Aconteceu na noite desta quinta-feira (03), no Auditório do Laboratório Fernando Queiroz, em Santo Antônio de Jesus, a solenidade de abertura do Festival Gastronômico Sabores da Terra que este ano traz o tema “Em cada lugar, um gosto do Brasil!”. A solenidade realizada para convidados apresentou um pouco do que os visitantes e população de Santo Antônio de Jesus irá vivenciar de 4 a 20 de novembro, período em que o festival acontece e a cidade se transforma na “Capital Gastronômica do Recôncavo Baiano”.

A solenidade contou com a presença de representantes dos 20 estabelecimentos participantes do festival; representantes da entidade realizadora do evento, Sindicato Patronal de Bares, Restaurantes e Hotéis de Santo Antônio de Jesus – SINDBARH; Rede de Bares e Restaurantes – QUALIMAX em parceria com a empresa Em Eventos; representantes de empresas parceiras e da prefeitura de Santo Antônio de Jesus, além de empresários e imprensa convidada. O evento contou também com a presença do especialista em culinária contemporânea, Chef Fabrício Lemos, que palestrou sobre gastronomia.

convidados-prestigiam-solenidade-de-abertura-do-iii-festival-gastronomico-sabores-da-terra

Convidados prestigiam solenidade de abertura do III Festival Gastronômico Sabores da Terra.

convidados-visitam-a-exposicao-dos-pratos-participantes-do-festival

Convidados visitam a exposição dos pratos participantes do festival

A solenidade foi apresentada pelo consultor, Júlio Oliveira, especialista em turismo e eventos, que atualmente é secretário de Turismo de Valença. Júlio falou sobre aos presentes sobre a idealização do Festival, objetivos e vantagens para os estabelecimentos participantes e também para o município. “Promover os estabelecimentos; estimular o consumo de produtos locais; desenvolver e promover a criação de novas receitas e pratos que possam ser inclusos nos cardápios; melhorar a qualidade no atendimento; capacitar funcionários; aprimorar a relação entre o cliente e parceiro e promover a gastronomia de Santo Antônio de Jesus”, foram alguns dos objetivos destacados por Júlio.

julio-oliveira-consultor-do-festival

Júlio Oliveira, consultor do Festival

 

Melentino Tedesco, vice-presidente do SINDBARH, entidade realizadora do Festival, agradeceu aos parceiros que fizeram com que o festival se concretizasse. Tedesco relatou as dificuldades enfrentadas na realização do evento, mas frisou estar “muito satisfeito”. O empresário que é proprietário da Lanchonete e Restaurante Tedesco chamou à frente parceiros institucionais que estão juntos do Festival desde a sua primeira edição em 2014: Carlos Henrique Oliveira, gerente regional do Sebrae; Fernanda Souza, gerente da unidade do Senac em Santo Antonio de Jesus e Eduardo Braga, representando a Confederação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

melentino-tedesco

Melentino Tedesco

Carlos Henrique parabenizou a equipe organizadora e as empresas participantes. “Temos que valorizar todas as empresas porque não é fácil, em um ano como esse, vocês apostarem nessa ideia. Vocês são diferentes, quem realmente conseguiu passar pro esse ano vai conseguir crescer cada vez mais, parabéns a todos vocês, organizadores e parceiros”, destacou.

eduardo-braga-fernanda-souza-e-carlos-henrique-ao-microfone

Eduardo Braga, Fernanda Souza e Carlos Henrique ao microfone

Para Fernanda Souza, o Festival ganhou força ao longo desses três anos. “Estamos aqui desde o primeiro festival, a gente começa a perceber o quanto ele vem crescendo, no primeiro nós não tínhamos cozinha show, no segundo a gente tem a cozinha show e no terceiro ampliamos essa cozinha com a participação dos chefs locais, então isso é sinal de que essa união, essa parceria faz toda a diferença e faz com que a gente passe por qualquer tipo de desafio. O festival ganhou peso, precisamos prestigiar, divulgar e cada vez mais unir forças pra que esse festival cresça”, ressaltou.

