Mais de 5 milhões já registraram interesse me participar do exame nacional, que terá provas nos dias 5 e 6 de novembro

Se seu objetivo é ingressar em uma instituição de ensino superior no ano que vem, você, estudante, não pode deixar de se cadastrar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Anote na agenda: as inscrições encerram amanhã, sexta-feira 20 de maio, às 23h59, e a taxa custa R$ 68.

 

E como você pode entrar em uma universidade usando o Enem? Simples. Basta participar desses programas: Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que possibilita o ingresso em instituições públicas, Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferta bolsas de estudo em universidades particulares, ou Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que financia graduações.

 

Mas, caso seu foco não seja ingressar em instituições brasileiras, você pode aproveitar para estudar em Portugal usando as notas do Enem. Cada universidade tem processo seletivo específico. Basta ficar atento aos prazos.

 

Por fim, se você apenas vai terminar ou já concluiu o ensino médio e quer obter certificação, a sua meta pode ser alcançada fazendo as provas do Enem.

 

Como será o Enem 2016?

Neste ano, 5 e 6 de novembro serão os dias nos quais as provas do Enem serão aplicadas. No total, são 180 questões objetivas de disciplinas do ensino médio e uma redação. Serão 17 milhões de exames, distribuídos em 1.716 municípios. Saiba mais.

 

Inscrições
A inscrição é feita pelo site do Enem (www.enem.inep.gov.br/). O participante deve ter em mãos, no ato da inscrição, o CPF e o número do documento de identidade e informar um endereço de e-mail. O Inep, responsável pelo exame, vai usar o endereço e o telefone celular informados para se comunicar com o participante.

 

É também no momento da inscrição que se deve informar a necessidade de algum atendimento específico ou especializado e se o inscrito é sabatista. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, surdez, deficiência intelectual (mental), dislexia, déficit de atenção ou outra condição especial. O específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas. A inscrição no Enem 2016 só será confirmada após o pagamento da taxa. O prazo para isso é até as 21h59min do dia 25.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.