Uma mesa redonda no IGHB, hoje, 16 de agosto, às 17h, prestará uma homenagem aos 150 anos do nascimento de Euclides da Cunha. O encontro será coordenado por Lamartine Lima, com participações dos especialistas Oleone Fonseca, Jose Carlos Santana e José Dionísio Nóbrega.

Um dos temas a serem debatidos por Oleone Fontes é ’Euclydes da Cunha Nos Jornais Da Bahia’’. O escritor tratará das reportagens veiculadas nos diários da Cidade do Salvador, contando da chegada de Euclydes da Cunha à Bahia, sua permanência e os contatos pessoais, visitas ao Governador do Estado e aos locais onde se encontravam os feridos na Guerra Sertaneja.

Para falar sobre “Euclydes da Cunha e a tragédia da Piedade”, Lamartine Lima cuidará dos traços predominantes da personalidade e do temperamento de Euclydes da Cunha, sua história de vida social e profissional, os antecedentes e o desenvolvimento das situações até a precipitação dos fatos que culminaram no trágico incidente acontecido na estrada de Santa Cruz, no arrabalde da Piedade, no Rio de Janeiro.

No evento serão expostos documentos relacionados a Euclides da Cunha e pertencentes ao acervo do IGHB, como a mesa onde foram escritas os primeiros artigos sobre a Campanha de Canudos.

A entrada é gratuita. Mais informações no site www.ighb.org.br ou sede do IGHB - Avenida Joana Angélica, 43, Piedade, e tel. 71 3329 4463 (das 13h às 18h). 

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Nova Imagem

Fonte: Ascom/IGHB

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.