Com o intuito de informar a classe empresarial de Valença sobre como funciona o processo para participar de licitações públicas, a Casa do Empresário de Valença realizou uma palestra nesta quarta-feira (2), com a participação de servidores da Prefeitura de Valença, que prestaram esclarecimentos, tiraram dúvidas e colheram sugestões dos empresários. Presentes no evento os presidentes da instituição, Vidalto Oiticica (ACE) e Luís Menezes (CDL), os vice-presidentes Jairo Ferreira (ACE/CDL) e Reinaldo Mercês (SINCOMVAL) e os diretores Balbino Reis, Elísio, José Carlos e Fábio Barreto. A Prefeitura de Valença esteve representada pelo secretário de Indústria e Comércio, Ademir Costa; pelo presidente da Comissão de Licitações e pregoeiro Márcio Herbert e pela gestora de compras, Adriana Ribeiro.

Vidalto Oiticica, presidente da ACE, abriu evento falando sobre a importância da palestra (Foto: Divulgação)

“É com extrema alegria que estamos aqui para desencadear mais uma ação em prol do fortalecimento da nossa classe e do município, uma palestra bastante propícia com a vinda do Programa Cidade Empreendedora para Valença, pois dentro desse programa tem algumas oficinas que obrigatoriamente serão aplicadas e a Casa do Empresário vai ser parceira juntamente com o Sebrae e o poder público para desenvolver as ações, disseminá-las e divulga-las. Esta ação aqui hoje é uma das ações que obrigatoriamente nós temos que difundir, conscientizar e motivar as empresas para que obtenham parte dessa fatia econômica, que o município só tem a crescer com isso”, afirmou Vidalto Oiticica, presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e diretor do jornal Valença Agora.

O secretário Ademir Costa disse que a Prefeitura deseja comercializar com o comércio local. “É de interesse da gestão que as empresas de Valença participem e que possam entrar nas licitações e conseguir uma fatia da compra pública, a nossa intenção é desmistificar uma realidade que já vivemos, de ter licitações fraudulentas, licitações direcionadas, a gente quer desmistificar isso. Hoje, nós temos uma gestão que busca a seriedade e a transparência. Sabemos que a máquina pública tem a burocracia dela, conheço a realidade dos lojistas, sei das dificuldades de vender para a Prefeitura e levar três, quatro, cinco meses sem receber, essa é uma realidade que nós conhecemos, e que queremos dialogar com a classe empresarial”.

Ademir Costa, secretário de Indústria e Comércio e Adriana Ribeiro, gestora municipal de Compras (Foto: Divulgação)

 

Adriana Ribeiro, gestora de compras destacou a necessidade de parceria e credibilidade entre poder público e comércio. “A gente começou a perceber algumas dificuldades de parceria com o comércio local, então pensamos em convocá-lo para que a gente pudesse dialogar, primeiro porque a gente só consegue trabalhar de verdade quando existe credibilidade, em todo tipo de parceria precisa haver confiança e credibilidade”, frisou.

Márcio Herbert, presidente da Comissão Municipal de Licitação e pregoeiro (Foto: Divulgação)

“Um dos desafios propostos pela gestão quando assumi a presidência da Comissão de licitações, foi o fortalecimento do comércio local, em como a gente iria atingir o comércio, não é fácil, mas a gente vai fazer o possível para ajudar a todos nesse processo, e estamos começando com esse primeiro momento, mas estamos sempre disponíveis em tudo que for necessário para inserir vocês nas compras da prefeitura”, garantiu o pregoeiro Márcio Herbert.

Palestra foi realizada no auditório da Casa do Empresário (Foto: Divulgação)

O presidente Vidalto Oiticica agradeceu a participação de todos, e aproveitou para solicitar aos empresários que convoquem seus contadores para o próximo evento, que será realizado no dia 10 de junho, o “Café com Contadores”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.