílias lotaram o espaço do evento (Foto: Valença Agora)

“A Quermesse do Ceten é muito boa porque não só os alunos adquirem mais conhecimento das culturas e temas que são apresentados, mas as famílias e pessoas que assistem às apresentações também. Está tudo muito lindo!”, opinou Fábia Souza Oliveira, mãe de estudante do colégio.

Glória Souza, Diretora Geral do colégio Ceten (Foto: Valença Agora)

A Diretora do colégio, Glória Souza, destaca que as atividades da Quermesse contribuem para a socialização entre alunos e famílias, o que julga muito positivo e importante nesse momento de pós-pandemia com o retorno das aulas presenciais. “Os alunos voltaram mais rebeldes, depressivos e quando começamos a trabalhar a quermesse eu percebi a felicidade no semblante deles, como eles estavam alegres em pesquisar, participar, e é isso que a gente deseja. Acredito que quando eles retornarem no segundo semestre será um novo recomeço mais positivo, eles estarão mais felizes e mais sadios. Alcançamos os nossos objetivos trabalhando o tema da sustentabilidade também nas relações com o outro, o respeito entre si, foi muito importante toda essa construção coletiva, envolvendo também as famílias”, disse Glória.

Participação das mães Ceten (Foto: Valença Agora)

Diferente dos anos anteriores, a Quermesse edição 2022 não teve disputa entre as equipes A e B, transformando a competição em um enorme espetáculo onde a união e a parceria foram a regra. “Pensamos numa quermesse que não tivesse disputa, até porque estamos vindo de uma pandemia e queremos juntar, integrar alunos e famílias e não separar”, enfatizou a diretora.

Apresentação do 5º ano, em referência ao elemento fogo (Foto: Valença Agora)

A estudante do 6º ano, Laura Reale, aluna do Ceten desde a Educação Infantil, considera a Quermesse um evento muito esperado todos os anos. “É muito bom participar, esse ano minha turma retratou o elemento fogo, a partir do que foi estudado e pesquisado em sala de aula. As equipes não competiram esse ano e isso proporcionou um clima de união”, considera.

Professor do Ceten e pai de aluno, Kleber Assis (Foto: Valença Agora)

Para o professor Kleber Assis, da família Ceten, a quermesse é “além de um momento de descontração, um momento de casamento do que é trabalhado na sala de aula com aquilo que os aluno veem, também aliado à cultura”. “É uma festa de tradição da cidade, que já faz parte do calendário da escola, pois num domingo como esse, dia dos namorados, temos a AABB lotada de gente, então entendemos que a Quermesse do Ceten tem valor, tem significado tanto para a escola, quanto para as famílias”, considerou o docente.

Na coordenação da Quermesse estiveram as professoras de Artes Alone Góes e Cris Maciel, o coreógrafo Everton Bacelar, o aderecista Aldo Sá e equipe pedagógica do colégio.

Alone Góes, professora de Artes do Ceten (Foto: Valença Agora)

Para a professora Alone Góes, a quermesse tem importância sob vários aspectos: “social, artístico, cultural, histórico”, cita. “Já tivemos quermesse onde resgatamos a história de Valença, os costumes, já falamos sobre o Nordeste. A quermesse traz essa importância do resgate das tradições históricas, culturais, do convívio social e também promove um momento de confraternização entre as famílias. Nós aqui no Ceten estamos capacitando os nossos aprendentes na sua totalidade, não só no aspecto cognitivo, intelectual, mas também no aspecto filosófico, cultural e artístico. Existem vários valores agregados na Quermesse do Ceten”, destaca Alone.

Cris Maciel, professora de Artes do Ceten (Foto: Divulgação)

“Eu acho muito interessante a forma como o Ceten consegue, a cada ano de quermesse, adaptar, moldar o evento às condições atuais. É um desafio muito grande na pós-pandemia com todas as dificuldades, então isso significa que a escola consegue se adaptar e isso é muito bom porque educação é isso. Apesar desse ano não ter sido competição na Quermesse, os alunos mostraram que quando eles querem, eles se empenham, os pais, as famílias colaboraram de uma forma bem bacana, o resultado foi extremamente positivo, a gente olha o espetáculo de ponta a ponta, tem uma construção histórica, estética muito bonita e faz aquilo que a gente sempre fez, que é levar em forma de apresentação, em forma de arte, aquilo que pode se passado em qualquer disciplina”, analisa a professora Cris Maciel.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.