O Desfile Cívico-Militar que celebrou os 196 anos de Independência do Brasil neste 7 de setembro, trouxe à tona a história, a cultura e a identidade do povo brasileiro, em especial do baiano.

Zambiapunga de Cajaíba, distrito rural de Valença

Zambiapunga de Cajaíba, distrito rural de Valença

O hasteamento das bandeiras foi conduzido pelo prefeito Ricardo Moura, pelo comandante da 33ª Companhia Independente de Polícia Militar (33ª CIPM), Major Alexandre Costa e pelo comandante do Tiro de Guerra, Subtenente Ivonei Araújo.

Autoridades hasteiam as bandeiras e o pavilhão nacional

Autoridades hasteiam as bandeiras e o pavilhão nacional

Com mais de 30 pelotões, a caminhada que teve início no bairro da Graça, em frente à sede da 33ª CIPM, passando por várias ruas até encerrar na Avenida Maçônica, sentido Academia da Saúde. Por todo o trajeto, pessoas se amontoavam para assistir ao desfile. Muitas famílias levaram suas crianças para prestigiar o 7 de setembro vestidas com a camisa do Brasil e portando bandeiras, numa tentativa de resgatar o patriotismo deixado de lado por muitos nos dias de hoje.

A professora Monalisa e sua mãe Laura, de 94 anosO amor pela pátria resiste ao tempo na família da professora Monalisa Bonfim, moradora do Bate-Quente, que levou sua mãe de 94 anos, Laura Rodrigues de Oliveira, para assistir a passagem dos pelotões. “Ela nos falou que queria muito ver o desfile, então a trouxemos aqui. Eu cresci com esse sentimento transmitido por ela de amar a nossa pátria, mesmo diante de tantos problemas políticos, sociais e de inversão de valores. Esse é um momento para valorizar tudo o que temos de bom no nosso país, é muito emocionante”, destacou Monalisa.

Podia até ser um jogo do Brasil na final da Copa do Mundo, pois o entusiasmo da família Pinheiro para ver o desfile do 7 de setembro foi um verdadeiro exemplo de patriotismo. Os vovôs Jane Pinheiro e Domingos Marques levaram as netas Laura, Sabrina e Gisele para assistir o desfile. “Estamos mostrando às nossas netas o nosso sentimento cívico, nós amamos a pátria. Fui criada ouvindo o hino nacional, honrando a bandeira nacional, o que não se vê mais hoje nas escolas, mas isso aqui é fundamental pra formar o espírito cívico das crianças, é de pequeno que se aprende”, ressaltou Jane.

Família Pinheiro prestigiou o desfile

Família Pinheiro prestigiou o desfile

“A sociedade precisa incentivar as crianças e os adolescentes a enxergar a nação de uma forma mais civilizada e respeitosa. Se a criança for crescendo compreendendo essas coisas, ela vai dá menos trabalho lá na frente”, acrescentou Domingos.

O Desfile do 7 de Setembro em Valença, foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O cortejo teve a participação do Exército Brasileiro, representado pelo Tiro de Guerra de Valença, da Bamajuva (Banda Marcial da Juventude), da 33ª CIPM, da Guarda Civil Municipal, do Bombeiro Civil, do Corpo de Bombeiro Militar, das escolas municipais e estaduais, da Maçonaria e instituições paramaçônicas (Ordem DeMolay, Filhas de Jó), do Rotary Club, da Filarmônica 24 de Outubro, do Núcleo Territorial de Educação (NTE – 06), do SAAE, dos Desbravadores da Igreja Adventista, de grupos culturais como a Zambiapunga, e das Secretarias Municipais de Promoção Social, de Cultura e Turismo, de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, de Saúde e de Juventude, que apresentaram as riquezas de Valença em cada área.

33ª CIPM participou do cortejo e homengem ao 7 de Setembro em Valença

33ª CIPM participou do cortejo e homengem ao 7 de Setembro em Valença

O prefeito Ricardo Moura desfilou na companhia de vereadores, secretários, diretores e servidores municipais.

Prefeito Ricardo Moura e comitiva durante desfile do 7 de Setembro

Prefeito Ricardo Moura e comitiva durante desfile do 7 de Setembro

“É o maior e mais belo desfile do 7 de Setembro que eu vi na história desse município. Eu nunca vi tanta gente desfilando e tanta gente nas ruas participando desse cortejo lindo. Isso representa a transformação que esse país quer, a luta pela igualdade, pelos direitos, e a gente veio aqui pra manifestar isso. Estou muito feliz e saiu daqui com o coração transbordando de alegria, agradeço a todas as pessoas que direta ou indiretamente trabalharam para que esse 7 de setembro fosse o maior e o mais belo da história de Valença”, frisou o gestor.

*** Reportagem completa na edição nº 698 do Jornal Valença Agora

Confira através das fotos do álbum a seguir, a história e as riquezas contadas durante o Desfile.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.