Leonardo Cardoso, prefeito de Gandu, e Manuel Ribeiro, prefeito de Igrapiúna, foram reconduzidos, respectivamente, à presidência e vice-presidência do Consórcio

Na última sexta-feira (23) o Consórcio Intermunicipal da Região do Baixo Sul – CIAPRA realizou em Camamu, a Assembleia Extraordinária de eleições da sua Diretoria para o Biênio 2023-2024, reelegendo o Presidente Leonardo Cardoso e o Vice Manuel Ribeiro, respectivamente Prefeitos de Gandu e Igrapiúna.  A Chapa Única reeleita foi aprovada por 8 prefeitos dos 14 integrantes do consórcio.

Os Prefeitos dos Municípios de Cairu, Ituberá, Wenceslau Guimarães, bem como a Prefeita de Nilo Peçanha, foram contrários a realização das eleições convocadas e não participaram do Assembleia.

Hildécio Meireles, Prefeito de Cairu, considera que a eleição do CIAPRA foi antecipada e realizada sem a vontade unânime de todos os Prefeitos consorciados. “Apesar dos reclames de quatro consorciados, a direção atual, de forma autoritária, decidiu promover a eleição. Então, só nos resta deixar a Instituição, já que não somos ouvidos”.

Segundo Reges, Prefeito de Ituberá, “antecipar a eleição de um Consórcio, sem justificativa e diálogo, demonstra total falta de respeito com os demais Entes Consorciados e a clara intenção de trazer para o Baixo Sul, neste momento, interesses político eleitoral de determinado grupo”.

O Diretor Executivo do CIAPRA Baixo Sul, Leandro Ramos, afirma que por não haver no Regimento do Consórcio uma data definida para a eleição da Diretoria, não houve antecipação. E que para que a eleição ocorra, deve ser convocada pelo presidente em forma de Assembleia Extraordinária específica para este fim, com antecedência mínima de sete dias.  Leandro acrescenta que todos os ritos foram seguidos com a concordância da maioria dos consorciados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.