Foi realizado em Valença, no último dia 10, o 1º Congresso do Rugby da Bahia. O evento foi realizado no auditório do Colégio Gentil Paraíso Martins e reuniu atletas e dirigentes do esporte de várias cidades da Bahia, além de professores de educação física de Valença. Promovido pela Federação de Rugby da Bahia - FRB, o Congresso teve o objetivo de orientar o público-alvo sobre as exigências da prática esportiva e ouvir sugestões para serem implantadas em 2017.

prof-francisco-neto-prometeu-apoiar-o-desenvolvimento-do-esporte-nas-escolas

O encontro teve como convidados o diretor do Ieste Educacional, Francisco Neto e o desportista Durval Sarmento, anunciados na última semana como secretário de Educação e diretor de Esportes da próxima gestão municipal a partir de 2017, respectivamente. O convite feito pela Federação busca poder contar com o apoio do poder público para o desenvolvimento do Rugby no município de Valença. Francisco Neto falou de seus planos para implantar o Rugby nas escolas municipais de Valença, destacando a função social do esporte na vida das crianças e adolescentes. Durval disse que, “a gente tem que alavancar seja qual for a modalidade esportiva, porque o esporte vai trazer educação, saúde e inclusão social [...] Nosso compromisso não é formar competidor, é formar homens com caráter e dignidade. As portas da secretaria estarão abertas”, garantiu.

manuel-cabral-presidente-da-fbr-convidou-membros-da-getsao-publica-a-partir-de-janeiro-de-2017

Com o compromisso assumido pelos futuros gestores nas áreas da Educação e do Esporte, o presidente da FRB, Manuel Ribeiro Cabral “crê que foi lançada a semente para que o Rugby se desenvolva em Valença”. De acordo com Cabral, Valença tem tudo para ser destaque nessa modalidade esportiva. “Os valencianos tem um biótipo adequado à prática esportiva que nós associamos ao Rugby, velocidade, força e potência, quando eu vejo essa garotada na rua praticando algum esporte na rua, eu percebo isso”, afirmou Cabral. De nacionalidade portuguesa, o presidente da FRB iniciou no Rugby aos 12 anos de idade e jogou até quase os 40 anos. “O Rugby fez parte de toda a minha vida, pra mim é um prazer trazer essa modalidade que me ajudou a formar meu caráter, que me fez conhecer o mundo e respeitar as pessoas de todas as origens, credos, raças e orientações, portanto quero transmitir isso à população de Valença”, destacou.

professores-de-educacao-fisica-de-escolas-municipais-adonay-e-tety

Marineusa Santos, conhecida por “Têty“ é professora de Educação Física da Escola Municipal Aloísio Evangelista da Fonseca, localizado no distrito de Guaibim. Ela foi uma das profissionais capacitadas pela FRB para implantar o esporte na escola, a princípio o Tag Rugby que é um jogo de iniciação ao Rugby. Têty conta que a aceitação de seus alunos foi muito boa. “Eles tiveram dificuldades no início, mas aceitaram muito bem”, disse, acrescentando ainda que ficou feliz com a intenção do futuro secretário municipal de Educação. “Saber que ele está disposto a trabalhar com a área esportiva nas escolas, me incentivou ainda mais a trabalhar com essa modalidade”, ressaltou.

equipe-do-itabuna-rugby-clube

Harrisson, presidente do Itabuna Rugby Clube disse ao Jornal Valença Agora que sua equipe filiou-se à federação este ano, e que planeja agora a participação do clube nos torneios que acontecerão a partir de 2017, e também almeja participar de competições nacionais já em 2018. “Tivemos uma recepção muito boa da sociedade e apoio do poder público de Itabuna também, então estamos pensando num futuro muito bom”, afirma.

Sobre a realização do congresso, o atleta Jackson Alves acredita que é “uma oportunidade da gente crescer mais como time e jogador, conhecendo pessoas novas até de fora do país e que passam muitas coisas interessantes pra nós”, destacou.

A FRB - A Federação de Rugby da Bahia foi criada a 14 de Fevereiro de 2009, na cidade de Senhor do Bonfim, Bahia, e teve como clubes fundadores a Associação Esportiva do Alto da Ondina, o Clube Bonfinense Fiancheto de Rei e o Quibaana Rugby Clube.

Em termos desportivos a Federação organizou o Circuito de Rugby Sevens da Bahia, em 2010, e posteriormente, em 2013, 2014 e 2015, teve lugar a Copa Velho Chico. Realizou na Praia de Guaibim em 2015, o torneio de Beach Rugby. Em 2015 e 2016 realizou o Campeonato Baiano, ambos de Rugby XV. De 2013 a 2016 com organização autônoma, registra-se a realização do Morro de São Paulo Beach Rugby, na Ilha de Tinharé.

img_8178

img_8176

img_8180

img_8172

img_8169

Fotos: Jornal Valença Agora

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.