Programa Liderar o Futuro formou mais uma turma de líderes; iniciativa visa desenvolver lideranças comprometidas com a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento regional 

Após nove encontros de capacitação em liderança, empresários e figuras públicas de Valença e cidades vizinhas receberam a certificação de líderes do Programa Liderar o Futuro em solenidade de formatura realizada no último dia 15 de dezembro, no clube da AABB-Valença. O Programa iniciado em setembro deste ano é fruto de parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), Casa do Empresário de Valença e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia (FCDL-BA).

Os formandos participaram de oficinas, dinâmicas, palestras e mentorias ao longo do programa sobre os seguintes temas: Liderança Transformadora: Propósito e Valores Essenciais; Estilos de liderança e a autoconsciência do Líder; Liderança visionária e Gestão de Conflitos; Liderança Centrada na Equipe; Co-criando o Futuro do Ambiente dos Negócios; Liderança focada em resultados; Os Líderes como gestores do Futuro; Engajamento: O Poder da Comunicação Estratégica e Liderança transformadora: inspiração e ação.

Ao longo do programa, divididos em quatro grupos, os participantes também desenvolveram projetos com o foco na visão de futuro para o município. Os projetos foram apresentados durante a formatura. Foram trabalhados pelos grupos temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, infraestrutura, potencialidades, urbanização, entre outros, todos voltados para o protagonismo da sociedade da construção de uma Valença mais desenvolvida.

A mesa solene foi composta pela analista do Sebrae-BA, Moniza Muniz, pela gestora do Sebrae/Valença, Laís Meireles, pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença – ACE, Vidalto Oiticica e pelo vice-presidente da FCDL-BA, Osni Melgaço. Também participaram da solenidade a facilitadora do programa, Joana D’Arc e convidados dos formandos.

Laís Meireles, gestora do Sebrae/Valença (Foto: Polarozzi Audiovisual)

A representante do Sebrae de Valença, Laís Meireles parabenizou os formandos e ressaltou a importância da conclusão da segunda turma do Liderar o Futuro em Valença. “Dia de muita comemoração e muita alegria. Dentro desse programa temos o propósito de contribuir com a formação de líderes engajados, líderes comprometidos com o sucesso, não apenas do seu ambiente de negócios individual, mas também o ambiente de negócios coletivo para o município em que cada um de vocês atuam. Hoje é um momento que representa o histórico de toda construção que vocês fizeram dentro do programa, e é uma grande responsabilidade que vocês vem reforçar e conduzir ainda mais. Que vocês possam transformar todo o aprendizado num legado e brilharem ainda mais como líderes de muito sucesso nos negócios de cada um de vocês”, desejou.

Osni Melgaço, vice-presidente da FCDL/Bahia (Foto: Polarozzi Audiovisual)

Osni Melgaço, representando a FCDL destacou que o Liderar o Futuro abre portas e aconselhou os formandos a aplicarem todo o aprendizado adquirido na formação.  “Usem esse aprendizado em prol do desenvolvimento sustentável, onde vocês assumem a liderança. A liderança não se faz só dentro das empresas, ela se faz dentro de nossas casas, de nossas ruas, através da gestão e atitudes corretas. Liderar é ser confiável, é fazer com que as pessoas que estão ao seu redor olhem para você e reconheça uma pessoa confiante”, enfatizou Melgaço desejando sucesso a todos.

Vidalto Oiticica, presidente da ACE e formando do Liderar o Futuro (Foto: Polarozzi Audiovisual)

Em nome da Casa do Empresário de Valença, o presidente Vidalto Oiticica frisou que a instituição cumpre a sua missão formando líderes e proporcionando o conhecimento e o despertar para uma visão mais ampla de futuro para os seus associados e toda a comunidade. “Nós estamos cumprindo mais uma etapa da nossa gestão na presidência da Casa. Estamos tão engajados e comprometidos que também vivenciamos essa potencialidade de impulsionamento de liderança”, pontuou Oiticica, que junto com o presidente e o vice-presidente do SINCOMVAL integraram a turma do programa.

“Aproveitem todos esses momentos, usufruam do trabalho, do esforço e do empenho dessa turma, desse grupo que foi feito da melhor maneira possível. A Casa do Empresário se sente honrada por ter contribuído com esse momento em parceria com o Sebrae e a FCDL, o qual registramos aqui os nossos agradecimentos”, acrescentou Oiticica.

Elton Negrão, presidente do SIMCOMVAL e aluno do programa também fez suas considerações em entrevista ao JVA. “Enquanto participante tive a visão de poder aproveitar os ensinamentos na minha empresa e também na comunidade, e enquanto presidente do SINCOMVAL eu vejo a oportunidade de outras empresas estarem também participando do programa nos próximos anos, pois ser um líder hoje é um grande diferencial em qualquer empreendimento, em qualquer comunidade”, disse.

Elton Negrão, presidente do SINCOMVAL; Camerino Barreto, vice-presidente do SINCOMVAL, Osni Melgaço, representante da FCL e Vidalto Oiticica, presidente da ACE (Foto: Polarozzi Audiovisual)

Para o vice-presidente do SINCOMVAL Camerino Barreto, a experiência do Liderar foi transformadora. “Para mim foi muito importante ter participado do Liderar o Futuro, esse curso contribuiu com a minha vida, vai contribuir com o meu dia a dia, vai contribuir também para o crescimento da minha família e principalmente com a responsabilidade que eu tenho à frente de uma instituição que compõe a Casa do Empresário, que é o SINCOMVAL. Quero agradecer a participação dos companheiros e a confiança que depositaram em mim”, sinalizou.

Segunda turma do Programa Liderar o Futuro formada em Valença (Foto: Polarozzi Audiovisual)

A facilitadora Joana D’Arc foi homenageada e enaltecida pela turma pela condução brilhante do programa. Em seu pronunciamento, Joana reforçou a ideia da formação das lideranças. “O Liderar o Futuro trabalhar a pessoa e trabalha a liderança para que esse líder tenha consciência do quanto ele pode contribuir para o impacto e a melhoria do ambiente de negócios e de projeto sociais para que entendam que a transformação de uma cidade não depende apenas do poder público. No momento em que cada líder, cada empresário entende a sua autorresponsabilidade isso é transformador e é isso que eu consigo enxergar em cada um de vocês desse período de gestação”, considerou a facilitadora.

“Considero que vocês estão prontos para contribuir com a Valença que vocês desejam, essa Valença que vocês diziam o tempo inteiro que é uma cidade rica, mas nós precisamos ter essa contribuição dos empresários, contribuindo e transformando o ambiente de negócios”, concluiu Joana D’Arc.

Presidente da ACE, Vidalto Oiticica, recebendo o seu certificado do Liderar o Futuro (Foto: Polarozzi Audiovisual)

Orador da turma, Vidalto Oiticica, refletiu: “A Valença do futuro é responsabilidade nossa, é isso que esse curso plantou e agora está em nossa mãos. Sejamos grandes para que possamos criar liga, desenvolver ações e essa sociedade também nos confie o destino dela na área que cada um dos senhores escolheu atuar, mas hoje com uma visão alargada”.

O vereador de Valença, Fabrício Lemos, ex-presidente da Câmara no biênio que este ano encerrou, ressaltou sua visão do programa. “Entramos de uma maneira e hoje nós saímos de uma forma transformada e a palavra é gratidão. Que nós possamos compartilhar e contagiar outros líderes a participarem desse programa também”, afirmou.

Fotos: Polarozzi Audiovisual/Divulgação Casa do Empresário de Valença

 

 

 

 

http://

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.