O tubérculo, conhecido como inhame, é excelente fonte de fibras solúveis e carboidratos complexos, cada 100g de inhame cozido equivalem a 118 calorias, 1,5 g de proteína, 2,9 g de fibras e 0,2 g de gordura. O inhame também fornece ao organismo vitamina A e betacaroteno, vitamina C, vitamina B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, pirodoxina e ácido fólico) e minerais como potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

Inhame faz bem para o coração: As fibras do inhame ajudam a reduzir os níveis de colesterol, que é associado a doenças cardíacas. Além disso, por ser rico em vitaminas B6 e B9, ajuda a controlar os níveis de homocisteína, aminoácido de ação inflamatória, que colabora na formação de placas ateroscleróticas, que causam doenças cardíacas.

anuncie_agoraInhame ajuda com a hipertensão: Sendo uma boa fonte de potássio, mineral que compensa as ações hipertensivas do sódio no corpo humano.

Inhame ajuda na produção de hormônios: A diosgenina presente nos tubérculos é convertida a desidroepiandrosterona (DHEA), um hormônio que também é produzido pelas nossas próprias glândulas adrenais. O DHEA é uma molécula utilizada para a síntese de vários outros hormônios, como a progesterona, o estrogênio, a testosterona, o cortisol e a aldosterona.

Inhame faz bem para as mulheres: Devido a produção de hormônios, pesquisas mostram que o consumo de inhame é útil no período feminino da menopausa, tensão pré-menstrual, endometriose, doenças fibrocísticas da mama e fibrose uterina.

Inhame ajuda a prevenir o câncer: O betacaroteno e a vitamina C contidos no inhame ajudam a prevenir os mais variados tipos de câncer. A diosgenina também é útil para o mesmo fim. Ela é capaz de impedir a proliferação de células cancerígenas da mama e o fitoesterol estimula a proliferação de células leucêmicas e do crescimento celular do câncer de cólon.

Inhame ajuda a evitar anemia: Fonte de ferro, mineral que participa no processo de transporte de oxigênio realizado pelas hemácias, também apresenta cobre, que ajuda no acesso ao ferro armazenado. Tem também vitamina C, que ajuda na absorção do ferro, vitamina B6, fundamental para a produção de hemoglobina, ácido fólico, que ajuda no processo de maturação das células sanguíneas.

Inhame ajuda a prevenir o mal de Alzheimer: O inhame é um ótimo alimento para ajudar a prevenir e a controlar o Alzheimer, pois o tubérculo é fonte de vitaminas B6 e B9, e a diosgenina é convertida no hormônio DHEA, cuja produção no corpo humano diminui à medida que envelhecemos.

Inhame ajuda a emagrecer: O inhame é um alimento que apresenta pouca gordura e um tubérculo que possui carboidratos complexos, que significa que a glicose, um dos produtos finais de sua digestão, será liberada de maneira gradativa para a corrente sanguínea, fazendo com que o indivíduo se sinta mais disposto para atividades e menos fome ao longo do dia. Além disso, as fibras do inhame também promovem a sensação de saciedade.

Inhame faz bem para os olhos: Por ser fonte de vitamina C, que é usada pelo corpo humano para a proteção e deficiência do sistema imunológico e pode reduzir as chances de degeneração macular, que deteriora a visão fina, resultando a perda da visão central.

Inhame faz bem para a pele: Para pessoas que sofrem com espinhas, foliculite, furúnculo, pelos encravados ou inflamados, o inhame é indicado por limpar o organismo de dentro para fora. Porém, pode ser utilizado também no  formato de pasta, sobre as inflamações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.