Eduardo Braga reafirmou o apoio da FBHA ao evento. “Com o apoio do Sindicato do comércio daqui, nós podemos continuar apoiando esse festival e quero deixar constatada uma coisa, Santo Antônio de Jesus tem o comércio mais barato da Bahia, através do festival ficará conhecida também como a melhor gastronomia do Recôncavo”, frisou.

Em sua apresentação, o chef de cozinha Fabrício Lemos, destacou a importância do Festival em valorizar os talentos locais. “Precisamos valorizar o nosso, então o trabalho que vocês estão fazendo de valorizar o chefe de cozinha e a culinária local é o combustível essencial pra que a gente consiga um destaque maior a nível mundial, porque quando você sai do Brasil, você vê que eles respeitam muito o que é deles, e nós brasileiros, ainda estamos mudando um pouco essa mentalidade, mas a gente olha pro dos outros e não valoriza o nosso”, pontuou.

chef-fabricio-lemos

Chef Fabrício Lemos

O proprietário do Restaurante Oasis D’Moura, Álvaro Moura Santos falou ao Jornal Valença Agora sobre o que motiva sua participação no festival. “Esse é o segundo festival que eu participo e desde a primeira participação eu já consegui obter vários resultados, o restaurante passou a ser bem mais conhecido diante da divulgação que é feito pelo festival. A gente passa a se qualificar mais devido à estrutura que o festival oferece de treinamento, de capacitação e também a gente lança pratos novos, porque o festival motiva o estabelecimento a criar pratos novos e o melhor de tudo, preservando os nossos produtos locais. Tem o resultado positivo não só pro estabelecimento, mas pro desenvolvimento da cidade como um todo”, afirmou.

avaro-moura-do-restaurante-oasis-dmoura

Álvaro Moura do Restaurante Oasis D'Moura.

O FESTIVAL

Após o sucesso das duas primeiras edições, o Festival Gastronômico “Sabores da Terra” tem como tema “Culinária Brasileira”. O Festival traz temperos, cheiros e sabores típicos, que prometem resgatar o melhor da brasilidade, promovendo o comércio e serviços de alimentação fora do lar com lazer, diversão e valorização do que há de melhor em cada canto do Brasil.

“A ideia é promover os 20 estabelecimentos participantes apresentando o melhor da gastronomia local e a sua identidade”, afirma o Vice Presidente do SINDBARH, Melentino Tedesco.

representantes-dos-estabelecimentos-participantes-do-festival

Representantes dos estabelecimentos participantes do festival

O III Festival Sabores da Terra aproveitará a grande diversidade gastronômica e cultural dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal e cada estabelecimento utilizará uma unidade federativa para a composição do prato subdivididos nas categorias prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drink.

Além do cardápio exclusivo para degustação nos estabelecimentos participantes, o festival contará com uma abertura especial na Praça Padre Matheus, no período de 04 a 06 de novembro, com o espaço da cozinha show, feira gastronômica, programação cultural e apresentações artísticas, sempre a partir da 17h.

Confira AQUI a Programação Completa do III Festival Gastronômico Sabores da Terra

 

A Bahiatursa e a Secretaria Estadual de Turismo do Governo da Bahia assinam o patrocínio. A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA),   PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS, SENAC, SEBRAE, GRÁFICA EXEMPLAR, ESSENCIAL PUBLICIDADE, VENEZA, CDL, ABRASEL, AVIGRAN, MERCADÃO SUPERMERCADOS, COCA-COLA, HEINEKEN, VIA LED  e a CRIEATIVA apoiam o evento.

_____________________________________________________________________________

Confira na Edição Impressa do Jornal Valença Agora, a reportagem completa da solenidade de abertura do III Festival Gastronômico Sabores da Terra, com depoimentos de Melentino Tedesco, Júlio Oliveira, chef Fabrício Lemos, representantes de restaurantes participantes do festival, entre outras autoridades, à nossa reportagem.

_____________________________________________________________________________

Fotos: Elton Andrade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.