Artista nato, o carpinteiro, marceneiro e artesão Evaldo Reis de Queiroz, morador do bairro Centro, em Valença, preserva o ofício que aprendeu com o pai: a carpintaria. Mas além de dominar as máquinas como carpinteiro, Evaldo herdou o dom do artesanato, e produz muita arte com madeira, entre elas figuras de peixes, como a da imagem acima.

“Antigamente, com 7 anos de idade, eu ficava com meu pai na carpintaria só observando e até hoje também sou observador das coisas, por isso que eu faço meus trabalhos aqui. Eu observo e eu mesmo desenho e faço”, afirma o artesão ao JVA.

Na carpintaria, Evaldo se destaca na produção de timão para barcos. Suas peças tem como principal destino Cajaíba do Sul, povoado de Camamu-Ba. Para este tipo de produção, o carpinteiro conta com a parceria do seu amigo Luciano Braga, que fabrica os aros e miolos. “Ele me entrega e eu coloco tudo pro lugar. Você pode observar tudo bem feito, tudo certinho”, se orgulha Evaldo, mostrando o timão ao nosso repórter.

Quem tiver interesse em peças de madeira, pode entrarem contato com Evaldo através do número de telefone: (75) 98142-8330.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.