Trabalho neste sentido está sendo feito pelo vice-governador João Leão, e conta com a participação essencial de Valença neste processo

Valença pode se tornar uma cidade com, pelo menos, 10 vezes mais turistas que atualmente. Este é o cálculo feito entre o prefeito Jairo Baptista e o vice-governador, João Leão, que trouxe à cidade, nesta terça-feira, dia 12, representantes de empreendedores portugueses, do Grupo Future, responsável por uma rede hoteleira em todo o mundo.

WhatsApp Image 2021-01-12 at 17.22.00 (1)

Vice-governador João Leão e comitiva de representantes de empreendedores portugueses visitaram Valença nesta terça-feira (Foto: Evertton Pacheco/Ascom Valença)

Segundo Leão, a Bahia recebe hoje cerca de 1,5 milhão de turistas por ano. É pouco se comparado, por exemplo, à pequena ilha de Maiorca, no Mar Mediterrâneo, pertencente à Espanha, que recebe mais de 10 milhões de turistas por ano. São 3,6 mil quilômetros quadrados espanhóis contra 567,5 mil quilômetros quadrados só no estado da Bahia. “Vamos ampliar a infraestrutura turística aqui em Valença, duplicar a BA 001, melhorar o aeroporto, que já tem pista para receber aviões de grande porte, além de remodelar o tradicional Mercado do Peixe. Tudo isto utilizando a Parceria Público Privada (PPP), o que significa caminhar juntos para transformar Valença numa nova Côté de Vie”, referindo-se aos balneários existentes no sul da França, banhados pelo Mediterrâneo, verdadeiros paraísos para uma nova vida.

WhatsApp Image 2021-01-12 at 17.21.59

Prefeito Jairo Baptista recepcionou vice-governador João Leão no aeroporto de Valença (Foto: Evertton Pacheco/Ascom Valença)

O prefeito Jairo Baptista acredita que, além do turismo, outras indústrias possam chegar à cidade, gerando emprego e renda. No último final de semana, visitou a empresa de energia renovável Centenário Cavaco, no Rio Grande do Sul, que deseja se instalar na cidade baiana. “Esperamos colher os frutos dessa viagem em, no máximo, 60 dias”, explicou, adiantando que, semana que vem, serão os franceses a visitarem Valença, também do setor de construção civil.

Instinto turístico - O diretor do Grupo Future, João Andrade, acrescenta ao estado da Bahia, e Valença em especial, a possibilidade de se explorar mais o ecoturismo. “A Bahia não tem só praias, tem fauna e flora exuberantes, que os estrangeiros vão adorar, além de matas e chapadas de raríssima beleza”, disse.

Para o empresário, o que ainda falta ao Brasil, e isso inclui a Bahia, é o que ele chama de “instinto turístico”. Isto significa uma divulgação maior, propor novidades, como uma atenção melhor às atividades infantis. “A família com dois ou três filhos viajam juntas e os pais têm que ter segurança de deixar seus filhos brincarem e se divertirem”, arrematou.

O prefeito garantiu ao empresário português uma melhora significativa na orla de Guaibim, com a construção de calçadões e ciclovias, mais eficácia na limpeza das areias das praias, não só em termos de mais profissionais como também de campanhas educacionais de limpeza urbana. “Não podemos aturar mais garrafas plásticas jogadas na areia”, reclamou.

O Grupo do vice-governador seguiu logo após o almoço para Porto Seguro, outro local que deve receber melhorias na rede hoteleira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.