No último final de semana, 5 e 6 de novembro, foram realizadas em todo o país o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016,no qual se registrou um grande número de abstenções dos candidatos, e de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) 30% dos inscritos não compareceram ao local das provas. Na Bahia o número superou a média nacional, já que do total de631.326 inscritos apenas430.888 realizaram as provas,registrando um índice de 31,75% de abstenções em todo o território baiano.

Apesar da porcentagem considerável de abstenções no Enem 2016, cerca de 5,8 milhões de inscritos realizaram as provas desse fim de semana, sendo que 768 foram eliminados do processo por descumprirem as regras estabelecidas. Ainda assim, o ministro da educação Mendonça Filho afirma que diante da mobilização estudantil e sindical que vem ocorrendo em todo o país o Enem 2016 pode ser considerado um sucesso absoluto.

Um dos destaques das provas desse ano tem sido o tema da redação “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, que de acordo com os internautas é o mesmo tema da prova falsa do Enem 2015 divulgada pelo MEC. O Inep criticou o que considera como um tentativa de descredibilizar o processo, afirmando ainda que trata-se de uma coincidência e que o fato não altera as provas realizadas no último final de semana por não se tratar de um vazamento.

O Ministério da Educação afirma que irá solicitar que o governo federal mova uma ação judicial contra as entidades estudantis que estão nas ocupações para que paguem pelas despesas extras geradas devido ao adiamento das provas de 271.033 inscritos, que realizarão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro.

Para os que realizaram as provas nos dias 5 e 6 de novembro, o gabarito (Ver Gabarito) foi divulgado na quarta-feira (9) e o resultado individual disponibilizado em 19 de janeiro de 2017.

Foto: Angela Chagas / Rádio Gaúcha

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.