Uma semana antes de Valença dar início às festividades em homenagem a Padroeira Nossa Senhora do Amparo, acontece a tradicional “Lavagem do Amparo”, ato simbólico da lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, realizado pelos terreiros de candomblé e umbanda com o apoio do poder público municipal, através da secretaria de Cultura. O evento é considerado a principal manifestação popular religiosa do município de Valença, atraindo muitos devotos e simpatizantes até de outras cidades.

O cortejo da Lavagem se concentrou na Praça da República e depois seguiu em direção à “colina sagrada”, no domingo, 23 de outubro. Entoando cânticos das religiões de matrizes africanas, o cortejo ‘coloriu’ as ruas de azul e branco, muitas flores e perfumou o ar com Alfazema, atos que fazem parte dos ritos da crença africana que manifesta sua fé a Oxum nesta data.

Além da participação popular, a Lavagem contou com a presença de grupos culturais, autoridades, políticos de diversas correntes partidárias, entre eles os da atual gestão municipal e do grupo que governará Valença a partir de 2017.

O novenário da “Festa do Amparo” tem início no próximo domingo, 30 de outubro, às 19h30 e segue até o dia 07 de novembro, na Igreja de Nossa Senhora do Amparo. No domingo, dia 08, é o grande dia da Festa em honra a padroeira Nossa Senhora do Amparo.

*Leia Reportagem completa com entrevistas na edição impressa do Jornal Valença Agora, nº 598.

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.