Fruto da parceria entre a Associação Comercial e Empresarial e o Sebrae, a iniciativa busca alavancar os negócios liderados por mulheres

Com o objetivo de reunir empreendedores(as) do mesmo segmento na busca de soluções para desafios em comum e fomentando o desenvolvimento dos negócios, o Programa Empreender na cidade de Valença, aplicado pela Associação Comercial e Empresaria – ACE, em parceria com o SEBRAE, criou mais um Núcleo, o de Mulheres Empreendedoras, que se soma aos núcleos já existentes, sendo eles, Escolas Particulares, Estética e Beleza Contadores e Agricultores. Os núcleos se reúnem quinzenalmente para discutir ações de melhorias para cada segmento.

Carla Marabella, consultora do Empreender; Laís Meireles, gestora do Sebrae Valença; Vidalto Oiticica, presidente da ACE e Jocelma Reale, presidente do CMEC (Foto: Valença Agora)

Na última quinta-feira (13) aconteceu no auditório da Casa do Empresário de Valença, a primeira reunião do Núcleo de Mulheres Empreendedoras do Programa Empreender. Participaram da ação mulheres de diversos ramos de atividade. Estiveram presentes, o presidente da ACE, Vidalto Oiticica; a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora (CMEC-Valença), Jocelma Reale; a gestora do Sebrae Valença, Laís Meireles, e a consultora do Programa Empreender local, Carla Marabella.

As boas vindas foram proferidas pelo presidente da ACE (Casa do Empresário de Valença), Vidalto Oiticica. “Para a Associação Comercial Casa do Empresário é motivo de muita alegria e satisfação formar hoje mais um Núcleo do Empreender, o Mulheres Empreendedoras. As mulheres hoje são provocadas para que sejam verdadeiramente as protagonistas em vários setores da nossa sociedade e para tanto a Casa do Empresário inova implantando esse núcleo para que as mulheres se sintam cada vez mais acolhidas e com o sentimento de pertença desta Casa e ocupem mais esse espaço, as nossas discussões. Nós necessitamos dessa participação de vocês, sejam bem-vindas!”, afirmou.

Empossada em agosto deste ano como representante da ACE Valença no Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Bahia – CMEC e como presidente do CMEC local, a empresária Jocelma Reale transmitiu sua mensagem às empreendedoras presentes. “Tenho uma empresa familiar, o Jornal Valença Agora e Gráfica Prisma e também estou na luta junto com vocês empreendendo dentro do negócio. Agradeço a Casa do Empresário e ao Sebrae por essa visão da importância de fomentar o empreendedorismo feminino, isso é algo muito importante e que foi acolhido logo de primeira pelo presidente da ACE, Vidalto Oiticica. Estarei sempre aqui junto com vocês colaborando com o que for possível”, ressaltou a conselheira.

A representante do Sebrae, Laís Meireles falou sobre a atuação do Serviço no Programa Empreender junto a Casa do Empresário e as perspectivas de ações para implementação no Núcleo de Mulheres Empreendedoras.

“O Sebrae já vem trabalhando em parceria com o Empreender nos outros núcleos que a gente atua, e esse Núcleo Mulheres Empreendedoras é uma causa muito especial para estarmos fortalecendo e trazendo melhorias para todas vocês mulheres”, afirmou.

Laís Meireles apresentou o Programa Sebrae Delas - Mulher de Negócios (Foto: Valença Agora)

Laís apresentou o programa do Sebrae nacional chamado “Sebrae Delas”. “Dentro desse programa a gente traz uma estrutura voltada totalmente para fortalecer o empreendedorismo feminino”, destacou, citando ainda o Prêmio Mulheres Empreendedoras fomentado pelo Sebrae. “Eu acredito que para o ano que vem com esse núcleo reforçado a gente vai ter lá no pódio do Sebrae mulheres empreendedoras da nossa cidade demonstrando o potencial que vocês tem para desenvolver negócios e fomentar ainda mais o empreendedorismo na cidade”, enfatizou.

A gestora do Sebrae em Valença também pontuou a oferta de serviços e produtos disponíveis para o público feminino, a exemplo de cursos online gratuitos, oficinas, consultorias e cursos presenciais.

“A gente quer dar esse embasamento de planejamento, de gestão de negócio porque a gente percebe que tem mulheres com muito potencial, capacidades e habilidades, mas que precisam desse apoio mais assertivo para dar a estrutura que o seu negócio precisa e aprender a disseminar as boas práticas. A gente acredita que dentro de um núcleo, a gente ainda consegue fazer o networking porque tem negócio que pode suprir a demanda do outro, então a gente vai realmente disseminar essas boas práticas e nisso fomentar ainda mais o negócio das participantes”, mencionou Laís.

Dentro dessa oferta de serviços do Sebrae, Laís anunciou a realização de um projeto piloto na Bahia, o curso “Dona do meu negócio”, que será realizado no mês de novembro em Valença.

A reunião foi finalizada com a apresentação da consultora Carla Marabella sobre o Programa Empreender. Carla destacou que na Bahia, apenas 15 municípios desenvolvem o projeto, entre eles Valença. A consultora também apresentou dados sobre o empreendedorismo feminino no Brasil.

Para a dentista Vanessa Oliveira, a iniciativa do Núcleo de mulheres é muito importante. “Essas mulheres estão agora com um norte, uma direção por onde seguir, muitas são empreendedoras, mas às vezes não tem um apoio para desenvolver seu negócio, e agora essa ajuda vem com a parceria da Casa do Empresário e Sebrae. Esse movimento só tende a crescer o comércio trazendo novas ideias, novos compromissos e agregando melhorias na oferta de produtos e serviços em Valença”, opinou.

A empresária Franciele Lorrane, proprietária de salão de beleza e barbearia, considerou o evento de muita relevância, “super importante, para quem está começando é muito difícil, então a gente precisa de orientação, precisa de apoio e de direção, isso está sendo bastante importante”, disse, acrescentando que tem participado de todos os cursos ofertados pela Casa do Empresário em parceria com o Sebrae. “Estou vindo e tirando bom proveito”, declarou.

A educadora sexual Elizangela Cosma afirmou: “Eu vejo aqui uma oportunidade ímpar de a gente unir forças. Achei a proposta muito bacana. Aqui em Valença tem um grupo de mulheres empreendedoras incrível, então a gente só tem a crescer com essa união, isso vai ser fantástico”.

Lene Lemos, proprietária do restaurante Amoré e Sushi Valença, comemorou a iniciativa. “Reunião de extrema importância principalmente para nós que estamos começando o nosso empreendimento. Esse encontro hoje já trouxe pra gente já um conhecimento importante e eu tenho certeza que muitos outros virão”, ressaltou.

 

Fotos: Valença Agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.