Espaço está aberto à comunidade e visitantes para visitação da exposição de reinauguração, de segunda a sexta-feira, das 08h às 14 horas

Construído em 1910 pelo mesmo engenheiro baiano que construiu o Elevador Lacerda na capital, Frederico de Lacerda, o Theatro Municipal de Valença, surgiu com o objetivo de movimentar as atividades culturais na cidade, atraindo musicais e peças teatrais advindas do eixo sul do país e da capital Salvador. Nele, a sociedade valenciana se reunia para apreciar os espetáculos produzidos na cidade pelos artistas locais, ou trazidos de outras localidades entre as décadas de 1910 a 1960. Após muitos anos sem abrigar o seu propósito inicial, o espaço foi oficialmente reinaugurado nesta quarta-feira, 10 de abril, pela Prefeitura Municipal. Vale ressaltar, que a revitalização foi obra de um empresário da cidade, por consequência de um Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Ministério Público para compensar a derrubada de um dos prédios históricos do município.

Apesar de sua estrutura física não ser mais a original, devido a reformas que a modificaram, inclusive reduzindo sua área interna, o Theatro Municipal continua vivo na memória dos valencianos e sua importância lhe conferiu o tombamento como patrimônio histórico do município. Com sua revitalização, o prédio se tornou sede da secretaria municipal de Cultura, pela qual responde o secretário Gugui Martinez.

Foto Jornal Valença Agora (32)

Gugui Martinez, secretário de Cultura de Valença (Foto: Jornal Valença Agora)

“Esse é um momento histórico para Valença. O Theatro é hoje é a única casa de cultura a nível municipal aberta. Tínhamos um déficit muito forte de décadas em nossa cultura. Agora é um novo momento em que temos que pensar esse espaço para potencializar nossos artistas”, defendeu o secretário.

A determinação da gestão municipal é que o espaço continue sendo um prédio para a fomentação da arte e da cultura e para ser utilizado pelos grupos de dança, música, teatro, manifestações culturais e eventos.

A reinauguração foi uma noite festiva com apresentação de diversas manifestações artísticas e culturais que foram ovacionadas pela plateia, entre elas, quadrilha, ginástica rítmica, boi bumba, boneco gigante, dança contemporânea, teatro, além de declamações de poesias. Também aconteceu uma exposição de artes visuais com pinturas, esculturas e instalações.

Foto Jornal Valença Agora (26)

Adriano Pereira, conselheiro estadual de Cultura da Bahia (Foto: Jornal Valença Agora)

O artista, produtor cultural e conselheiro estadual de Cultura da Bahia, Adriano Pereira, presente na reinauguração, falou em entrevista ao JVA, que tem percorrido o interior da Bahia e percebido a importância que um teatro e espaços culturais tem numa sociedade. “As pessoas necessitam de arte e de cultura para sua qualidade de vida e harmonia social”, pontuou. “Foi muita luta para manter esse espaço vivo, era um sonho e hoje estamos vendo o teatro cheio, pessoas de vários lugares assistindo, pessoas vindo conhecer esse espaço, então isso demonstra o potencial que a arte e a cultura tem em nossa cidade e a importância de preservar patrimônios como esse”, acrescentou.

Foto Jornal Valença Agora (39)

Artista visual Nem Cardin (Foto: Jornal Valença Agora)

O premiado artista plástico valenciano Nen Cardim é um dos participantes da exposição de artes visuais. Nen tem memória de infância do Theatro quando ele funcionava como um cinema. Muitos anos depois, quando o espaço ainda estava fechado, Nen teve a oportunidade de realizar a Mostra “Relíquias do terceiro extrato”, exibindo obras também premiadas. Retornar na reinauguração do espaço é motivo de orgulho para o artista. “Feliz de poder trazer para aqui três obras novas de uma série utilizando brincadeiras de infância, como o baralho. Na minha visão esse espaço é uma boa oportunidade para alavancar os novos talentos artísticos e culturais da nossa cidade”, considerou o veterano.

Foto Jornal Valença Agora (24)

Professora Lúcia Araújo, Professora Marineide e o professor e acadêmico da AVELA, Ricardo Vidal Foto: Jornal Valença Agora)

O ilustre poeta, médico, professor e empreendedor Mustafá Rosemberg, foi lembrado pela professora Lúcia Araújo, diretora da Biblioteca Municipal de Valença. “Ele estaria muito feliz se estivesse aqui”, afirmou Lúcia, que em sua homenagem leu o poema “Amargando Paixão”, de autoria do eterno poeta, falecido em 2022.

Foto Jornal Valença Agora (31)

Artista visual Augusto Oiticica (Foto: Jornal Valença Agora)

Sendo um defensor da cultura valenciana, o artista visual valenciano Augusto Oiticica, que possui obras espalhadas por mais de 50 países, disse que se movimentará para trazer grandes espetáculos para Valença. “Valença merece grandes espetáculos. Precisamos aproximar a comunidade da arte e da cultura”, destacou. Na reinauguração, Oiticica declamou Fernando Pessoa.

Foto Jornal Valença Agora (35)

Poeta Otávio Mota (Foto: Jornal Valença Agora)

O poeta e diretor do Centro de Cultura de Valença, Otávio Mota, compartilhou com o público o poema “Memórias Vivas”, que relata com saudosismo e orgulho fatos e pessoas que fizeram parte da história do Theatro Municipal de Valença. “Sua importância nacional, falta-me até competência para engrandecer-te, Theatro municipal. [...]. Viva o Theatro do povo! Viva o Theatro de novo! A história e a trajetória, o caminho e o pulsar”, diz trecho do poema declamado.

A reinauguração contou com a presença do prefeito Jairo Baptista, da primeira-dama e secretária de Promoção Social, Joana Guimarães, da presidente do Conselho Municipal de Cultura, Irene Dóres, da comunidade, artistas e grupos culturais.

VISITAÇÃO

O público de Valença e visitantes podem visitar a exposição de artes visuais de reabertura do teatro com obras de artistas valencianos, de segunda a sexta-feira, das 08h às 14 horas.

Foto Jornal Valença Agora (21)

Foto: Jornal Valença Agora

A secretaria municipal de Cultura informou que já estão acontecendo eventos no Theatro, e que a programação dos próximos será divulgada através de sua página no instagram: @secultvalencaba

Com informações  do artigo "O Teatro Municipal de Valença - BA: Um patrimônio em ruínas. De
Isaias da Silva Sales - IFBA- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e
Tarsis de Carvalho Santos - UNEB- Universidade do Estado da Bahia.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.