Já funcionando como sede da secretaria municipal de Cultura, o Teatro Municipal reabrirá suas portas oficialmente, nesta quarta-feira (10), às 19h e contará com uma vasta programação para celebrar o fato histórico para a cultura da Bahia.

O secretário de cultura de Valença, Gugui Martinez avisa que o espaço está sendo todo equipado e que continuará sendo um prédio para a fomentação da arte e da cultura e para ser utilizado pelos grupos de dança, música, teatro, manifestações culturais e eventos.

A programação de reinauguração do Teatro Municipal contará com apresentação da quadrilha Explosão Junina, banda Memorial do Forró, Dj Dan, dança afro com Célia Praesent, ginástica ritmica com Gil Barbosa, dança contemporânea com Alenxandry Pereira e Dhan Bonfim.

Terá ainda declamação de poesias com Otavio Motta, Adriano Pereira, Juliano Britto, Irene Dores e Argimária Soares; exposição de artes visuais, boneco Gigante de Paulo Gabriel, Boi Bumba do Bairro Tio Virginio, transformista Tassio Ferreira e grupo de dança MDA.

HISTÓRIA DO THEATRO MUNICIPAL

Segundo a historiadora Janete Vomeri, o Theatro é um modelo arquitetônico neoclássico. Datado de 1910. O espaço abrigou a Associação de Artistas de Valença, realizaram diversos sarais, peças teatrais, ensaios e exposições. Recebeu restaurações que descaracterizaram o prédio. Foi sede da Rádio clube de Valença nos anos 70, sede da FAMBS (Fundação de Amparo ao Menor do Baixo Sul). No seu período de apogeu era o epicentro da vida social e cultural de Valença.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.