No último dia 12 de setembro, a Câmara Municipal de Valença aprovou Moção de Aplausos à Banda Marcial Juventude de Valença - BAMAJUVA, de autoria do vereador Helton Brandão (AVANTE).

Homenagem foi proposta pelo vereador Helton Brandão. (Foto: Redes Sociais)

Homenagem foi proposta pelo vereador Helton Brandão. (Foto: Redes Sociais)

A iniciativa destaca a notável contribuição da BAMAJUVA à sociedade valenciana em diversos segmentos, sobretudo pelo brilhantismo que acrescenta aos desfiles cívicos do município, em especial no último 7 de setembro, data em que se comemoraram os 201 anos de Independência do Brasil.

Fundada em 1995, a BAMAJUVA é uma organização sem fins lucrativos composta por adultos, jovens, adolescentes e crianças, todos unidos pelo propósito de realizar apresentações cívicas e marciais. Sua atuação é especialmente marcante nos desfiles em homenagem à Independência da Bahia em 2 de julho, e na celebração da Independência do Brasil em 7 de Setembro. A banda acompanha regularmente a tropa do Tiro de Guerra de Valença, promovendo assim um profundo senso de patriotismo entre todos que têm o privilégio de assistir suas apresentações.

BAMAJUVA (Foto: Redes Sociais)

BAMAJUVA (Foto: Redes Sociais)

A iniciativa da BAMAJUVA nasceu do desejo de preservar o espírito cívico militar que era cultivado no antigo Tiro de Guerra, desativado no mesmo ano de sua fundação. Inicialmente composta por ex-integrantes do extinto TG e outros membros da comunidade valenciana, a banda enfrentou diversas dificuldades para consolidar suas atividades e contribuir com o civismo no município. Graças ao empenho incansável do senhor Rodemil Bispo, conhecido como Mimil e filho de Petu do bairro do Tento, a banda iniciou suas atividades, transformando-se na única banda marcial não apenas do município, mas de toda a região.

Atualmente, a BAMAJUVA é composta por aproximadamente 50 integrantes de variadas faixas etárias, todos eles submetidos a treinamento em ordem unida e instrução musical.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.