A Secretaria de Saúde de Valença em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), alerta a população valenciana que houve confirmação de mais 03 (três) casos de Raiva Bovina identificados na zona rural e outros casos suspeitos estão sob investigação.

Como a Raiva dos Herbívoros é uma zoonose, foi adotado o protocolo pós exposição nos trabalhadores de campo que tiveram contato direto com os bovinos. A transmissão da Raiva se dá, principalmente, pela mordedura do Morcego-hematófago. Por isso os produtores também devem notificar a Adab quando verificarem aglomerados desses animais em suas propriedades.

Entre as medidas de prevenção está a vacinação dos rebanhos contra a Raiva. “Por essa razão, e devido à confirmação da ocorrência, é de grande importância que os produtores de Valença, Taperoá, Cairu, Nilo Peçanha, Teolandia, Presidente Tancredo Neves, Jaguaripe e Laje, façam o mais rápido possível a vacinação contra Raiva dos Herbívoros de seus bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos, jumentos, burros e mulas, com posterior declaração dessa vacinação nos Escritórios da Adab”, orienta o diretor de Defesa Animal, Carlos Augusto Spínola.

Desde as notificações na região profissionais da Adab percorreram toda a área do perifoco do primeiro caso – em janeiro - realizando vigilância ativa em busca de novas suspeitas, notificação dos produtores para vacinação de seus rebanhos, orientações sobre os cuidados para conhecer e se prevenir da doença, além da identificação de abrigos de morcegos hematófagos, transmissores da zoonose. Todo esse trabalho foi realizado nos municípios de Valença, Taperoá e Cairu.

“O perifoco é constituído do raio de 12 km ao redor do foco confirmado. Durante as ações, identificamos mais um bovino com sintomatologia em Valença, novamente na região do Sarapuí. Esse animal foi monitorado durante o último final de semana, vindo a óbito na última segunda-feira”, explicou o médico veterinário da Adab, Antônio Maia, informando que outra equipe da Agência, foi deslocada de Gandu. “Recebemos também uma comunicação de caprino suspeito, na região da Aldeia na manhã de hoje mas, como o animal foi a óbito, vamos ter que exumá-lo para tentar colher amostra”, detalha.

"Atenção! Nunca manipule qualquer animal suspeito e não entre em contato direto com o animal. Nesses casos, deve-se entrar em contato com a Secretaria de Saúde através do número (75) 3641-6910 que também atende por WhatsApp imediatamente, inclusive nos finais de semana, para remoção do animal", alerta a secretaria de Saúde de Valença.

Foto: ADAB

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.