Estudantes podem fazer a matrícula no Ensino Médio do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins no Colégio João Leonardo das 08h às 20h

A direção e professores do Colégio Estadual João Leonardo da Silva (CEJLS), localizado no centro de Valença, realizaram uma reunião com os pais nesta quarta-feira (15), para orientá-los sobre a transferência dos alunos para o Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, no bairro da Graça, após o colégio ter sua rematrícula e matrícula fechada para 2020, pelo Governo do Estado da Bahia, em novembro de 2019.

Pais tiraram dúvidas sobre o ano letivo de seus filhos em 2020

Pais tiraram dúvidas sobre o ano letivo de seus filhos em 2020.

A reunião foi presidida pela então diretora do CEJLS, Rosângela Góes, que explicou aos pais sobre o fechamento do colégio. Rosângela relatou que até a presente data, o Governo do Estado, não comunicou oficialmente sobre o fechamento da unidade, no entanto não disponibilizou vagas para o colégio este ano e programou a matrícula da rede estadual de ensino para o dia 20 de janeiro de 2020.

Diretora Rosângela Góes comunicou aos pais sobre a matrícula 2020

Diretora Rosângela Góes comunicou aos pais sobre a matrícula 2020.

A diretora compartilhou ainda com os pais e equipe a forma como tudo aconteceu. “Soubemos do fechamento através dos alunos, nem a direção, nem os professores foram informados de nada”, lamentou, acrescentando ainda que todo o corpo escolar se mobilizou contra o fechamento com ações públicas, como a caminhada que foi noticiada amplamente pelos meios de comunicação locais e estaduais, com pedido de intermediação através do Núcleo Regional de Educação e com ação no Ministério Público da Bahia. Na ocasião, diversas além entidades e instituições presentes no município se posicionaram contra o fechamento da escola.

“Tudo que nós podíamos fazer foi feito, mas a situação não reverteu. O João Leonardo não vai funcionar em 2020”, enfatizou a diretora Rosângela.

Questionada pelos pais sobre o futuro do prédio, a diretora afirmou que ainda não foi informado nada sobre o assunto, mas que o colégio deve continuar aberto por uns dois ou três meses para expedir documentações e organizar o seu fechamento.

Professores e equipe comentaram sobre o fechamento do colégio

Professores e equipe comentaram sobre o fechamento do colégio.

A diretora e a equipe de professores, secretários e auxiliares do João Leonardo também não sabem onde irão trabalhar. A perspectiva é que a toda a equipe seja integrada à equipe do Gentil Paraíso Martins. A dúvida tem preocupado a toda a equipe. “Hoje a gente está banhado num mar de incerteza porque nada de oficial chega pra gente”, afirmaram os professores.

A reunião aconteceu em clima de despedida, mas também de agradecimento. “A gente conseguiu, com todas as dificuldades que a escola pública traz, construir uma história muito bonita de educação, de laços, de afetividade, de superação”, destacou a equipe da escola. Graças a Deus a gente tem ouvido testemunho de muitos alunos, do quanto foi gratificante ter passado por aqui, do quanto a gente contribui com a trajetória deles e isso deixa a gente muito feliz”.

Leia também: Corpo escolar do Colégio Estadual João Leonardo da Silva protestam contra possível fechamento da unidade de ensino

O Colégio João Leonardo abre na próxima segunda-feira, 20 de janeiro, para realizar as matrículas do alunos no Colégio Gentil Paraíso Martins. O atendimento começa às 08h e vai até as 20 horas. É necessário levar documento de identificação original com foto, e dos responsáveis caso seja menor de idade.

Fotos: Jornal Valença Agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.